sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

O DRAMA DE CONSEGUIR O PRIMEIRO EMPREGO com Rayra Antônio


Muitos jovens reclamam muito por passarem pelo mesmo problema: conseguir o primeiro emprego sem ter nenhuma experiência. E como conseguir essa experiência se não lhes é dada oportunidade para exercer o primeiro emprego?

Um programa sensacional existe aqui no Brasil, chamado jovem aprendiz, onde adolescentes a partir dos 14 anos (em determinadas situações), começam a trabalhar em meio expediente, aprendendo uma profissão e ajudando no orçamento doméstico. Mas, a maioria das empresa que participam deste programa, preferem dar essas oportunidades para jovens que estejam completando 18 anos, que já tenham toda a devida documentação, e que tenham terminado o ensino médio, para não atrapalhar na sua educação.

Em Maricá, o mais importante e conhecido programa Jovem Aprendiz, é oferecido pela Viação Nossa Senhora do Amparo em parceira com o SEST/SENAT, onde aproximadamente 30% daqueles que participam do programa durante um ano, são efetivamente contratados pela empresa.

Conhecemos recentemente uma bela jovem, guerreira, que tenta há alguns meses conseguir seu primeiro emprego, ainda sem sucesso. Mas ela apesar de chateada com o fato, não se deixa abater e corre atrás, sendo de certa forma, sua empreendedora, pois exerce com méritos e já alguns clientes fixos, o serviço de manutenção de jardins e limpeza de terrenos, ajudando a se manter além de ajudar sua mãe e seus irmãos.

O nome dela é Rayra Antônio (20), mora em Itaipuaçu no bairro de São Bento da Lagoa. Há 3 anos seu pai deixou sua mãe com 3 crianças pequenas e pelo fato de sua mãe não ter trabalho de carteira assinada ela ensinou Rayra a buscar o seu caminho, a ganhar o seu dinheiro e a sua independência.

São 3 anos que trabalha de faxina, fazendo manutenção de jardins, cortando grama, capinando terreno, limpando quintal etc... Nunca trabalhou de carteira assinada porém nestes 3 anos está tentando ter um trabalho de carteira assinada, mas em conversa com o jornalista Pery Salgado (CULTURARTE) disse ainda não ter conseguido nada: "Todo mês eu separo uma semana para entregar meus currículos. 

"Na semana passada eu entreguei 30 por Inoã, Itaipuaçu e outros bairro de Maricá e não consegui nada. Até cheguei a fazer entrevista mas ninguém me chamou depois. Eu terminei meus estudos por apostilas online no CEJA em Maricá e desde então eu procuro um trabalho fixo, por que é horrível você não ter um trabalho certo. Esses trabalhos que faço ainda são poucos, e por não ter um trabalho fixo eu não consigo pagar um concurso ou uma faculdade e vivo assim, entregando currículo e acreditando que uma hora Deus vai me ajudar", explicou Rayra.

CULT: Rayra, desde que idade você começou a fazer estes trabalhos de jardinagem?
RAYRA: Comecei quando eu tinha 17 anos, e me orgulho muito. Quando posso eu ajudo minha mãe sim. Porque nem sempre me sinto feliz. Faço o trabalho por necessidade. O problema é que esse é um tipo de trabalho muito pesado.


CULT: Começou então por necessidade de ter algum tipo de renda? E por que escolheu manutenção de espaços?
RAYRA: É um TRABALHO que no momento de dificuldade apareceu, e me dedico muito, faço bem feito, fica tudo lindo e limpinho.


CULT: E os clientes, ficam satisfeitos, gostam do trabalho, chamam você para outros serviços? Já tem clientes fixos?
RAYRA: Sim, sim, gostam muito e tenho até hoje clientes fixos.


CULT: Você só atende em Itaipuaçu ou atende em toda Maricá?
RAYRA: Nunca sai de Itaipuaçu não, porque nunca tive oportunidade de ir para outros lugares, mas se me chamarem possa atender em Inoã, São José e até no centro de Maricá. Atendo todos os dias inclusive sábado e feriado. Deixo o domingo para curtir minha família e descansar.


CULT: Sobre o primeiro emprego de carteira assinada você falou que tem entregado muitos currículos e ninguém te chama. Para você qual seria o problema, por que isso acontece?
RAYRA: Agora no momento por causa da covid, mas creio que seja porque nunca trabalhei de carteira assinada e ninguém quer arriscar dando a primeira oportunidade no mercado de trabalho. Me sinto mal com tudo isso, desvalorizada, desacreditada, porque eu sou muito esforçada e dedicada mas não posso mostrar isso sem uma oportunidade. Eu queria que as pessoas soubessem que não é porque sou jovem que só quero "zuera". Eu amo trabalhar, buscar o meu dinheiro, a minha independência, mas muitos me julgam por ser nova.


Rayra afirma que não torce por nenhum time (não gosta de futebol), sua cor predileta é a preta e a amarela. Gosta de suco natural de maracujá e carne com batata e arroz acompanhado de feijão e salada de alface é o seu prato predileto. Rayra não pratica esporte e malha de vez em quando. Prefere usar tênis, gosta de usar calça e blusa, mas diz que está mudando sua preferência para vestidos mais curtos e adora dormir de shortinho e top. Para passear gosta muito do calçadão da praia de Itaipuaçu e para namorar, nada melhor do uma praia.


CULT: Seus sonhos e desejos.
RAYRA: Meu sonho é me formar em medicina  e me tornar mãe, ter minha casa própria e meu desejo é sair de casa  e casar com o meu namorado e ter nossa liberdade. Mas meu desejo agora é ajudar minha mãe. A gente está passando necessidades e quase agora escutei minha mãe reclamando e eu subi para o quarto chorando porque não posso ajudar ela. Sem trabalho é impossível.


CULT: Recados, o primeiro para os jovens que passam pelo mesmo problema que você está passando na questão do primeiro emprego e o segundo para os empresários que não dão oportunidades aos jovens sem experiência.
RAYRA: Não desista, porque eu sei que dói, eu sei que é difícil, eu sei que parece impossível mas acredite, tudo na vida há um propósito, levante quantas vezes for necessário mas não pare, plantar hoje e amanhã ou futuramente você vai colher de todo esse esforço do seu trabalho, da sua plantação.

Para os empresários, nos julgam por sermos jovens, mas nós carregamos uma vontade imensa quando queremos algo, corremos atrás e levantamos mesmo quando todo mundo quer passar por cima, então pare de olhar com os olhos de crítica e comecem a estender a mão como oportunidade de ajudar os jovens, aqueles sem experiência.

Rayra deixou seu telefone para quem quiser contratá-la, ou chamá-la para uma entrevista, ou também, para que ela faça um lindo trabalho de conservação no seu jardim. Ela realmente capricha. É só ligar para (21) 99383-0099 e acreditar no potencial desta linda jovem.

RAYRA: Obrigada pela oportunidade que vocês estão me dando, sendo porta voz de todos os jovens na busca do primeiro emprego. Um beijo à todos vocês do CULTURARTEEN (CULTURARTE).