Hoje, a segunda edição de MOMENTOS PSI:
A moda do "vai dar tudo certo"
Quantas vezes na vida, você escuta as pessoas dizerem que "vai dar tudo certo"?
Sempre, não é mesmo?
Mas na realidade, não vai dar tudo sempre certo.
Devemos estar sempre preparados para enfrentar a vida, seja de que forma for, que ela apresente os seus problemas.
Uma das coisas mais importantes dos dias de hoje, é saber lidar com as nossas frustrações. Haverão dias que você vai levantar da cama, e haverão dias em que você terá que fazer um esforço sobre-humano para tal. E por causa disso, você pode pensar:" ah... Mas eu estou mal!" E creia, isso é absolutamente normal.
Já pensou se todos os dias fossem absurdamente iguais uns aos outros? Seria uma monotonia sem tamanho, não é mesmo?
Tudo colabora para haver harmonia, sejam dias bons ou maus.
Às vezes, um pequenino caos, é essencial para que lá na frente, você perceba que uma mudança por menor que seja, pode afetar toda sua estrutura de vida. Mas, até que ponto podemos deixar essa estrutura ser afetada se precisamos aprender até que ponto o "afetar" nos permite?
Uma frase lindíssima de Ernest Hemingway, diz o seguinte:
"Há algumas coisas que não se pode aprender rapidamente, e o tempo, que é só o de que dispomos, cobra um preço alto pela aquisição delas. São as coisas mais simples do mundo, e porque leva a vida inteira de um homem para conhecê-las, a pequena novidade que cada homem extrai da vida custa muito caro e é a única herança que ele poderá deixar. (Morte ao Entardecer)
Ernest Hemingway"
Sabedoria e tempo, são a resposta. Nascemos sem saber,e morreremos aprendendo a utilizar os meios corretos para usufruir a vida e lidar com as frustrações. Mas, caberá exclusivamente a nós mesmos, deixar ou não sermos afetados. E quando entendermos o propósito das situações adversas em nossas vidas, vamos enfrentar cada pequeno caos com a dignidade de um coração pleno, e, mesmo que hajam feridas, elas serão cicatrizadas e proveitosas para nossa maturidade intelectual.
(Victhória Monserrate Mattos Barros)
QUEM É VICTHÓRIA MONSERRATE
Victhória Monserrate nasceu em São Gonçalo no ano de 1978, mas desde sempre é moradora da cidade de Maricá. Filha de uma das tradicionais famílias da cidade, neta de D. Maria de Lurdes da Silva Mattos e seu Agenor Mattos, filha de Edimyrthon de Souza Barros e Maria Monserrate, casada com Rodrigo José do Nascimento desde os 18 anos, mamãe do Jordan e de Joyce, passou um longo período nos bastidores da vida devido a uma terrível depressão. Mas hoje, ela está se superando e vencendo a si própria, crescendo e passando a ser grande exemplo de vida e superação para outras mulheres.
Aluna do curso de Psicologia da Universidade de Vassouras-Campus Maricá, beneficiada pelo programa Passaporte Universitário, ela é escritora ávida por conhecimento, tem poesias e contos publicados pela editora CBJE, tendo recebido por nossa cidade um título especial de reconhecimento por sua atividade e atuação. Também é narradora do canal "Histórias que Edificam" (https://www.youtube.com/channel/UCYmlVGJgdSnlzPTh3f2xdMQ) que está parado temporariamente devido aos seus estudos científicos no ramo da Psicologia, mas que você pode visitar e saborear as publicações já feitas.
Semana que vem tem mais MOMENTOS PSI, com Victhória Monserrate, aqui no CULTURARTE.