quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

OREM POR PETRÓPOLIS. O RELATO DE UMA MORADORA QUE VIVEU E AINDA VIVE O DRAMA DAS CHUVAS!


Sou de PETRÓPOLIS e resolvi deixar esse relato aqui nos grupos. Quem é daqui também, deixe o seu relato. Vamos desabafar e nos ajudar. 

A cidade foi inteira destruída, todo o primeiro distrito foi muito afetado! Muitas mortes, muita gente perdeu tudo. Deus livrou a mim e a minha família do pior. O temporal começou na hora das crianças saírem da escola, e meu marido foi comigo buscar nossos filhos, porque depois da aula eu iria levar meu filho mais velho no curso de inglês, enquanto meu marido voltaria com o mais novo pra casa.

Moramos no centro e fomos andando debaixo da chuva. A situação estava feia mas era apenas o começo. Os rios já estavam cheios, muita água descendo as ruas, mas conseguimos chegar na escola. O térreo da escola estava um pouco alagado e começou a movimentação para passar as crianças para o andar superior. 

Meu filho mais novo esta em adaptação na escola, então estava bem assustado, e quando o trouxeram para mim foi um alívio imenso. Meu marido foi buscar o mais velho na sala dele, um pouco antes dela também ser evacuada. 

Fiquei no refeitório, segura com as crianças, enquanto meu marido ajudava a carregar crianças e mochilas. O tempo foi passando e a chuva só aumentava. Na frente da escola tem um rio e em pouco tempo ele já havia tomado conta das ruas. 


Três barreiras caíram ao lado da escola mas não aconteceu nada na escola, de fato. A escola é localizada exatamente no meio dos locais mais atingidos. Nós demos MUITA sorte de chegar a tempo para ficarmos com nossos filhos, enquanto a grande maioria das crianças esperavam pelos seus pais. A escola ficou sem luz, o que dificultou ainda mais a situação. 


Aconteceu algo que mexeu muito comigo e que não paro de pensar. Em uma das vezes que fui na frente da escola ver como estava a rua, vi que tinha uma pessoa do outro lado que não conseguia sair. Estava tudo tomado pela água e a correnteza forte demais! Mas percebi que ela estava querendo tentar sair, então eu e mais uma moça começamos a gritar pra ela não andar, que ela seria levada. A pessoa parecia não ter noção do quão perigoso estava. Ela estava longe e o barulho da chuva e da água não nos deixou ouvir o que ela dizia, mas eu gritei o mais alto que eu consegui para ela não sair de onde ela estava.

Pessoal, eu tenho certeza de que se eu não estivesse ali naquele momento aquele homem ia ser levado pela água. Depois de três horas presos na escola, a chuva parou e quando o nível da água diminuiu bem, meu marido foi andando até o centro da cidade para ver se conseguiríamos ir embora. Estava tudo destruído, e no meio do caminho ainda estava alagado. Mas resolvemos encarar e estar mais perto de casa, visto que estava dando para passar pela maior parte do caminho. 

Meu marido voltou até a escola para nos buscar e foi com o pequeno nos ombros e eu e o mais velho andando. Quando chegamos no local alagado, esperamos um tempo. Tentamos comprar algo no mercado mas a fila estava enorme e desistimos. Ficamos perto do ponto de alagamento e começamos a ouvir que os fios estava pegando fogo. Apesar disso, não vimos nada e logo o pessoal começou a atravessar a rua alagada, dando sinal de que já era possível passar. 

Atravessamos a rua e já estávamos cada vez mais perto de casa. Muita lama, muitos carros pelas ruas, muito caos, mas conseguimos chegar bem, graças a Deus e aos nossos mentores que com certeza nos ajudaram através da intuição a saber o que fazer na hora certa. 

Quando chegamos em casa é que conseguimos ter a dimensão do que realmente aconteceu em toda a cidade, e ficamos em choque. Haviam corpos pela rua, ônibus lotados ficaram submersos, e pasmem: exatamente onde estávamos esperando a água baixar para podermos passar e também no mercado, que resolvemos não ficar na fila, teve arrastão, pouco tempo depois de sairmos dali, com tiros e muita correria. 

Gente, minha cidade precisa muito das orações de todos. Todas as lojas do centro da cidade foram destruídas, ônibus lotados afundando e as pessoas sendo carregadas pela água, corpos presos nas pontes. Um verdadeiro caos, que me fez lembrar da live em que Halu Gamashi (https://www.youtube.com/c/HaluGamashi) falou da previsão terrível com a revolta das águas. 

Em meio a tantos desencarnes, nossa cidade estará imersa em energias densas e muitos obsessores. Meu coração aperta de pensar nas vidas e almas perdidas. Peço que mandem energias de planeta em oração para cá. 

Houveram deslizamentos em muitos bairros, estima-se que em um deles mais de 80 casas foram destruídas! 

#oremporpetropolis 
Luciana Gomes