quarta-feira, 1 de junho de 2022

HISTORIADORA E PROFESSORA, LUISETE FURTADO É DESTAQUE DO ANO 2021 NA CATEGORIA "ESCRITORA"


Durante a reabertura do GAM - Grupo de Artistas de Maricá na quarta feira 13 de abril para o público em geral, após dois anos sem atividades em virtude da pandemia da covid-19, e em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil (comemorado em 18 de abril), artistas de diversos segmentos se apresentaram para um seleto e multiplicador público de artes.

Fora da programação, pedindo licença e autorização à presidente do GAM  (Alexandra Lambraki), o jornalista e produtor Pery Salgado lembrando os dois anos de clausura pelos quais passaram todos em especial os artistas maricaenses, relembrou à todos os presentes sobre o evento Destaques do Ano realizado pela PR PRODUÇÕES e aproveitou para fazer a entrega do certificado de destaque de 2021 na categoria ESCRITORA para Maria Luisete de Almeida Furtado pelo conjunto de sua obra e pelo lançamento em 2021 do livro "MARICÁ: DA PRÉ HISTÓRIA AO TEMPO DO PETRÓLEO E GÁS", o mais completo livro sobre a história do município da região metropolitana que mais recursos dos royalties do petróleo recebe no Brasil.


Emocionada e surpresa com a honraria, Luisete contou um pouco de sua trajetória desde sua chegada ao Brasil em 1975. Professora, disse que desde 2006 estuda e se aprofunda para lançar este livro que teve toda sua primeira edição esgotada e ela capta recursos para o lançamento de uma segunda edição, SEM NENHUM APOIO GOVERNAMENTAL, embora esteja falando e contando a história de Maricá em livro, livro este que deveria estar nos bancos escolares.

Já no dia 20 de maio, novo encontro entre o jornalista e a escritora, onde esta presenteou o também produtor cultural com seu livro "MARICÁ: DA PRÉ HISTÓRIA AO TEMPO DO PETRÓLEO E GÁS" (que já está em segunda edição com lançamento marcado para o dia 02 de julho próximo às 16:30 h também do GAM).

O jornalista que sempre que encontra esta pequena grande mulher, faz questão de dizer que "quando ela crescer dará um trabalho enorme". Mas brincadeiras á parte, crescer fisicamente é impossível, mas até mesmo intelectualmente é uma tarefa árdua, devido a grandeza de seu conhecimento como pessoa, professora, historiadora e escritora. 

Mas quem é realmente Luisete Furtado?

Nascida na ex-colônia portuguesa de Angola, MARIA LUISETE ALMEIDA FURTADO é também conhecida em Maricá como Tia  LISA..., LU, Tia LU para alguns poucos amigos do coração.

Formada em HISTÓRIA pela Universidade de Lisboa, Luisete é Pós-graduada em PEDAGOGIA  pela Faculdade de Letras dessa instituição e pela Faculdade Plínio Leite de Niterói. Obteve por esta instituição o Mestrado Profissionalizante em Educação e Meio Ambiente. 

Trabalhou nove anos em Luanda como professora e metodologa de História. Em decorrência da Guerra Civil Angolana fugiu direto para o Brasil em 1975.


Chegando aqui, trabalhou como auxiliar administrativa, vendedora bilíngue e secretária executiva no Rio de Janeiro e São Paulo. Radicada em Maricá desde 1990, prestou concursos públicos da PMM em 1990 e 1995. Hoje, é professora aposentada.

Em 2001, a pedido da prefeitura municipal lançou o "Levantamento Geográfico de Maricá" (com edições esgotadas).

Em 2021 publicou a primeira edição de "MARICÁ: da Pré-história aos tempos do petróleo e gás", o mais completo livro sobre a história do município, indo já para sua segunda edição. 

Em 13 de abril foi agraciada com o título de Destaque do Ano 2021, na categoria ESCRITORA " escritora do ANO de 2021" concedido por vários órgãos da  Imprensa maricaense e pela PR PRODUÇÕES.

Em constante criação tem as seguintes obras a publicar:

* AS 7 VIDAS DE LISA - Romance de ficção baseado em fatos reais.

* RESTOS de MIM - Poesia. 

* LENDAS, CONTOS e CAUSOS da ANTIGA MARICÁ "- Coletânea folclórica.

Essa é nossa GRANDE MARIA LUISETE ALMEIDA FURTADO.