Escritoras de Maricá estarão na 26ª Bienal do Livro de São Paulo
As autoras participarão de lançamentos individuais e coletivos entre os dias 02 e 10 de julho
O crescimento do movimento literário de Maricá é nítido. Várias escritoras tem se destacado no universo das letras no município, e algumas, tem ganhado alguns prêmios literários e de reconhecimento pelo que bom e de importância escrevem e apresentam para Maricá e por que não, para o Brasil e o mundo.
Destacamos Maria Luisete de Almeida Furtado que pelo conjunto de sua obra e pelo lançamento em 2021 do livro "MARICÁ: DA PRÉ HISTÓRIA AO TEMPO DO PETRÓLEO E GÁS", o mais completo livro sobre a história do município da região metropolitana que mais recursos dos royalties do petróleo recebe no Brasil, recebeu o certificado de DESTAQUES DO ANO 2021 na categoria ESCRITORA. Ela estará fazendo o lançamento da segunda edição do seu livro no sábado 02 de julho, no GAM (Grupo de Artistas de Maricá), às 16:30 h.
BIENAL DO LIVRO EM SÃO PAULO
Assim como a professora e historiadora Luisete, que nasceu em Angola, outras moram, ou tem uma relação muito íntima de trabalho com Maricá (a maioria delas, professoras e/ou educadoras) vivem na cidade e levam o nome de Maricá mundo à fora!
Vanessa Andrade, Roberta de Souza e Alexandra Figueira participaram de concursos literários e as duas primeiras trouxeram títulos para Maricá. Roberta será uma das que estará na Bienal de São Paulo e Alexandra deverá participar da FLIP também em novembro, na cidade de Paraty.
Além de Roberta, mais três escritoras de Maricá participarão da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontecerá entre os dias 02 e 10 de julho, no Expo Center Norte: as professoras Alessandra Honorata, Anig Lemos e a "brechonista", mentora na área de desenvolvimento pessoal, marketing digital e moda sustentável, Taty Dias.
QUEM SÃO NOSSAS REPRESENTANTES NA 28ª BIENAL DO LIVRO?
TATY DIAS
Taty Dias nasceu para ativar as pessoas, levando alegria e mostrando que elas são capazes de mudar sua história. Ama conectar pessoas, pois novas pessoas trazem novas ideias, novas ideias vem com novas oportunidades, novas oportunidades trazem novas ações que produzem novos resultados.
Ela é um furacão de ações, pois não vive de condição! Com somente o segundo grau ela é formada na faculdade do empreendedorismo onde a prova é na prática e é preciso passar na avaliação todo dia; especialista em se reinventar e a ter resultados, se reergueu após os 40 anos.
Investiu em mentorias na área de desenvolvimento pessoal, marketing digital e moda sustentável.
Taty Dias vive em constante aprendizado, aplica o que estuda e transborda o que aprende.
DA LONA AO PALCO
Você já se sentiu na lona? Sabe qual lona? Aquela que você está arrasado, que tomou vários nocautes e está jogado no chão, e parece que não vai ter como se levantar?
Então... nesse livro Taty fala um pouquinho sobre esse local no qual ela esteve em 2018 totalmente desesperada e achando que não tinha mais jeito de se levantar.
Você está se sentindo assim ou conhece alguém que está? Se a resposta foi sim, essa obra vai para as suas mãos.
Embarque com Taty nessa história e você descobrirá como uma mulher de 40 anos totalmente sem esperança, conseguiu se reerguer saindo da lona emocional e financeira e passou a subir em palcos ativando outras pessoas a fazerem o mesmo. Ela vai te mostrar como brilhar nos palcos.
Esse livro foi escrito com todo carinho para você que assim como ela, um dia esteve na lona. Ou se você conhece alguém que se encontra nessa situação, ofereça esse livro como um presente.
Assim como ela saiu da lona, você também terá força e coragem para sair!!!
"Eu sei que você irá conseguir!!!", afirmou. Taty faz também suas lives pelo Facebook e Instagram e tem também um canal no YouTube (que afirma que precisa ser melhor trabalhado) onde dá dicas de como se erguer e melhorar sua vida.
Seu livro foi lançado em São Paulo em 2021 e depois oficialmente na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres em Itaboraí. Em Maricá, o lançamento oficial do seu livro (a convite do jornalista Pery Salgado) acontecerá no dia 17 de julho às 16 horas, no GAM (Grupo de Artistas de Maricá).
Taty se apresentará na Bienal de São Paulo no dia 9 de julho, a partir do meio dia na Rua A estande 47.
ANIG LEMOS
Jorgina Leite Lemos Teles de Brito, também conhecida pelo pseudônimo Anig Lemos é professora universitária aposentada do curso de Letras, ilustradora, contista, artista plástica, ceramista, pedagoga empresarial e atualmente cursa direito previdenciário EAD. Entre o universo da literatura e da escultura Anig teve a oportunidade de participar de vários eventos onde teve seu talento reconhecido, entre eles merecem ser citados a exposição de inauguração do "Espaço Cultural Banco do Brasil-1901" em Vila Isabel, onde estiveram expostas suas esculturas de cerâmica. Desde 2013 participa das Antologias do Grupo Editorial Scortecci, todas expostas na Feira Internacional do Livro em São Paulo. Escreveu livros infantis com ilustrações próprias pela editora "Pingo de Letra" em São Paulo. Em 2021 recebeu o prêmio Sidney Santos da "Lei Aldir Blanc", pelos seus livros infantis.
Anig Lemos se apresentará no dia 2 de julho, às 19h, no estande da Editora Scortecci. A autora participa do lançamento da antologia de poesias, contos e crônicas SCORTECCI 40 ANOS.
ALESSANDRA HONORATA
Alessandra Honorata é professora, escritora e contadora de Histórias, Mestre em Educação pela UFF - Universidade Federal Fluminense. Sua monografia e seu primeiro livro publicado "Um Olhar Pela Janela do Meu Lugar de Memórias", promoveu diversas ações que contribuíram para a organização de uma Biblioteca Comunitária que se tornou Ponto de Leitura e Ponto de Cultura do Ministério da Cultura, recebendo por esse feito o Título Legislativo Professor Paulo Freire. Publicou recentemente os Fanzines "Diário de Uma Professora" e "Um Olhar Apaixonado e Poético Pela Janela da Sala de Aula" com o grupo Armazém de Quinquilharias e Utopias.
Participou das Antologias com o Grupo Povo do Livro Escritores de Maricá e com a Editora Proverbo com a qual está editando seu próximo livro solo “Do Graveto ao Giz A Trajetória de uma Educadora”. Realiza oficinas de contação de histórias e tem atuação significativa em projetos sociais, atividades de incentivo a Cultura e a Literatura.
Ela se apresentará no estande “Escreva, garota!” com o seu livro “Um olhar pela janela do meu lugar de memórias”. A escritora, que caminha para seu sexto livro, estará na Bienal no dia 03 de julho, domingo, às 21h.
ROBERTA DE SOUZA
Roberta de Souza comanda o Grupo Gaia Comunicação e a Editora Afeto, na cidade de Maricá. Como escritora participou de 10 Antologias (coorganizou 5 delas), 4 Coletâneas (organizou 3 delas), publicou 1 biografia e 4 livros solos. Seu livro "Ella" ficou em 2º lugar na categoria melhor Drama no Prêmio Ecos da Literatura 2021 e em 3º lugar na mesma categoria no Prêmio Reflexo Literário.
Em 2022 organiza os livros “Caí na Net, e Agora?” e “Entre Bruxas”, está à frente da organização da Coletânea “Essas Mulheres Maravilhosas e suas Histórias Inspiradoras” e se prepara para lançar seu 5º livro solo.
Roberta estará no dia 09 às 19 horas no estande TAG Thutor e Serpentine Editorial.