Domingo 19, é o último dia da primeira edição do Expo Valley, que além de inovador, está agitando e criando um novo roteiro de turismo rural da cidade na região de Itaocaia Valley, distrito de Itaipuaçu. O evento organizado pela Secretaria de Promoção e Projetos Especiais acontece na histórica Fazenda Itaocaia, famosa por ter recebido no século 19 a família imperial brasileira e o naturalista inglês Charles Darwin, autor da célebre Teoria da Evolução das Espécies.
O evento gratuito começa sempre às 14 horas, e no domingo, ponto alto das atrações musicais, a Expo Valley recebe o cantor e compositor Renato Teixeira, autor de clássicos da música brasileira como “Romaria” (eternizada na voz de Elis Regina) e “Tocando em Frente”, que tem inúmeras regravações de artistas que vão desde Maria Bethânia até Paula Fernandes. A programação musical se inicia a partir das 18 horas.
A Expo Valley tem ainda apresentações culturais, artesanato, espaço de gastronomia e a Exposição Caminhos de Darwin. Existem também espaços para crianças, palestras, oficinas e venda de produtos orgânicos e rurais. Para o secretário José Alexandre Almeida, o objetivo de apresentar um novo roteiro de turismo rural em Maricá, foi concretizado: "O desafio de transformar um destino, e torná-lo referência, só é possível quando temos gestores que pensam e trabalham na mesma direção. É nesse sentido que trabalhamos o turismo rural como um importante atrativo para a promoção da cidade num curto prazo para a geração de fluxo e de oportunidades aos moradores e empreendedores locais. O Espraiado de Portas Abertas segue essa tendência, e a Expo Valley vai nesse mesmo caminho”, afirma o secretário.
José Alexandre disse ainda que a região de Itaipuaçu, em especial o bairro de Itaocaia Valley, passa a integrar a estratégia de promoção do município por meio do circuito Vem Viver Itaocaia Valley. “Serão mais de 30 estabelecimentos participantes que, de forma planejada e organizada, irão oferecer aos agentes de viagens e operadores de turismo um roteiro completo, com meios de hospedagens, restaurantes, atrativos turísticos e eventos temáticos”, explicou.
A programação completa está em www.conhecamarica.com.br. Este é mais um evento que compõe a estratégia do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável, conhecido como Maricá 2030, criado em 2018 pela Prefeitura de Maricá para oferecer um trabalho de estruturação turística, o que permitiu a criação de novos roteiros e circuitos.
Desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em conjunto com a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Promoção e Projetos Especiais, que elaborou o projeto Vem Viver Maricá, é mais um sucesso no município como atração e captação de novos negócios e turistas.
Programação artística:
15h – Rhoan Victor
18h – Guga Sales
20h – Renato Teixeira
DOS DIVERSOS PARTICIPANTES, APICULTORA ROSANA LEMOS SE DESTACA
Rosana Lemos (56), carioca de nascença. está em Maricá há 15 anos e é apicultora há 9 anos. Faz parte da agricultura familiar e da secretaria de agricultura e pesca. Participa da feira agroecológica, na praça de mesmo nome em Araçatiba, todo primeiro sábado do mês e agora está na Expo Valley como um dos destaques desse evento, participando com sua barraca de mel e própolis, tudo produzido aqui em Maricá.
Rosana Lemos é bióloga e faz pós em análise e consultoria ambiental na Faveni.
Para adquirir seus produtos você pode entrar em contato pelo celular e whatsapp 21 97964-9247.