Com segundo grau completo, ela é profissional de estética e beleza e apesar da pouca idade, é uma exímia Designer de Sobrancelhas. Começou bem, cedo, trabalhando em um salão de beleza e hoje trabalha por conta própria, em sua casa, ou na casa das clientes ou em seus locais de trabalho.
Na categoria Sênior, a grande vencedora foi nossa querida guerreira PRISCILA MELO (38(, uma baiana linda, que conquistou o seu primeiro título de beleza, através da PR PRODUÇÕES (https://culturarteenpr.blogspot.com/2022/03/priscila-melo-e-gata-verao-senior-2022.html).
Dona de um corpo perfeito, de fazer a muitas meninas da sua idade, Saffira não malha (a genética ajuda muito), mas ela adora jogar vôlei e handebol.
Menino de nascença, Saffira tem uma longa história de vida e superação apesar dos seus 19 anos. Ela tem "Disforia de gênero" (veja explicação ao final desta matéria). Foi batizada com o nome de Wildy Barbosa Miranda e registrou o nome social de Saffira Barbosa Miranda. Foi com essa gata trans que batemos um papo hoje:
CULT: Um prazer ter uma linda jovem trans conversando com os leitores do CULTURARTEEN, trazendo sua experiência de vida e combatendo a homofobia. Quando você começou a se sentir menina?
SAFFIRA: Oi gente, o prazer é meu e obrigado não só pela oportunidade conversar com vocês, como de passar palavras na luta contra a homofobia. Desde sempre. Minha mãe me disse que eu com três anos já sabia que eu tinha nascido no corpo errado. É uma coisa diferente, por isso "disforia de gênero". Sempre tive corpo de mulher, desde nova peitinho e tudo. Cintura fina, um corpão modéstia a parte. Faço inveja a muitas meninas, muitas mulheres. Resumindo, tenho piu piu ainda, mas só uso para fazer xixi, sou totalmente passiva, mulherzinha mesmo, e meu sonho é fazer a cirurgia de redesignação de sexo, se Deus quiser e permitir. Já estou preparada mentalmente e fisicamente para essa cirurgia. E para não pairar nenhum tipo de dúvida, não gosto de meninas, só namoro com meninos. Não namoro com gays para que fique tudo bem claro e entendido. Tipo, me vejo como mulher, sou mulher, no corpo e na alma.
CULT: Sonhos e desejos.
SAFFIRA: Como falei, quero fazer minha cirurgia e crescer como mulher e profissional.
CULT: Você já passou por bullying? Sofreu ou sofre preconceitos?
SAFFIRA: Não passo por isso por aqui. Todos me conhecem, sabem quem sou e como sou e me respeitam. Nunca sofri nenhum tipo de violência ou preconceito, graças a Deus.
Sua cor predileta é a vermelha, adora saborear um bom vinho e sua comida predileta é cenoura. Torce pelo Palmeiras e para passear ama uma roça na chácara da sua família. Para namorar, não tem lugar preferido, namora onde puder e der vontade. Curte roupas de todos os tipos, das casuais às clássicas e adora salto alto e tênis. Com medidas perfeitas tem 1,67 m, pesa 58 quilos, calça 38 ou 39 e seu manequim é P ou 38/40.
Nunca fez ensaios fotográficos, apesar de adorar fotos, nunca participou de desfiles e concursos de beleza e amou saber em maio de 2021 que foi escolhida a primeira MUSA DE SÃO GERALDO DO ARAGUAIA e posteriormente, MUSA DO PARÁ. Pela primeira vez uma menina trans ganha este título, em um estado tão conservador.
SAFFIRA: Nossa, muita emoção, alegria pelo meu ser, pelo reconhecimento do que sou. Não tenho muito o que falar. Só agradecer, acho que é assim, ser livre, ser feliz, ser você e por você é o essencial. Ser reconhecida, correr atrás dos seus objetivos e nunca deixa de brilhar. Ser livre como uma borboleta.
Me inspiro em borboletas. Nasci uma uma lagarta num casulo, hoje sou um anjo colorido, uma linda "borboleta" sempre pronta a voar, cada vez mais, O meu muito obrigado à vocês pela confiança.
O verão terminou às 12 horas do dia 20 de março, verão conturbado, com muitas enchentes, muitas pessoas mortas e desabrigadas por todo o Brasil e uma guerra no leste europeu que está mexendo com o mundo. Mas como fazemos todos os anos, a PR PRODUÇÕES faz o processo de seleção para a escolha da GATA VERÃO.
Na categoria Fit, a vencedora foi SAFFIRA BARBOSA (18), moradora de São Geraldo do Araguaia, que já tem o título de MUSA DO PARÁ, continuando a quebrar tabus, uma vez que é uma menina trans (https://culturarteenpr.blogspot.com/2021/05/saffira-barbosa-menina-trans-e-musa-no.html).
Parabéns Priscila e parabéns Saffira, pela conquista do seu segundo título. A menina trans rompendo barreiras e QUEBRANDO TABUS.