Brasil domina a China e vence na estreia do feminino
Marta e Andressinha comandaram as ações ofensivas do time de Vadão na segunda etapa
Começaram as olimpíadas do Rio de Janeiro na tarde desta quarta feira 03 de agosto, com os primeiros jogos do futebol feminino e também com a boa estréia do Brasil. Mas a cerimônia de abertura OFICIAL será nesta sexta feira, 05 de agosto às 19:30 h no Maracanã.
A Seleção Brasileira feminina de futebol começou com pé direito a caminhada pelo inédito ouro olímpico. No Engenhão, as meninas comandadas por Vadão bateram a China por 3 a 0, em um jogo dominado completamente pelas anfitriãs.
Apesar da superioridade, o placar magro pode ser explicado pelo nervosismo do Brasil. A equipe verde-amarela criou muita chances, mas pecou nas finalizações. Depois que a China recuou completamente, o time abusou das bolas aéreas.
E de tanto lançar, o Brasil venceu pela insistência. Aos 35 minutos, Marta cobrou falta na área, a goleira Zhao Lina saiu mal e deixou a bola “viva”. Depois de um bate e rebate, ela sobrou para Mônica na marca do pênalti, que cabeceou meio sem força. Mesmo assim, a bola passou por três chinesas e parou no fundo do gol.
O time ainda poderia ter aumentado o placar no finalzinho do primeiro tempo, mas Andressa Alves, de dentro da pequena área, completou o cruzamento de Cristiane por cima da meta chinesa.
Susto só nos acréscimos, quando Fabiana recuou bola para Bárbara sem perceber que a companheira saía do gol. A goleira correu, não chegou na bola, mas por sorte ela saiu em linha de fundo.
Na volta para o segundo tempo, a China se soltou mais ao ataque, mas o Brasil continuou sendo a equipe mais criativa no jogo. Aos 12, Vadão mandou Andressinha para campo no lugar de Thaisa. Três minutos depois, após suportar alguns minutos de pressão das chinesas, a atacante acertou belo lançamento para Marta. A camisa 10 levou para a linha de fundo e deu boa assistência para Andressa Alves bater de primeira e ampliar o placar.
Já nos acréscimos, a artilheira Cristiane fechou o marcador. Em cobrança de falta ensaiada, Andressinha colocou na cabeça da atacante, que só teve o trabalho de raspar para o gol.
O resultado deixa o Brasil na liderança do Grupo E, com os mesmos três pontos da Suécia, mas com saldo de gol maior. As duas equipes se enfrentam no próximo sábado, dia 06, às 22h (de Brasília). Quem vencer, garante a classificação para o mata-mata do torneio.
Veja resultados do 1º dia do futebol feminino:
Canadá 2 x 0 Austrália
Suécia 1 x 0 África do Sul
Brasil 3 x 0 China
França 4 x 0 Colômbia