Os Garis da Corte Imperial
O nome profissional de um limpador de ruas, “Gari” no português brasileiro atual, vem do empresário francês Pedro Aleixo Gary, a primeira pessoa a assinar um contrato de limpeza pública com o Ministério Imperial, organizando, a partir de 11 de outubro de 1876, a limpeza do lixo das ruas do Rio de Janeiro e casas. Como o contrato expirou em 1891, seu primo Luciano Gary entrou em seu lugar no ano de 1892.
Um ano depois, a empresa foi encerrada, dando lugar à Gestão de Limpeza Pública e Privada da Cidade, que previa uma limpeza pública de qualidade inferior ao da anterior.
Tendo crescido acostumado a ver as ruas limpas depois que os cavalos passarem, moradores insatisfeitos continuavam ligando para o "Times dos Gary’s"... e o nome gradualmente alterado para "Gari" e usado, até hoje.
A profissão de gari é um serviço fundamental para as cidades e para a saúde pública. A limpeza eficiente dos logradouros públicos, o controle de pragas, manutenção de rios, canais e praias, bem como das galerias de esgotos, são práticas que ajudam a conter doenças e epidemias.
Em Maricá (RJ), a SOMAR (autarquia de obras e conservação) e a responsável pela coleta e limpeza da cidade.
O dia do Gari é comemorado em 16 de maio, mas essa classe sofrida em muitas vezes trabalhando sem os devidos EPIs e de modo insalubre, merece nosso reconhecimento TODOS OS DIAS.