segunda-feira, 31 de maio de 2021

SAFFIRA BARBOSA (menina trans) É MUSA NO PARÁ


Dessa vez o CulturarTEEN foi longe, lá no Pará, fronteira com Maranhão, mais precisamente da cidade de São Geraldo do Araguaia conhecer Saffira Barbosa Miranda (17), uma menina mais do que especial. Corajosa, abriu o verbo e mostrou-se para o mundo como uma linda menina trans.

Com segundo grau completo, ela é profissional de estética e beleza e apesar da pouca idade, é uma exímia Designer de Sobrancelhas. Começou bem, cedo, trabalhando em um salão de beleza e hoje trabalha por conta própria, em sua casa, ou na casa das clientes ou em seus locais de trabalho. 

Recentemente fez curso de especialização em Micro-pigmentação e recebeu seu certificado no último dia 20 de maio.

Dona de um corpo perfeito, de fazer a muitas meninas da sua idade, Saffira não malha (a genética ajuda muito), mas ela adora jogar vôlei e handebol.

Menino de nascença, Saffira tem uma longa história de vida e superação apesar dos seus 17 anos. Ela tem "Disforia de gênero" (veja explicação ao final desta matéria). Foi batizada com o nome de Wildy Barbosa Miranda e registrou o nome social de Saffira Barbosa Miranda. Foi com essa gata trans que batemos um papo hoje:

CULT: Um prazer ter uma linda jovem trans conversando com os leitores do CULTURARTEEN, trazendo sua experiência de vida e combatendo a homofobia. Quando você começou a se sentir menina?
SAFFIRA: Oi gente, o prazer é meu e obrigado não só pela oportunidade conversar com vocês, como de passar palavras na luta contra a homofobia. Desde sempre. Minha mãe me disse que eu com três anos já sabia que eu tinha nascido no corpo errado. É uma coisa diferente, por isso "disforia de gênero". Sempre tive corpo de mulher, desde nova peitinho e tudo. Cintura fina, um corpão modéstia a parte. Faço inveja a muitas meninas, muitas mulheres. Resumindo, tenho piu piu ainda, mas só uso para fazer xixi, sou totalmente passiva, mulherzinha mesmo, e meu sonho é fazer a cirurgia de redesignação de sexo, se Deus quiser e permitir. Já estou preparada mentalmente e fisicamente para essa cirurgia. E para não pairar nenhum tipo de dúvida, não gosto de meninas, só namoro com meninos. Não namoro com gays para que fique tudo bem claro e entendido. Tipo, me vejo como mulher, sou mulher, no corpo e na alma.


CULT: Sonhos e desejos.
SAFFIRA: Como falei, quero fazer minha cirurgia e crescer como mulher e profissional.

CULT: Você já passou por bullying? Sofreu ou sofre preconceitos?
SAFFIRA: Não passo por isso por aqui. Todos me conhecem, sabem quem sou e como sou e me respeitam. Nunca sofri nenhum tipo de violência ou preconceito, graças a Deus.

Sua cor predileta é a vermelha, adora saborear um bom vinho e sua comida predileta é cenoura. Torce pelo Palmeiras e para passear ama uma roça na chácara da sua família. Para namorar, não tem lugar preferido, namora onde puder e der vontade. Curte roupas de todos os tipos, das casuais às clássicas e adora salto alto e tênis. Com medidas perfeitas tem 1,67 m, pesa 58 quilos, calça 38 ou 39 e seu manequim é P ou 38/40.


Nunca fez ensaios fotográficos, apesar de adorar fotos, nunca participou de desfiles e concursos de beleza e amou saber que estava sendo escolhida a primeira MUSA DE SÃO GERALDO DO ARAGUAIA.


SAFFIRA: Nossa, muita emoção, alegria pelo meu ser, pelo reconhecimento do que sou. Não tenho muito o que falar. Só agradecer, acho que é assim, ser livre, ser feliz, ser você e por você é o essencial. Ser reconhecida, correr atrás dos seus objetivos e nunca deixa de brilhar. Ser livre como uma borboleta.


Me inspiro em borboletas. Nasci uma uma lagarta num casulo, hoje sou um anjo colorido, uma linda "borboleta" sempre pronta a voar, cada vez mais, O meu muito obrigado à vocês pela confiança.


O CulturarTEEN parabeniza a jovem menina trans SAFFIRA BARBOSA, primeira MUSA DE SÃO GERALDO DO ARAGUAIA, cidade do leste paraense, onde é respeitada e valorizada e como todas as meninas trans deveriam ser, em qualquer cidade brasileira, em qualquer lugar do mundo.