terça-feira, 31 de maio de 2022

BARÃO DE INOHAN 231 - 31 de maio de 2022

BARÃO DE INOHAN 231

31 de maio de 2022

- Vermelhinho sustentável renovará frota da EPT até 2038
- Caos na avenida 2: quando vão resolver e evitar os acidentes?
- Matéria sobre casamento comunitário na Globo gera novas dúvidas. Advogada se defende!
- Maryana Queiroz, Musa de Maricá 2022 é a Gata do Barão de maio
- Troca troca de secretarias conforme informou o Barão
- Finalmente: aberto os editais para concessão de pontos comerciais em áreas públicas de Maricá
- 14ª Campanha do Agasalho já começa a receber e entregar doações
- Viação Nossa Senhora do Amparo completa 72 anos
Tudo isso e muito mais na edição de 31 de maio do jornal Barão de Inohan, já circulando nas edições on line e revista eletrônica









I ENCONTRO UBUNTU AFRO SÓCIOCULTURAL COM LAVAGEM DA CALÇADA DA CASA DE CULTURA FOI PERFEITO (vídeo)


 No domingo 29 de maio aconteceu o I ENCONTRO UBUNTU AFRO SÓCIOCULTURAL em apoio a cultura afro e as religiões de matriz africana,  com a lavagem simbólica da calçada da Casa de Cultura de Maricá, patrimônio histórico da nossa cidade.

Organizado por Valdo Lima, conselheiro de cultura e com total apoio do Conselho de Cultura de Maricá e do Fórum Cultural, o evento celebrou o momento de união e de respeito entre as religiões, entre os artistas, entre a sociedade civil organizada.

Valdo Lima com magnífica condução do evento, pediu ao coordenador da Casa de Cultura de Maricá, professor e historiador César Brum que abrisse o evento e este abraçando e acolhendo todos os artistas, colocou as instalações da casa de cultura à disposição dos mesmos.

O secretário de cultura e presidente do Conselho Cultural de Maricá não se fez presente, mas a vice presidente Rosane Canuto, em nome do conselho e demais conselheiros, agradeceu e celebrou o momento.

Vários conselheiros se apresentaram. Um dos grandes momentos foi quando Valdo Lima recitou de forma esplendorosa e emocionante, o Hino da Umbanda.

Valdo em determinado momento cedeu a palavra ao produtor e jornalista Pery Salgado que saudando à todos e parabenizando Valdo pela linda iniciativa, falou do problema pelo qual passa Osias Silveira - um dos maiores plástico do Brasil, que depois de mais de 30 anos em seu ateliê às margens da RJ 106 no Parque Nanci corre risco de ser despejado e pediu que o seu espaço, assim como a Casa de Maysa, de João Saldanha, de Beth Carvalho, passe a ser também um centro cultural do povo de Maricá, assim como o GAM também merece ser (confira informações ao final desta matéria). 

Finalizando sua palavra lembrou que dia 25 de maio é o dia municipal do evangélico, que no dia 26 é celebrada a missa solene na Matriz de Nossa Senhora do Amparo e a partir de agora, o dia 29 de maio será sim o dia da cultura afro e as religiões de matriz africana.

Terminando o evento Valdo Lima convocou à todos os presentes que fizessem a lavagem simbólica da calçada da Casa de Cultura, saudando todas as regiões de matriz africana e o 1º Encontro UBUNTU Sociocultural.

Músicos e a União de Maricá se apresentaram após a lavagem da calçada.

Foi uma tarde inesquecível de astral superior!

Assista abaixo o vídeo completo do evento e para ver as fotos do encontro, acesse: https://fatosefotoscult.blogspot.com/2022/05/i-encontro-ubuntu-afro-sociocultural.html


TODOS UNIDOS POR OSIAS: VAMOS TRANSFORMAR SEU ATELIÊ NO CENTRO CULTURAL OSIAS SILVEIRA

 Depois de cerca de 35 anos instalado no seu ateliê em um prédio às margens da RJ 106 (sentido Saquarema), no Parque Nanci, Osias Silveira corre o risco de ser despejado.


Instalado no local a pedido e autorizado pelo proprietário do imóvel, um espanhol que deu vida àquele espaço então ermo em Maricá, Osias criou seu ateliê onde cria e vende suas obras, fazendo encontros musicais vez por outra para ver e rever amigos e SOBREVIVER.

Com a PR PRODUÇÕES já realizou várias edições do projeto ARTE NA ESTRADA, criou a praça RAUL SEIXAS que mesmo depois da revitalização da área, foi preservada em respeito a obra de Osias, grande amigo de Raulzito.


Acontece que o velho amigo espanhol morreu e sua então concubina quer se apossar do imóvel e entrou na justiça para a retomado do prédio tentando despejar Osias.

O jornalista Pery Salgado iniciou uma campanha à favor do amigo e maior artista plástico de Maricá para que o então espaço de Osias, que segundo o jornalista não é mais do artista e sim do POVO MARICAENSE e de todos os amantes da boa arte, seja transformado em um Centro Cultural de Maricá, assim como estão sendo transformados a Cada de Maysa Monjardim, João Saldanha e Beth Carvalho, da mesma forma que foi transformada a casa de Darcy Ribeiro.


Que o prefeito Fabiano Horta e os 17 vereadores de Maricá se sensibilizem com isso e abracem essa causa.

Todos por Osias Silveira, todos pela criação do Centro Cultural Osias Silveira no Parque Nanci.








segunda-feira, 30 de maio de 2022

MARICÁ 208 ANOS: ADRIANA MONTEIRO É A MUSA SÊNIOR DE MARICÁ 2022


Como é tradição, a PR PRODUÇÕES divulga nos dias 26 e 27 de maio as vencedoras do MUSA DE MARICÁ de cada ano, comemorando o aniversário de Maricá em 26 de maio.

São escolhidas as Musas nas categorias FIT, SÊNIOR e PLUS SIZE, porém especialmente em 2022, a PR PRODUÇÕES abriu uma exceção e apresentou quatro musas, duas na categoria Plus Size, sendo que uma delas receberá o título de MUSA PLUS SIZE DE MARICÁ HORS CONCOURS, pela sua trajetória, história de vida, luta e superação, sendo inclusive a primeira PCD a receber o título de MUSA DE MARICÁ. O nome dela é Larissa Chagas (25) - foto acima. Na categoria Plus Size Sênior, a escolhida foi a futura técnica de enfermagem, Michele Coelho (38).

Na categoria FIT, a Musa de Maricá 2022 é a estilista e crocheteira Maryana Queiroz (foto abaixo) e na categoria Sênior uma advogada, negra, mãe, esposa exemplar e grande exemplo de vida e bem estar foi a escolhida: o nome dela é Adriana Rodrigues Monteiro (37). 


QUEM É ADRIANA MONTEIRO

 Nascida em Itaboraí (RJ), é casada, tem um lindo filho e mora atualmente no bairro de Itapeba em Maricá (RJ). Formou-se com Advogada  em 2018 pela Universidade Estácio de Sá. Atua nas áreas do Direito de Família, Órfãos e Sucessores, Cível e do Direito do Consumidor.

Vindo de família humilde, passou por grandes adversidades (que será motivo em breve de nova matéria onde Adriana contará tudo sobre sua vida e superações), mas conseguiu se formar para defender o direito daqueles que passam por problemas diversos.

Exemplo de profissional e de mulher, mostra sempre que pode, suas atividades físicas sendo exemplo também de vida saudável e do bem estar.

Foi escolhida MUSA AFRO BRASILEIRA em julho de 2021 (https://culturarteenpr.blogspot.com/2021/07/adriana-monteiro-e-musa-afro-brasileira.html) e agora, nos 208 anos de Maricá, foi escolhida MUSA SÊNIOR DE MARICÁ 2022.

Ela deixou um recado para as mulheres, principalmente as negras: 

"Já evoluímos, contudo, temos muito que progredir, sendo certo que, a luta da mulher por igualdade de gênero é diária, ainda maior por sermos mulheres e negras; vivenciamos situações indesejadas a todo momento, porém digo, não abaixem a cabeça, continuemos lutando por nossos direitos, sempre fomos guerreiras. Vamos ser exemplo e incentivar nossas companheiras de batalha, tendo empatia e sororidade.

A mulher negra fez e continua fazendo história, colaborando com a evolução da sociedade, tanto social, como econômica e politicamente, em todas as áreas.

Sonho com o dia em que não teremos mais que batalhar pela igualdade. O dia que teremos uma sociedade respeitosa e empática. 

Acredito que debatendo e fazendo nossa parte, logo, conquistaremos uma sociedade justa e igualitária no sentido formal e material", definiu muito bem a data, a jovem advogada Adriana Monteiro, exemplo para as demais mulheres, negras ou não", concluiu Adriana Monteiro, MUSA SÊNIOR DE MARICÁ 2022, um grande exemplo de vida e superação a ser seguido.

Adriana também é uma das madrinhas da 14ª campanha do agasalho da PR PRODUÇÕES, e você pode entrar em contato com ela para entregar suas doações:






WANESSA ESQUERDO E NATÁLIA RANGEL SÃO MADRINHAS DA 14ª CAMPANHA DO AGASALHO


 Criada em 2008 pelo jornalista e produtor Pery Salgado, a CAMPANHA DO AGASALHO chega em sua 14ª edição. Nos dois últimos anos (2020 e 2021), a campanha foi muito restrita em função do período pandêmico, mas agora em 2022, voltamos com força total e em um novo período. 

Nossa campanha sempre começou no início do inverno e terminava em setembro. Mas a partir deste ano, a organização do evento resolveu começar a campanha para a arrecadação dos donativos no dia 10 de maio, seguindo até o dia 31 de julho (já no inverno), mas tendo assim a certeza que todas as doações serão entregues no período de frio mais rigoroso, o que não acontecia em sua plenitude nos anos anteriores.

Em 2019, foram mais de 4 mil pessoas de vestuário arrecadadas, onde essas doações foram entregues para o NAIR, PESTALOZZI Maricá, Lar dos Idosos no Caxito, Casa de Repouso Bethel Shalom em Inoã e para famílias carentes indicadas.


Neste ano, as primeiras doações (57 itens diversos) foram entregues em 17/05 e destinadas para a Associação Mulheres Filhas de Eva em Itaipuaçu (foto acima)e as demais doações serão destinadas prioritariamente para o NAIR, PESTALOZZI Maricá, Lar dos Idosos do Caxito e para o projeto VARAL e MESA SOLIDÁRIA de Cátia Andrade no bairro do Caju em Maricá.

O QUE PODE SER DOADO

Você pode doar roupas infantis, roupas masculinas, femininas, cobertores, calçados, brinquedos, livros, material escolar e neste ano, estaremos recebendo também alimentos não perecíveis que serão destinados ao projeto Varal e Mesa Solidária.

As doações poderão ser entregues nos pontos de arrecadação, que serão divulgados sempre que houverem novas adesões e também diretamente para as madrinhas da campanha. 

Inicialmente, as doações já podem ser entregues no restaurante COSTELA FOGO DE CHÃO no Espraiado, no restaurante CASTELO DOS REIS no km 23 da RJ 106 (sentido Niterói) em São José do Imbassai, no restaurante CAMARÃO NO BAFO na rua 13 esquina da rua Alcides Francisco da Cruz no bairro de São Bento da Lagoa, nas três lojas do supermercado GRAND MARCHE do centro (próximo a garagem da Viação Nossa Senhora do Amparo), em Ponta Negra (próximo ao DPO) e em São José na rotatória do Marine na avenida Guarujá, na Veterinária da Lagoa na rua Palmas (esquina com a lagoa do Marine) em São José do Imbassai e no grupo de compras e vendas FANIQUITAS que se reúne todas as quintas feiras das 13 às 17 horas no clube MALHA na Mumbuca.

Basta deixar suas doações nestes locais ou entrar em contato com as madrinhas da campanha, que todas as semanas a produção da campanha retirará para fazer a separação e seleção para as devidas entregas com fotos e matérias informativas.

WANESSA ESQUERDO E NATÁLIA RANGEL SÃO AS NOVAS MADRINHAS DA CAMPANHA

A modelo e musicista Wanessa Esquerdo, líder da banda TEMPERO DO FORRÓ e sua filha a modelo Natália Rangel são as novas madrinhas da campanha.

Vocês poderão entrar em contato com elas para fazerem suas doações através do telefone 21 99049-4319.

Venha, junte-se a nós!






domingo, 29 de maio de 2022

"ESSA SOU EU!" por Fernanda Brasil


Sem make, sem filtro, acabando de acordar, com olhos inchados, olheiras, sem escovar os dentes e sem escovar os cabelos…

Essa sou eu, FERNANDA BRASIL!!!

Nas fotos já nem me reconheço mais sem esses filtros, porque sem eles me acho feia!!!

Estou publicando essa foto (claro que para mim está horrorosaaaaa) mas essa sou EU!

Não quero perder minha naturalidade, também não quero deixar de usar recursos que me deixem melhor…

Só quero fazer tudo com moderação… Esquecer os padrões que a sociedade impõe e fazer o que me agrada!

Hoje acordei com vontade de ser EU MESMA!!! FERNANDA BRASIL. 

Produção, Modelo, Fotos e Texto: Fernanda Brasil, técnica de enfermagem, estudante de Perícia Criminal, modelo, Musa da Região dos Lagos, Macaé e Campos 2021, Garota da Capa 2021, Bruxinha do Barão 2021, Musa do estado do Rio de Janeiro 2021, MAMÃE NOEL 2021, GATA DO BARÃO 2021,  MUSA COMPLETA 2021, COELHINHA DO BARÃO 2022 e MISS BRASIL SÊNIOR NOVO MUNDO 2021/2022

Realização: PR PRODUÇÕES