terça-feira, 22 de março de 2022

DESTAQUES DO ANO 2021: GABRIELA DARMONT É O DESTAQUE NO SEGMENTO "COSTURA CRIATIVA"

 


 Completando 19 anos de existência, o evento DESTAQUES DO ANO está de volta, depois de dois anos de paralisação (DESTAQUES DO ANO ESTÁ DE VOLTA https://culturarteenpr.blogspot.com/2022/03/destaques-do-ano-esta-de-volta.html) e diferente dos demais anos, onde existiam festas de confraternização entre os agraciados, ainda em função da pandemia da covid-19 (mesmo com as flexibilizações), a PR PRODUÇÕES está entregando os certificados aos agraciados de modo presencial e direto. Esperamos sim que em 2023 (onde serão entregues os certificados aos agraciados de 2022), possamos voltar a fazer a grande festa de confraternização que sempre foi feita.

COMO SÃO FEITAS AS ESCOLHAS DOS DESTAQUES DO ANO

Quando foi criado, a PR PRODUÇÕES utilizava a única ferramenta existente para comunicação em massa - o e-mail. O Orkut estava começando e Facebook ninguém imaginava que apareceria. Tínhamos também pessoas que iam para as ruas e lojas fazer pesquisas.

Com a chegada do Facebook, as pesquisas ficaram mais fáceis e até mesmo os comentários em redes sociais hoje servem como o grande parametros para sabermos se um determinado profissional, uma loja, um comércio, uma empresa é boa, faz um bom atendimento e tem simpatia popular ou não.



COSTURA CRIATIVA

Neste novo segmento do Destaques do Ano, onde muitas pessoas em virtude da pandemia e do isolamento social tiveram que se reinventar, temos a presença de GABRIELA DARMONT do STUDIO CO.CRIAÇÃO, vencedora do segmento COSTURA CRIATIVA.

Ao entregar o certificado para Gabriela, em seu estúdio e ateliê em São José do Imbassai, ficamos sabendo muito da trajetória desta menina de 30 anos e aproveitamos para bater um papo sobre sua vida, seu trabalho e seus sonhos.

CULT: Gabriela, você sempre fez costura?
GABI: Nunca! Eu comecei a costurar no início da pandemia.

CULT: Nunca??????? Sensacional, e que você fazia antes?
GABI: Eu trabalhava com projetos de móveis planejados. Ai, eu sai da área, comecei a aprender a costurar para poder ajudar nos serviços de estofamento ao qual ajudo e me dedico também.

CULT: Você nos móveis planejados, desenhava... o que você fazia?
GABI: Eu ia na casa dos clientes, tirava a medida dos ambientes, levava para a loja, fazia um projeto dos modelados, ai depois que era aprovado pelo cliente, eu tinha que fazer as pranchas (desenhos) de liberação que é o projeto executivo que é entregue aos montadores dos móveis planejados.


CULT: Ah, mas ai então já tem alguma coisa que acaba se encaixando que é o lance de projetar, e a costura criativa não é só o lance de chegar e botar na máquina, tem todo um projeto por trás, não é?
GABI: Sim, este planejando de projetos me ajudou muito, e na verdade, a máquina é o último passo da costura, e muitas pessoas acham que costura e apenas agulha, linha, máquina e acabou, mas a máquina é o último passo. Antes de tudo, você tem que ter um projeto. Projeto para tudo. E esse projeto requer medidas, e medidas bem específicas por que caso contrário, você perderá material.

Então, o que eu tinha no meu antigo serviço que eu aproveitei muito e me ajudou muito na costura hoje em dia, é essa noção de que precisam ter medidas, que as medidas precisam bater, que não podem faltar nem sobrar. 


Então, hoje eu consigo fazer, ter uma ideia de alguma bolsa, de alguma coisa que eu quero fazer, e a partir do desenho técnico, eu dividindo ela em partes, por que eu sei como funciona essa montagem e vou definindo as medidas. Depois disso eu defino os materiais (por que cada material tem a sua peculiaridade) e depois do material eu vou para a máquina. A máquina é último passo.

CULT: Você falou que cada material tem a sua peculiaridade, isso quer dizer que um molde para um determinado tecido pode ser diferente para outro tipo de pano?
GABI: Pode. Por exemplo, molde de sintético tem medidas diferentes de tecidos que tem mais algodão na composição. O algodão encolhe. Então você tem duas formas: ou você primeiro encolher esse algodão para depois cortar o molde (mas você tem que ter uma margem um pouco maior, você tem que acrescentar alguns centímetros a mais nessas peças por que eles desfiam, eles podem encolher... enfim, cada projeto serve para tipos diferentes de material), sintético pode ser esticado (alguns sintéticos). Tem outros tecidos; o tecido plano dependendo da orientação do tecido, ele tem elasticidade ou não, então, são coisas que para quem vê tudo pronto não imagina que você tem que saber "umas coisinhas antes para que tudo dê certo".


CULT: É... por que as pessoas acham que é tudo muito fácil, não é? E não dão valor efetivamente ao trabalho do profissional
GABI: Acham. Normalmente quem dá valor é quem realmente sabe o trabalho que dá. São pessoas que entendem que o valor é justo, por que existe preço e existe valor e para a pessoa não reclamar do preço, ela entende o valor do que está adquirindo.

CULT: E você faz se o cliente quiser, uma coisa específica, exclusiva, com a cara da pessoa... você vai fazer, você faz um projeto???
GABI: Tem determinados projetos que eu ainda não fiz. Às vezes chegam pessoas querendo que eu faça uma coisa que eu nunca fiz e a minha resposta é sempre a mesma: "olha, eu tenho que procurar desenvolver um projeto para isso". Eu tenho que desenvolver um projeto, ou buscar um projeto que já exista na internet e ai fica a ressalva de que projetos da internet, nem todos funcionam, muitos precisam de ajustes, inclusive o último que eu fiz, das bolsinha tiracolo, eu tive que reajustar todas as medidas, pois elas não batiam.


Então, para eu poder fechar com o cliente e dizer "eu vou fazer", eu tenho que ter certeza de que vai sair do jeito que ele quer. E para você fazer um projeto, você precisa fazer um teste.

CULT: Então você faz um protótipo?
GABI: Sim, faço um protótipo. Tudo o que eu faço tem um protótipo. Nada é do zero, tudo um protótipo, de verdade.


CULT: Para entrar em contato contigo?
GABI: Tem meu Instagram @gabriela.studiococriacao, tem meu telefone (21) 99268-5550 e tem o Facebook tanto a minha página STUDIOCOCRIACAO assim como o grupo CO.CRIAÇÃO.

CULT: Beleza. Parabéns e eu espero estar encontrando você em 2023, para estar entregando o certificado de 2022. Siga assim, um beijo para você.
GABI: Obrigada, muito obrigada à vocês e a todos que nos apoiam e nos acompanham.

Assistam abaixo o vídeo com a entrevista: