sábado, 21 de maio de 2022

"DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA, DEPRESSÃO MATA" com Cinthia Ferreira


 Tem pessoas que escondem, e tudo bem. Mas eu exponho, pois não desejo isto a ninguém. 

Na foto abaixo, sou eu após perder 30kg (+-) no período mais crítico da depressão que comecei a desenvolver no início de 2017.

Já na foto abaixo, sou eu agora (até um  pouco acima do peso) cerca de 4 meses após ter recebido alta clínica do meu psiquiatra. Sigo tratamento psiquiátrico e com acompanhamento psicológico, e é fundamental.

Se você conhece alguém próximo a você que está demonstrando estes sintomas, tente ajudar e fique atento(a) por favor! 

Eu estive face a face com o fundo do poço, máximo das consequências que a depressão traz, e digo que não é nada bom, bonito ou poético. Eu sou um milagre. Agora dê uma lida abaixo...




A depressão é uma doença mental caracterizada pela tristeza, pessimismo, perda de interesse e baixa autoestima e, ainda de acordo com a OMS, é considerada a principal causa de problemas de saúde e invalidez. 

A depressão é um transtorno comum, mas sério, que interfere na vida diária, capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida. É causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos. 

"É muito comum confundir tristeza com depressão", explica Denise Conde Fernandes Gomes. "A primeira é algo passageiro, a segunda tem uma tristeza mais profunda e prolongada, que requer tratamento adequado", continua. 

Quem sofre com esse distúrbio tem mais chances de desenvolver várias doenças e transtornos mais graves como diabetes, doenças cardíacas, vícios e comportamento suicida.

O Ministério da Saúde considera o suicídio um problema de saúde pública, já que a cada hora um brasileiro tira sua vida, enquanto outros três tentam o mesmo sem sucesso.

#depressãonãoéfrescura
#depressãomata

Cinthia Ferreira