Na antiga Grécia Sócrates tinha uma grande reputação de sabedoria. Um dia veio alguém encontrar o grande filósofo e disse-lhe:
- Você sabe o que eu acabei de ouvir sobre o seu amigo?
- Espere um pouco - respondeu Sócrates - antes que você me conte, eu gostaria de fazer um teste para você, o dos três filtros. - Os três filtros?
- Sim,- continuou Sócrates - antes de contar qualquer coisa sobre os outros, é bom tirar o tempo de filtrar o que se quer dizer. Eu chamo de teste dos três filtros. O primeiro filtro é a verdade. Já verificou se o que vai me dizer é verdade?
- Não, eu só ouvi. - Muito bem. Então você não sabe se é verdade. Continuamos com o segundo filtro, o da gentileza. O que você quer me dizer sobre o meu amigo, é algo bom? - Ah, não! Pelo contrário.
- Então - questionou Sócrates - você quer me contar coisas ruins sobre ele e você nem tem certeza se elas são verdadeiras. Talvez você ainda possa passar no teste do terceiro filtro, o da utilidade. É útil que eu saiba o que você vai me dizer sobre esse amigo?
- Não, a sério. - Então - concluiu Sócrates - o que você ia me contar não é nem verdade, nem bom, nem útil; por que você queria me dizer?
Melhoremos a nossa vida...