Organizado por Valdo Lima, conselheiro de cultura e com total apoio do Conselho de Cultura de Maricá e do Fórum Cultural, o evento celebrou o momento de união e de respeito entre as religiões, entre os artistas, entre a sociedade civil organizada.
Valdo Lima com magnífica condução do evento, pediu ao coordenador da Casa de Cultura de Maricá, professor e historiador César Brum que abrisse o evento e este abraçando e acolhendo todos os artistas, colocou as instalações da casa de cultura à disposição dos mesmos.
O secretário de cultura e presidente do Conselho Cultural de Maricá não se fez presente, mas a vice presidente Rosane Canuto, em nome do conselho e demais conselheiros, agradeceu e celebrou o momento.
Vários conselheiros se apresentaram. Um dos grandes momentos foi quando Valdo Lima recitou de forma esplendorosa e emocionante, o Hino da Umbanda.
Valdo em determinado momento cedeu a palavra ao produtor e jornalista Pery Salgado que saudando à todos e parabenizando Valdo pela linda iniciativa, falou do problema pelo qual passa Osias Silveira - um dos maiores plástico do Brasil, que depois de mais de 30 anos em seu ateliê às margens da RJ 106 no Parque Nanci corre risco de ser despejado e pediu que o seu espaço, assim como a Casa de Maysa, de João Saldanha, de Beth Carvalho, passe a ser também um centro cultural do povo de Maricá, assim como o GAM também merece ser (confira informações ao final desta matéria).
Finalizando sua palavra lembrou que dia 25 de maio é o dia municipal do evangélico, que no dia 26 é celebrada a missa solene na Matriz de Nossa Senhora do Amparo e a partir de agora, o dia 29 de maio será sim o dia da cultura afro e as religiões de matriz africana.
Terminando o evento Valdo Lima convocou à todos os presentes que fizessem a lavagem simbólica da calçada da Casa de Cultura, saudando todas as regiões de matriz africana e o 1º Encontro UBUNTU Sociocultural.
Músicos e a União de Maricá se apresentaram após a lavagem da calçada.
Foi uma tarde inesquecível de astral superior!
Assista abaixo o vídeo completo do evento e para ver as fotos do encontro, acesse: https://fatosefotoscult.blogspot.com/2022/05/i-encontro-ubuntu-afro-sociocultural.html