terça-feira, 19 de setembro de 2023

VERGONHA DO CORPO? MUSA DE SAQUAREMA FALA SOBRE PROBLEMA QUE AFETA TANTAS MULHERES


 Sempre foi feita, a BUSCA PELA PERFEIÇÃO, pelo corpo "da moda", dentro dos padrões da sociedade. Mas até que ponto isso é bom ou faz bem?

Na época renascentista, o padrão de beleza era de mulheres mais volumosas, com mais curvas. No oriente, em especial no Japão, houve época de mulheres se deformarem para que tivessem sempre pés incrivelmente pequenos, assim como em países africanos, mulheres terem pescoços enormes colocando argolas para ir "esticando" o corpo.

Depois, na primeira metade do século XX, as mulheres passaram a novamente deformar o corpo buscando os incríveis corpos estilo violão, usando corseletes que precisavam de uma ou duas outras mulheres para colocarem na usuária e muitas mulheres para terem uma cintura mais fina, até mesmo passando por cirurgias, retirando uma ou até duas costelas.

Houve a época das MANECAS, mulheres incrivelmente magras, onde o crescente número de ANERÓXICAS cresceu enormemente.

Hoje, a moda é o botox, a lipoaspiração, os enchimentos com silicone que mal feitos, deformam e até MATAM.

Ainda hoje, infelizmente a sociedade vive aprisionada por padrões que tentam fazer muitas pessoas caberem em um modelo predeterminado de beleza. Eles despertam sofrimento e frustração e por este motivo, que tal começar a desconstruir essa visão errada de "corpo perfeito"?

Será que o corpo perfeito não é aquele que cabe em você, ou, onde você cabe nele, obviamente sempre o respeitando (por ser a morada sagrada do nosso espírito), valorizando, amando e buscando o melhor para seu bem estar?

Nossa modelo Cássia Monique Paixão (47), primeira Musa Plus Size de Saquarema, eleita em 2021, na época com 124 quilos, fala sobre os padrões de beleza que ela teve que superar e todos os problemas de saúde que decorreram em sua vida nos últimos dois anos.

Cássia: Por muito tempo vivi assim, gostava de viver, sair, sorrir e amar. Mas no fundo me sentia muitas vezes excluída e logo veio a depressão, também por causa de outros motivos e perdas na minha vida, me vi num momento de depressão profunda.

Comecei a tentar mudar e conheci vários grupos de mulheres que tinham meu corpo, mas com um empoderamento para se vestir, se gostavam e ainda participavam de concursos de musas e misses plus size.

Até o dia que conheci o amigo e produtor Pery Salgado que me convidou a fazer parte de um concurso de Musa Plus Size de Saquarema.

Nossa, no começo não acreditei no convite e se realmente poderia participar, mas quando a ficha caiu, acordei, me animei e como foi maravilhoso para mim me ver nas fotos.

Acabei conquistando o título de PRIMEIRA MUSA PLUS SIZE DE SAQUAREMA, isso em 2021. Na época pesava 124 quilos, bem diferente do meu primeiro título de beleza que conquistei em 1996, o Garota Primavera Gonçalense, quando tinha 16 anos e pesava por mais de 50 quilos.

Depois do título conquistado, fui estrela em várias matérias do CULTURARTE. Achei as matérias sensacionais, me senti mais mulher, dona de mim, mas como meu estado de saúde piorou muito, mesmo não querendo, precisei passar por uma cirurgia Bariátrica bem complicada, em setembro de 2022.

DIABETES

Cássia: Eu usava insulina três vezes ao dia, me furava de ficar com os dedos roxos de tanto medir minha glicose, fora os remédios para dormir e muitos antidepressivos.

Mesmo com a cirurgia bem complicada e o pós operatório cheio de cuidados, consegui e hoje com um ano de cirurgia e com menos de quase 50 quilos, eu posso caminhar, dançar, fazer academia, literalmente viver uma nova vida me sinto bem melhor, mas ainda convivendo com a diabetes. Hoje não uso mais insulina e os remédios só uso um comprido a noite junto com o de pressão. Já foi uma grande vitória, mas segundo o Ministério da Saúde e a OMS - Organização Mundial de Saúde, passei a ser reconhecida (como todos os que possuem a Diabetes Mellitus tipo 1 - autoimune) como deficiência física para efeitos legais.


NOVA VIDA E VOLTA POR CIMA

Cássia: Enfim, mesmo com o diabetes e vivo com tudo controlado, mudei minha alimentação e venho superando a cada dia mais e mais para viver bem e melhor.

Eu não vivo mais como querem que eu viva, não tenho padrão pela sociedade e sim eu o que eu escolhi para mim. Meu corpo, minha vida e eu faço dele o que for melhor.

Meninas não desistam, não mudem por ninguém e sim para vocês viverem bem e felizes. A insegurança não é uma condição agradável e nela percebi que às vezes é difícil se libertar do que é cômodo. Mas o ser humano precisa, evoluir, crescer. Isso é essencial.

Me abrigo ao me ver e me gostar e assim as angústias e medos se vão.

ESTÉTICA

Hoje como Cássia informou acima, 50 quilos mais magra, pratica exercícios, vai à academia, está com um corpo lindo, mas antes de tudo, SAUDÁVEL.

Mas, pela grande perda de peso, precisará passar por cirurgias fazendo procedimentos estéticos CONTROLADOS para retirar o excesso de peles que ficaram por cota da grande perda de peso. Mas ela irá superar, e mais uma vez, é e será exemplo e motivação para muitas jovens e muitas mulheres.


MAIS UM TÍTULO

Pelo seu novo estilo de vida e mais uma vez valorizando àqueles que são minoria, a PR PRODUÇÕES resolveu conceder à CÁSSIA MONIQUE PAIXÃO (47), o título de PRIMEIRA MUSA INCLUSIVA DE SAQUAREMA, abrindo caminho para todas as jovens e mulheres especiais, com quaisquer tipos de deficiências físicas, que as tornam grandes exemplos de vida e MOTIVAÇÃO.

O título será entregue na tarde da quarta feira - 20 de setembro, na FAETEC de Bacaxá, durante a IV SEMANA DE INCLUSÃO & SEMANA AMARELA - Exercitando a Equidade.