sexta-feira, 4 de março de 2022

KALINNY SALGADO, SUPERANDO O CÂNCER DE MAMA COM MUITA GARRA E FÉ!


Falar o que desta mulher? Assim como tantas outras que passam pelas agruras desta doença que mata e mutila tantas pessoas e mulheres principalmente, Kalinny Salgado (45) que está encarando um tratamento agressivo mas já com bons resultados, vem passar sua experiência (nada agradável) e contar um pouco de sua história.

Nascida em São Gonçalo, está em Maricá há 40 anos. Com ensino médio completo, Kalinny é cuidadora de idosos, há 8 anos, é casada e tem dois filhos, um com 24 anos e o mais novo com 16.


Kalinny confessa ao jornalista Pery Salgado, que nunca havia feito uma mamografia, embora todos os anos venha exames preventivos, além do exame de auto toque em sua residência, normalmente durante o banho. E foi justamente este simples exame (que todas as mulheres, independente de idade deveriam fazer diariamente) que ajudou a salvar a vida de Kalinny, como ela explica a seguir:


KALINNY: Primeiro, muito grata por estar falando sobre meu problema e poder de alguma ajudar outras mulheres a amenizar esta enorme dor. Bom, em setembro de 2021 eu senti uma dorzinha na axila e pensei que fosse por fazer força nos exercícios da academia. Apalpei e senti um caroço no seio direito. Eu estava de férias e planejando viajar com minha família. Parece que eu estava adivinhando o que vinha pela frente e me concentrei na viagem, me diverti e estava em paz.


Como eu tinha médico marcado pra início de outubro eu esperei, mas quando fui ao médico eu já estava desesperada. A médica tentando me acalmar, me passou mamografia, que eu fiz no dia seguinte. Cheguei para fazer a mamografia desesperada e chorando e para me deixar mais ansiosa, o resultado foi inconclusivo, mas sugeria um caso suspeito e precisaria fazer uma ultra e uma biópsia.


Fiz tudo e a espera em novembro, foram uns dos piores dias que eu passei, mês do meu aniversário de 45 anos, eu estava cheia de planos para o meu aniversário, mas louca enquanto o resultado não saia.

CULT: E qual o teu sentimento como mulher principalmente, ao saber do resultado?
KALINNY: Nossa, o primeiro impacto é de medo, de não saber sobre nosso futuro, de não pode mais programar a vida com as coisas mais básicas... eu pensei logo nos meus filhos!!! No dia 12 de novembro saiu o resultado: POSITIVO. Confesso que eu já sentia que ia ser positivo, mas foi um choque, eu desabei e fiquei mal por alguns dias, me desesperava escondida da minha família e dos meus amigos. Eu não queria preocupar ninguém e comemorei meu aniversário mesmo com essa tormenta na minha vida, tentei ir lavando a vida normal na medida do possível!!!

Eu nunca tive medo da morte e não tenho. Tenho medo sim de sofrer e ter que depender dos outros. Minha preocupação é o sofrimento das pessoas que eu amo. 

Então do diagnóstico até iniciar o tratamento, foi tudo muito rápido. Em 25 de novembro eu já estava em consulta e já encaminhada para fazer mais exames e com a quimioterapia já marcada. 

Muita preocupação mas a gente vai se familiarizando com a situação, conversa com os médicos, faz inúmeros pesquisas e acaba se acalmando de alguma forma. 

Meu tipo de câncer é um mais agressivo e que pode criar metástase, mas graças a Deus meus exames estavam ótimos e o câncer não foi para outros órgãos. Eu tenho muita fé e entendi que poderia ser muito pior, mas não é. Eu vejo caso de pessoas totalmente destruídas por esta doença e eu não estou assim. Vejo muitos casos de cura também. 

A primeira quimioterapia foi em 21 de dezembro, não pude fazer antes por que estava gripada. Os efeitos colaterais até que não foram muitos, graças a Deus.

CULT: Hoje você encara esta doença como mais um obstáculo da vida que pode ser superado?
KALINNY: Com certeza é isso, é uma provação, quase como um teste de limites, mas que sim, é possível passar por tudo isso. Não é nada fácil, mas não é impossível e também não é o pior dos diagnósticos.

Uma coisa muito difícil de lidar nisso tudo, é a questão do cabelo, foi muito difícil e ainda é, mas como não tem jeito "né?"... Eu tenho que levar da melhor maneira que eu consigo. Uso lenços e já estou indo a alguns lugares careca mesmo, logo logo não vou mais usar o lenço!!!

CULT: E sua vida, mudou muito?
KALINNY: Dentro do quadro, até que não. Continuo fazendo meus exercícios na academia e na hidroginástica. Além de ajudar meu corpo, é bom para amente também. Já que eu não posso mais ficar saindo com tanta frequência, pois tenho que evitar ficar perto das pessoas, por causa da minha imunidade, tento me distrair do jeito que dá, tento ir vivendo o mais normal possível, dentro dos meus limites, mas estou indo bem, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Estou tranquila, calma e com uma fé inabalável.


CULT: Você falou de fé. Qual sua religião? E você se sente mais próxima a Deus?
KALINNY: Sou católica. Sempre tive muita fé, mas não sabia o quão grande era minha fé. Claro que os problemas nos aproximam muito mais de Deus e me sinto em paz, tranquila.


CULT: Você falou que dentro da sua normalidade, continua indo a academia, hidroginástica... Uma curiosidade, fugindo um pouco da doença: você sempre foi gordinha?
KALINNY: Não, comecei a engordar depois da segunda gestação e depois que minha faleceu. Foi uma baque, mexeu muito comigo. Isso já faz uns 15 anos, meu filho mais novo tem 16.


Torcedora do Vasco da Gama, sua cor predileta é o vermelho. Sua bebida preferida é água e sua comida predileta é empadão. Mas Kalinny disse que tem restrições com sua alimentação. Já tinha antes da descoberta da doença, e agora, as restrições aumentaram bastante.


Dentre tv, internet, cinema e livros, garante que ama os livros, que é a maior terapia da vida e diz que seu livro favorito é a "Lista de Schindler" sobre o holocausto nazista. Sempre gostou de salto alto para se mostrar empoderada e sapatilhas para o dia a dia e para o trabalho como cuidadora de idosos.
 

CULT: Quais seus sonhos e seus desejos?
KALINNY: Sonho em progredir no trabalho, conhecer lugares. Quero ver meus filhos crescerem na vida e ainda vou aprender a dirigir (risos). E claro, quero minha cura e ter minha vida de volta, o mais normal na medida do possível, por que eu sei que igual a antes, não será mais. 


CULT: Essa mulher linda, guerreira, que está superando uma grave doença, exemplo para tantas mulheres, tantas pessoas. Deixe aqui o seu recado principalmente para as mulheres que passam ou que podem passar por problemas semelhantes ao seu.
KALINNY: A gente sempre pensa que estes problemas nunca vão acontecer conosco, mas as coisas acontecem sim...


Então se cuidem, façam exames todos os anos. Façam o autoexame todos os dias. Não dura um minuto e pode salvar a vida de vocês. A prevenção é nossa maior aliada. E se acontecer coisas que tirem o nosso chão, é só ter FÉ, que nossa força desabrocha. Para tudo nessa vida tem um jeito, é só tentar.


Por pior que seja uma situação, ela tem um propósito e tem sempre um lado positivo de tudo, eu consigo perceber isso, aliás, acho que só passando por estes problemas é que vemos o lado positivo da vida em tudo. Apesar do sofrimento que também está presente, mesmo assim, nossa vida tem infinitos momentos de grande felicidade, sempre tem!!!

Outra coisa muito importante, é o apoio, o carinho e o amor das pessoas. Isso é um dos motivos fundamentais para dar força e não deixar se afundar em pensamentos negativos e no medo. Graças a Deus, minha família e meus amigos estão muito presentes, mesmo de longe. É um incentivo gigantesco a gente saber que é amado e que muitas pessoas se importam com a minha dor.  Eu tive surpresas maravilhosas, pessoas que eu nem imaginava me apoiando, orando por mim, assim como vocês, que estão aqui me dando voz.

Sou muito grata a Deus, minha família, meus amigos, meus médicos e enfermeiras e à vocês. Torçam por mim, grata pela oportunidade e quero em breve estar voltando aqui para uma nova matéria, falando da minha cura. Um beijo à todos!

CULT: Nós que agradecemos o exemplo de força e vida. Torcemos muito por você!