terça-feira, 31 de maio de 2022

I ENCONTRO UBUNTU AFRO SÓCIOCULTURAL COM LAVAGEM DA CALÇADA DA CASA DE CULTURA FOI PERFEITO (vídeo)


 No domingo 29 de maio aconteceu o I ENCONTRO UBUNTU AFRO SÓCIOCULTURAL em apoio a cultura afro e as religiões de matriz africana,  com a lavagem simbólica da calçada da Casa de Cultura de Maricá, patrimônio histórico da nossa cidade.

Organizado por Valdo Lima, conselheiro de cultura e com total apoio do Conselho de Cultura de Maricá e do Fórum Cultural, o evento celebrou o momento de união e de respeito entre as religiões, entre os artistas, entre a sociedade civil organizada.

Valdo Lima com magnífica condução do evento, pediu ao coordenador da Casa de Cultura de Maricá, professor e historiador César Brum que abrisse o evento e este abraçando e acolhendo todos os artistas, colocou as instalações da casa de cultura à disposição dos mesmos.

O secretário de cultura e presidente do Conselho Cultural de Maricá não se fez presente, mas a vice presidente Rosane Canuto, em nome do conselho e demais conselheiros, agradeceu e celebrou o momento.

Vários conselheiros se apresentaram. Um dos grandes momentos foi quando Valdo Lima recitou de forma esplendorosa e emocionante, o Hino da Umbanda.

Valdo em determinado momento cedeu a palavra ao produtor e jornalista Pery Salgado que saudando à todos e parabenizando Valdo pela linda iniciativa, falou do problema pelo qual passa Osias Silveira - um dos maiores plástico do Brasil, que depois de mais de 30 anos em seu ateliê às margens da RJ 106 no Parque Nanci corre risco de ser despejado e pediu que o seu espaço, assim como a Casa de Maysa, de João Saldanha, de Beth Carvalho, passe a ser também um centro cultural do povo de Maricá, assim como o GAM também merece ser (confira informações ao final desta matéria). 

Finalizando sua palavra lembrou que dia 25 de maio é o dia municipal do evangélico, que no dia 26 é celebrada a missa solene na Matriz de Nossa Senhora do Amparo e a partir de agora, o dia 29 de maio será sim o dia da cultura afro e as religiões de matriz africana.

Terminando o evento Valdo Lima convocou à todos os presentes que fizessem a lavagem simbólica da calçada da Casa de Cultura, saudando todas as regiões de matriz africana e o 1º Encontro UBUNTU Sociocultural.

Músicos e a União de Maricá se apresentaram após a lavagem da calçada.

Foi uma tarde inesquecível de astral superior!

Assista abaixo o vídeo completo do evento e para ver as fotos do encontro, acesse: https://fatosefotoscult.blogspot.com/2022/05/i-encontro-ubuntu-afro-sociocultural.html


TODOS UNIDOS POR OSIAS: VAMOS TRANSFORMAR SEU ATELIÊ NO CENTRO CULTURAL OSIAS SILVEIRA

 Depois de cerca de 35 anos instalado no seu ateliê em um prédio às margens da RJ 106 (sentido Saquarema), no Parque Nanci, Osias Silveira corre o risco de ser despejado.


Instalado no local a pedido e autorizado pelo proprietário do imóvel, um espanhol que deu vida àquele espaço então ermo em Maricá, Osias criou seu ateliê onde cria e vende suas obras, fazendo encontros musicais vez por outra para ver e rever amigos e SOBREVIVER.

Com a PR PRODUÇÕES já realizou várias edições do projeto ARTE NA ESTRADA, criou a praça RAUL SEIXAS que mesmo depois da revitalização da área, foi preservada em respeito a obra de Osias, grande amigo de Raulzito.


Acontece que o velho amigo espanhol morreu e sua então concubina quer se apossar do imóvel e entrou na justiça para a retomado do prédio tentando despejar Osias.

O jornalista Pery Salgado iniciou uma campanha à favor do amigo e maior artista plástico de Maricá para que o então espaço de Osias, que segundo o jornalista não é mais do artista e sim do POVO MARICAENSE e de todos os amantes da boa arte, seja transformado em um Centro Cultural de Maricá, assim como estão sendo transformados a Cada de Maysa Monjardim, João Saldanha e Beth Carvalho, da mesma forma que foi transformada a casa de Darcy Ribeiro.


Que o prefeito Fabiano Horta e os 17 vereadores de Maricá se sensibilizem com isso e abracem essa causa.

Todos por Osias Silveira, todos pela criação do Centro Cultural Osias Silveira no Parque Nanci.