A FIFA celebrou no meio do mês de setembro, após o primeiro jogo do Brasil pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, onde o Brasil venceu a Bolívia por 5 x 1 e Neymar fez dois gols no fraco time boliviano, a SUPERAÇÃO DE NEYMAR SOBRE PELÉ em número de gols nos jogos oficiais pela seleção. A CBF contesta (está certíssima), e uma simples conta não foi feita, a de número de gols em relação ao número de jogos. Vejamos então:
Pelé fez 77 gols em 92 partidas oficiais, segundo a FIFA. Já a CBF, contabiliza todos os jogos, e ai, Pelé teria 95 gols em 113 partidas.
Já Neymar completou 79 jogos em 125 partidas. Pelos números você já pode ver a diferença. Vamos fazer as contas para facilitar:
Jogos oficiais segundo a FIFA:
Pelé 92 jogos, com 77 gols, média de 0,83 gols por partida.
Neymar 125 jogos, com 79 gols, média de 0,63 por partida.
Pelé 113 jogos, com 95 gols, média de 0,84 gols por partida.
Ou seja, números MUITO SUPERIORES os de Pelé em relação a NEYMAR. Para se igualar a Pelé, Neymar teria que ter 150 gols nestes 125 jogos pela seleção.
Leônidas na verdade foi o maior artilheiro?
Leônidas, nosso DIAMANTE NEGRO, o criador da BICICLETA, jogou apenas 37 jogos pela seleção brasileira, mas ele foi o único jogador na história da seleção a ter a mesma artilharia (37 gols), em relação ao mesmo número de jogos, ou seja, um por partida.
Mas vale a pena ver outros números:
CONTRA EUROPEUS:
Neymar - 13 gols
Pelé - 36 gols (quase o triplo)
CONTRA SUL-AMERICANOS:
Neymar - 30 gols
Pelé - 35 gols
CONTRA CONCACAF, ÁFRICA, ÁSIA E OCEANIA:
Neymar - 36 (seis vezes mais porém, em times de menor poder)
Pelé - 6
COPAS DISPUTADAS:
Neymar - 3 copas: NENHUM TÍTULO
Pelé - 4 copas: 3 títulos
Ou seja, NÃO EXISTE, NENHUMA COMPARAÇÃO ENTRE ELES!!!
Ronaldinho Gaúcho
Aproveitando essa matéria comparativa, trazemos números do bruxo, do Ronaldinho Gaúcho em relação a outros jogadores, lembrando que depois de Messi e Cristiano Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho é o jogador com maior números de BOLAS DE OURO.
Mas e Pelé, não tem nenhuma?
Se na época dele existisse essa premiação, tenham certeza que ele seria o grande recordista. PELÉ NÃO TEM COMPARAÇÃO!