terça-feira, 5 de setembro de 2023

OS 67 ANOS DO 1º CARRO FABRICADO NO BRASIL


 Há exatos 67 anos, em 5 de setembro de 1956, era lançado o primeiro carro de passageiros produzido em série no Brasil, o Romi-Isetta.

A foto acima mostra parte do desfile de lançamento, que aconteceu em São Paulo durante a tarde do dia 05/9/1956, com os primeiros carros fabricados. 

ROMI-ISETTA

Em 1952, a Iso Rivolta começou a fabricar o Isetta (diminutivo da marca ISO em italiano), que se tornou o mais conhecido deles. Sua patente foi vendida a fabricantes da Alemanha, França, Espanha, Bélgica, Inglaterra, Áustria e Suécia. Em cada país, o nome dos Isetta era antecedido pelo do fabricante local. 

O primeiro automóvel produzido em série e totalmente brasileiro foi o Romi-Isetta. Sua montagem foi obra do empresário paulista Américo Emilio Romi, que conseguiu autorização da fabrica italiana ISO SPA para fabricá-la em 1953 no Brasil.


Em 1956, o presidente da República, Juscelino Kubitschek, criou o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA), órgão governamental cuja atribuição era criar regras e condições para a implantação da Indústria Automobilística no país. Segundo as normas do GEIA, receberiam incentivos os automóveis convencionais, com, no mínimo, duas portas e quatro lugares. 

Como a Romi-Isetta tinha apenas uma porta e dois lugares (ou três, caso o terceiro passageiro fosse uma criança), não teve benefícios como incentivos fiscais e importação de maquinaria e componentes a dólar subsidiado. Nem era considerado um automóvel de fato. 

Como resultado dessa política, o preço da Romi-Isetta passou de 700 para 1.400 dólares da época. Ainda era o mais barato do país, mas com uma diferença muito pequena em relação à Vemaguet. 

O Romi-Isetta foi produzido pela Indústrias Romi (na época, Máquinas Agrícolas Romi e posteriormente, um dos maiores fabricantes de maquinário para indústrias no Brasil) sob licença da empresa Italiana Iso S.p.A. O primeiro carro saiu da linha de montagem às 11:30h do dia 30 de junho de 1956, tendo o lançamento oficial ocorrido na cidade de São Paulo em 5 de setembro de 1956. 

A fotografia do ano de 1956 mostra membros da família Romi na linha de produção, e alguns dos primeiros carros produzidos: à frente, Américo Emílio Romi, seguido de Carlos Chiti, Giordano Romi, Álvares Romi e Romeu Romi. À frente de todos, o pequeno neto de Emilio, Cláudio. 

A Romi fabricou cerca de 3.300 Isetta. Na Alemanha, a BMW chegou a vender 200.000. Diversas reportagens sobre o carro dão conta de que sua fabricação teria cessado no final de 1959, com alguns carros sendo montados até 1961 aproveitando peças remanescentes. Informação contestada por Eugênio Chiti, filho de Carlos e atual superintendente de Marketing da Romi. “O carro foi produzido normalmente, sem paralisações, entre 1956 e 1961”, afirma. 



Foto: CEDOC da Fundação Romi