sábado, 25 de junho de 2022

Klara Castanho revela que foi estuprada, engravidou e doou bebê


 Após seu nome se tornar um dos mais comentados nas redes sociais deste sábado (25), a atriz Klara Castanho, 21, escreveu um relato em suas redes sociais em que revela que engravidou após estupro e que entregou a criança para adoção. Castanho ainda disse ter sofrido com o descaso e mal atendimento da equipe médica à época.

"Este é o relato mais difícil da minha vida. Pensei que levaria essa dor e esse peso somente comigo", escreveu a atriz. "No entanto, não posso silenciar ao ver pessoas conspirando e criando versões sobre uma violência repulsiva e de um trauma que sofri. Fui estuprada."

A conspiração e exposição a que ela se refere aconteceu após a também atriz, Antonia Fontenelle, 49, sem citar o nome de Klara Castanho, disse em uma live que uma ex-atriz mirim da TV Globo tinha engravidado e entregado o filho para a adoção. Ela afirmou que a jovem "não quis olhar para o rosto da criança" e que pediram à imprensa que não publicasse o caso.

Influenciadores começaram a investigar e chegaram ao nome de Castanho que, diante dos absurdos ataques e da exposição cruel que sofreu, escreveu uma carta aberta contando detalhes de sua experiência. O nome dela ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter na tarde de hoje.

"Relembrar esse episódio traz uma sensação de morte, porque algo morreu em mim", continua ela no texto. "Não estava na minha cidade, não estava perto da minha família, nem dos meus amigos. Estava completamente sozinha."

Segundo dados do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), uma mulher foi estuprada, em média, a cada dez minutos no Brasil em 2021. O estudo contabiliza 56,1 mil casos, incluindo estupros de vulnerável, com pessoas do gênero feminino como vítimas.

Já dados preliminares do Ministério da Saúde, coletados pelo CULTURARTE apontam que, também em 2021, 17.316 garotas de até 14 anos foram mães no país. De acordo com a legislação vigente, sexo com menores de 14 anos é considerado estupro de vulnerável. Caso a violência leve à gestação, como no caso de Klara Castanho, a criança tem direito ao aborto legal.

Na segunda quinzena de junho, veio à público a história de uma menina de 11 anos teve o acesso ao aborto legal negado pela Justiça de Santa Catarina. O caso gerou repercussão na redes sociais, chegou a ser alvo de fake news e, assim como no caso de Castanho, sua privacidade e a decisão ou não pela interrupção da gravidez foi questionada. No último dia 23, o MPF (Ministério Público Federal) afirmou que o hospital que negou atendimento à criança cumpriu com a determinação de realizar o procedimento.

Em seu texto, a atriz expõe o trauma e o medo que sentiu, além do atendimento dos profissionais de saúde que, segundo ela, não foram acolhedores e a obrigaram a ouvir os batimentos cardíacos.

"Eu não era uma mulher que estava grávida por vontade e desejo, eu tinha sofrido uma violência. E mesmo assim esse profissional me obrigou a ouvir o coração da criança, disse que 50% do DNA eram meus e que eu seria obrigada a amá-lo", conta. "Minha história se tornar pública não foi um desejo meu, mas espero que, ao menos, tudo o que me aconteceu sirva para que mulheres e meninas não se sintam culpadas ou envergonhadas pelas violências que elas sofram", finaliza a atriz.

Leia o relato de Klara Castanho na íntegra:

QUEM É KLARA CASTANHO

Klara Castanho é uma famosa atriz brasileira, uma das maiores promessas da dramaturgia em sua geração.

Klara fez sua estreia na TV em 2006, na a série Mothern, do canal a cabo GNT. Aos sete anos, fez sua primeira novela, Revelação, do SBT. Em 2009, transferiu-se para a Globo, onde ainda trabalha. Na emissora carioca, participou de cinco novelas. Em 2019, atuou na série Mal Me Quer, da Warner.

A atriz também participou de filmes com temática adolescente: Tudo por um Popstar (2018), ao lado de Maísa Silva e Mel Maia, além de É Fada (2016), estrelado por Kéfera Buchmann.

A jovem nasceu no município de Santo André, na região metropolitana de São Paulo. Atualmente mora sozinha, no Rio de Janeiro. Klara também é campeã de acessos nas redes sociais. Acumula mais de 2,8 milhões de seguidores no Instagram, 520 mil no Twitter e 24 mil curtidas no Facebook. Na busca do Google, seu nome é pesquisado quase mil vezes todos os dias.