domingo, 12 de junho de 2022

MOMENTOS PSI (3): "AMORES MODERNOS" com Victhória Monserrate


 A estreia de Victhória Monserrate como colunista do CulturarTEEN (CULTURARTE) no domingo 29 de maio foi um grande sucesso e os leitores já aprovaram sua participação no informativo.

Victhória e os MOMENTOS PSI será apresentado semanalmente aos domingos na versão on line e uma vez por mês na revista eletrônica CULTURARTE. 

Hoje, a terceira edição de MOMENTOS PSI:

AMORES MODERNOS

"Amar não é difícil. Difícil é relacionar-se. Já nascemos com o dom de amar, temos é que nos dedicarmos a arte de se relacionar."

(Roger Stankewski)


Sentimentos são um campo muito facilmente explorado e confuso nos dias de hoje. As pessoas estão muito interessadas em analisar o que sentem, em testes e brincadeiras na internet, mas estão esquecendo do mundo real e das pessoas a sua volta.

Quando nos sentamos ao lado de uma companhia, estamos realmente desfrutando de um momento prazeroso, ou simplesmente, preferimos nos conectar em redes sociais, enquanto a pessoa mantém a expectativa de ter nossa atenção?

Enfim... ao sairmos com alguém, esperamos que exista o mínimo de "consideração". Mas, como as pessoas estão muito conectadas em redes sociais, podemos esperar a clássica "selfie" que aparecerá para receber "likes", enquanto nossa real expectativa na experiência de ter atenção de alguém, se apaga na ilusão.

Enquanto as pessoas não passarem a entender que ao demonstrar sentimentos, a atenção deve ser total e desprendida ao ser amado, não haverá real envolvimento, e não nascerá o amor.

Amor é um sentimento lindo, mas é para ser vivido a dois. Vivido em toda sua intensidade, em toda sua emoção, em toda sua entrega. Não é "sentimentalismo", não é falso e nem para ser comedido. Amor é realmente ENTREGA. É aquele fogo que arde dentro do peito, e às vezes dilacera por completo a alma em um único beijo. É onde você sente o alívio das suas dores do dia a dia, é onde você vive a realidade sem se apegar a preceitos e preconceitos.

Quando você estiver com alguém, sinta a alma da pessoa, dedique seu tempo com exclusividade. Não importa os que estiverem no entorno. Há algo especial que pode elevar sua alma ao sublime, quando se está no momento perfeito, com alguém ideal. 

A realidade, é que quando se entende o que é amor verdadeiro, há naturalidade.

A arte de relacionar-se com outrem não é difícil, somos nós mesmos que criamos as maiores barreiras existentes na nossas vidas. Portanto, cabe-nos tentar quebrar esses pequenos entraves da melhor forma possível, nos permitindo a felicidade completa e real. Sem estigmas e paradoxos que nos impeçam de sermos felizes.

(Victhória Monserrate Mattos Barros)


QUEM É VICTHÓRIA MONSERRATE

Victhória Monserrate nasceu em São Gonçalo no ano de 1978, mas desde sempre é moradora da cidade de Maricá. Filha de uma das tradicionais famílias da cidade, neta de D. Maria de Lurdes da Silva Mattos e seu Agenor Mattos, filha de Edimyrthon de Souza Barros e Maria Monserrate, casada com Rodrigo José do Nascimento desde os 18 anos, mamãe do Jordan e de Joyce, passou um longo período nos bastidores da vida devido a uma terrível depressão. Mas hoje, ela está se superando e vencendo a si própria, crescendo e passando a ser grande exemplo de vida e superação para outras mulheres.


Aluna do curso de Psicologia da Universidade de Vassouras-Campus Maricá, beneficiada pelo programa Passaporte Universitário, ela é escritora ávida por conhecimento, tem poesias e contos publicados pela editora CBJE, tendo recebido por nossa cidade um título especial de reconhecimento por sua atividade e atuação. Também é narradora do canal "Histórias que Edificam" (https://www.youtube.com/channel/UCYmlVGJgdSnlzPTh3f2xdMQ) que está parado temporariamente devido aos seus  estudos científicos no ramo da Psicologia, mas que você pode visitar e saborear as publicações já feitas.

Semana que vem tem mais MOMENTOS PSI, com Victhória Monserrate, aqui no CULTURARTE.