quinta-feira, 14 de abril de 2022

GAM COMEMORA DIA DO LIVRO INFANTIL COM MUITA CONFRATERNIZAÇÃO


Confraternização, emoção e reencontro. Estas três palavras resumem o que foi a tarde/noite de reabertura do GAM - Grupo de Artistas de Maricá na quarta feira 13 de abril, após dois longos anos pandêmicos.


Em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil (comemorado em 18 de abril), artistas de diversos segmentos se apresentaram para um seleto e multiplicador público de artes.

Valdo Lima que tomou as honras de Mestre de Cerimônias do encontro, agradecendo e ressaltando a importância do momento abriu a tarde de apresentações com o "bonequeiro" Sérgio Biff que apresentou o teatro de bonecos "João e o Pé de Feijão" com participação especial da atriz de Maria Penteado Muller e de todo o público que interagiu durante a apresentação, em especial as crianças presentes.

Fora da programação, pedindo licença e autorização à presidente do GAM  (Alexandra Lambraki), o jornalista e produtor Pery Salgado lembrando os dois anos de clausura pelos quais passaram todos em especial os artistas maricaenses, relembrou à todos os presentes sobre o evento Destaques do Ano realizado pela PR PRODUÇÕES e aproveitou para fazer a entrega do certificado de destaque de 2021 na categoria ESCRITORA para Maria Luisete de Almeida Furtado pelo conjunto de sua obra e pelo lançamento em 2021 do livro "MARICÁ: DA PRÉ HISTÓRIA AO TEMPO DO PETRÓLEO E GÁS", o mais completo livro sobre a história do município da região metropolitana que mais recursos dos royalties do petróleo recebe no Brasil.

Emocionada e surpresa com a honraria, Luisete contou um pouco de sua trajetória desde sua chegada ao Brasil em 1975. Professora, disse que desde 2006 estuda e se aprofunda para lançar este livro que teve toda sua primeira edição esgotada e ela capta recursos para o lançamento de uma segunda edição, SEM NENHUM APOIO GOVERNAMENTAL, embora esteja falando e contando a história de Maricá em livro, livro este que deveria estar nos bancos escolares.

Dando prosseguimento, o jornalista também entregou o certificado de destaque de 2021, ao GAM na categoria entidade cultural, entidade esta privada, que também sobrevive sem nenhum apoio governamental há 27 anos e que sobreviveu ao período pandêmico e continua de pé e portas abertas.

Continuando as atividades programadas,  professora e atriz Alessandra Honorata apresentou a história "O casaco de Pupa" arrancando risos e muitos aplausos.

Com o microfone aberto aos presentes Nilton e Neide do Instituto Cultural Povo do Livro de Maricá  recitaram suas prosas e poesias. Até o subsecretário do cultura Perceu Pereira da Silva que esteve prestigiando o evento recitou duas poesias.

A seguir o palhaço Wagner se apresentou com números de dança e malabarismo onde também contou com a participação do público e após mais uma magnífica intervenção do terapeuta e carnavalesco Valdo Lima, este chamou para sua apresentação, o cordelista Edmilson Santini com a participação especial do "sapo que queria voar", do jovem Gabriel e da magnífica história de cordel "A FESTA DO CÉU". 

Nesta tarde/noite de grande confraternização, registramos também a presença da artesã Sandra Tenório Cavalcante (coordenadora dos artesãos do GAM), da artista plástica e pintora Ornelas, da assistente social Anna Mussatto e de diversos amigos e convidados. Durante o evento, a biblioteca do GAM foi reinaugurada para uso do público maricaense.


O GAM fica localizado na rua Alvares de Castro 2177, na lagoa de Araçatiba e funciona de quinta à sábado das 8 às 20 horas, com entrada franca.

O momento da reinauguração da biblioteca do GAM

"Agradecemos também a todos que vieram prestigiar nosso evento e fizeram deste momento uma grande alegria", concluiu Alexandra Lambraki.

Confira todas as fotos do evento acessando:

https://fatosefotoscult.blogspot.com/2022/04/gam-comemora-dia-do-livro-infantil-com.html