sábado, 31 de julho de 2021

BARÃO DE INOHAN 221 - 31 de julho de 2021

BARÃO DE INOHAN 221
31 de julho de 2021











ADRIANA MONTEIRO É A "MUSA AFRO-BRASILEIRA 2021"

"Sonho com o dia em que não teremos mais que batalhar pela igualdade. O dia que teremos uma sociedade respeitosa e empática",  Adriana Monteiro


 O Dia da Mulher Negra é comemorado no Brasil em 25 de julho e foi instituído pelo governo federal pela Lei nº 12.987/2014 em 2014. A data foi inspirada no Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha (dia 31 de julho), criado em julho de 1992 pela ONU - Organização das Nações Unidas. 

O Dia da mulher Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha é comemorado desde a última década do século XX.

SEMANA DA MULHER NEGRA

As comemorações começam em 25 de julho e se estendem até o dia 31 comemorando a semana da mulher negra. Em comemoração, são realizadas audiências públicas, festivais, seminários, conferências e feiras, entre outras atividades, que têm por objetivo reafirmar a identidade, a história e a luta das mulheres negras brasileiras. 

Lembram que o Brasil foi em grande parte construído através, por cima e com sacrifício da mulher negra, que foi ama, babá, escrava, amante e prostituta para gerações de brasileiros, assim como também em vários outros países. A chegada das mulheres africanas marcou a formação social brasileira. 

Na escravidão mulher negra sofreu uma dupla exploração, além der ser escravizada sofrendo da violência inerente a esse sistema ela foi também explorada sexualmente como amante, objeto de estupros e prostituta.

Além disso, essas mulheres trouxeram tradições ancestrais que influenciaram a língua, os costumes, a alimentação, a medicina e a arte, além de introduzirem métodos agrícolas, vários produtos e valores coletivos no Brasil.

Aproveitando a data, a PR PRODUÇÕES criou mais uma homenagem a estas guerreiras, mulheres que se superam, que são grandes exemplos de vida e de vitórias, servindo de exemplo para as demais mulheres da nossa sociedade.

Com isso, a produtora criou o prêmio MUSA AFRO BRASILEIRA e como primeira representante desta nova honraria, concedeu a premiação para a jovem advogada negra,  ADRIANA DA SILVA RODRIGUES MONTEIRO (36).

Nascida em Itaboraí (RJ), é casada, tem um lindo filho e mora atualmente no bairro de Itapeba em Maricá (RJ). Formou-se com Advogada  em 2018 pela Universidade Estácio de Sá. Atua nas áreas do Direito de Família, Órfãos e Sucessores, Cível e do Direito do Consumidor.

Vindo de família humilde, passou por grandes adversidades (que será motivo em breve de nova matéria onde Adriana contará tudo sobre sua vida e superações), mas conseguiu se formar para defender o direito daqueles que passam por problemas diversos.

Exemplo de profissional e de mulher, mostra sempre que pode, suas atividades físicas sendo exemplo também de vida saudável e do bem estar.

Nossa MUSA AFRO BRASILEIRA 2021, deixou um recado para as mulheres, principalmente as negras: 

"O Dia da Mulher Negra e o Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha não é de comemoração, mas de conscientização, uma vez que, quando falamos das nossas lutas, grande parte da sociedade ainda olha torto e costuma menosprezar essa batalha. 

Já evoluímos, contudo, temos muito que progredir, sendo certo que, a luta da mulher por igualdade de gênero é diária, ainda maior por sermos mulheres e negras; vivenciamos situações indesejadas a todo momento, porém digo, não abaixem a cabeça, continuemos lutando por nossos direitos, sempre fomos guerreiras. Vamos ser exemplo e incentivar nossas companheiras de batalha, tendo empatia e sororidade.

A mulher negra fez e continua fazendo história, colaborando com a evolução da sociedade, tanto social, como econômica e politicamente, em todas as áreas.

Sonho com o dia em que não teremos mais que batalhar pela igualdade. O dia que teremos uma sociedade respeitosa e empática. 

Acredito que debatendo e fazendo nossa parte, logo, conquistaremos uma sociedade justa e igualitária no sentido formal e material", definiu muito bem a data, a jovem advogada Adriana Monteiro, exemplo para as demais mulheres, negras ou não.", concluiu Adriana Monteiro, MUSA AFRO BRASILEIRA 2021, um grande exemplo de vida e superação a ser seguido.




sexta-feira, 30 de julho de 2021

REBECCA ANDRADE, PRIMEIRA MULHER BRASILEIRA E NEGRA LEVA PRATA NA GINÁSTICA ARTÍSTICA


 A ginasta Rebeca Andrade (22), levou a medalha de prata na ginástica artística nos Jogos de Tóquio. A atleta de Guarulhos, na Grande São Paulo, alcançou um marco histórico ao se tornar a primeira mulher brasileira (e latino-americana) a chegar a um pódio nessa modalidade numa olimpíada. 

A conquista além disso teve um gosto especial por Rebecca ser NEGRA e sua conquista aconteceu nas comemorações da SEMANA DA MULHER NEGRA que é comemorada no Brasil de 25 a 31 de julho.

Ao som do funk "Baile Favela", ela marcou 57,298 pontos na prova (veja abaixo trecho da apresentação), atrás apenas da americana Sunisa Lee, que marcou 57,433 pontos. O bronze ficou com a russa Angelina Melnikova, com 57,199 pontos.

A ginasta brasileira que hoje compete pelo Flamengo também conquistou vaga em mais duas provas além do individual geral, que lhe rendeu a vitória desta quinta-feira. Os olhos do Brasil vão se voltar novamente para ela na decisão do salto no próximo domingo (1º) e, na segunda-feira (2), do solo.


De Guarulhos para Tóquio

Nascida em Guarulhos, na Grande São Paulo, a medalhista saiu de casa aos 9 anos para se dedicar ao esporte. Ela já sofreu três lesões no joelho e chegou a pensar em desistir da vida de atleta, mas a mãe, Rosa Santos, não deixou.

Foi em um projeto social que, ainda criança, Rebeca ganhou o apelido de "Daianinha de Guarulhos", em referência a Daiane dos Santos, vencedora de nove medalhas de ouro em campeonatos mundiais no solo entre 2003 e 2006. Hoje é Daiane quem reverencia Rebeca: "Essa prata vale ouro pra gente", disse a outra estrela da ginástica após o resultado em Tóquio.

Na cidade natal da medalhista, os primeiros mestres dela no esporte acompanharam com atenção a apresentação e não puderam conter a alegria com o resultado da prova.

"Vai chover criança na porta do ginásio querendo fazer ginástica", disse Mônica Barroso dos Anjos, técnica da equipe de ginástica de Guarulhos, que abriu as portas para Rebeca no Projeto Iniciação Esportiva.










CRIS SHIMIT, TESOURA DE DIAMANTE, É A MUSA SÊNIOR DE NITERÓI 2021


O nome dela é Cristina Silva, também conhecida como Cris Shimit (seu nome artístico), vindo de família com descendência alemã.

Sua família era do sul do país, mais precisamente de Florianópolis (SC) e vieram para o Rio de Janeiro tentar a vida, indo parar em Niterói. Cris nasceu em uma maternidade de São Gonçalo.

Desde pequenina, passou por diversas dificuldades com a família e seus problemas foram inúmeros. Sua mãe verdadeira não pode criá-la e Cris foi criada pelos seus tios (um casal de irmãos).

Com apenas três aninhos descobriram que ela tinha miopia e astigmatismo já bastante avançado, tendo que fazer inúmeros tratamentos. Cris  quase não enxergava nada. Com 4 anos seus irmãos decidiram sair de Niterói e comprar uma residência em Itaboraí onde ficaram morando até completar Cris completar 9 anos

Infelizmente seu tio (e pai de criação) faleceu quando Cris completou 9 aninhos e a vida novamente deu uma reviravolta: "ficamos para lá e para cá, moramos em tantos lugares que perdi a conta, não me lembro mais" falou emocionada Cris para a reportagem do CulturarTEEN.

"Passamos por tantas coisas..."

Com 15 anos e muito sacrifício, fez seu primeiro curso de cabeleireira em São Gonçalo, onde voltou a morar, mas sem recursos financeiros e passando por muitas dificuldades não pode comprar os materiais para poder trabalhar.

A sua mãe de criação era manicure e a ensinou a fazer unha, tornando-se eximia manicure e assim, Cris começou a atender algumas clientes para ajudar na casa.

Se casou pela primeira vez aos 18 anos e teve seus dois primeiros filhos. Já estava morando em na Baixada Fluminense, em São João do Meriti e trabalhava em uma loja na cidade vizinha de Nilópolis. Mas sua vida não era fácil e teve muito sofrimento em São João de Meriti, era mal tratada (violentada) e se separou vindo morar em Maricá.

Depois de tanto sofrimento, assim que chegou em Maricá em 2010, arrumou logo um trabalho no centro da cidade, em um salão. Morava na casa de sua família no Condado e ia a pé todos os dias para o trabalho, para economizar e ajudar da criação dos seus filhos (na época ainda não existiam os vermelhinhos, ônibus de tarifa zero).

"De lá para cá nunca mais parei, fui comprando minhas coisas aos poucos e hoje me considero uma vencedora por tudo que passei", disse Cris mais uma vez com a voz embargada.


No decorrer de 2010, conheceu Vinícius, seu atual marido e em novembro resolveram morar juntos. Vinícius adotou para si os filhos de Cris e em 2014, Deus abençoou o casal com mais um filho, agora só deles.

Continuam morando no Condado e Cris agora atende suas inúmeras clientes em sua residência, que tem entrada pela rodovia Amaral Peixoto, no km 31, quase em frente ao condomínio Bosque dos Lordes.

No final de 2020, junto com seu esposo, criaram a banda ZIFE, que faz trabalhos de músicas gospel e seculares, mas devido aos inúmeros trabalhos e novas oportunidades que começaram a surgir após matérias realizadas pela PR PRODUÇÕES através do Informativo CulturarTEEN, Cris passou a ter uma visibilidade enorme, participando de ensaios fotográficos com a produtora e sendo convidada por outros fotógrafos e lojas para usarem sua bela imagem.

Se inscreveu em três concursos de beleza (sempre foi um dos seus sonhos). Foi escolhida a Gata do Barão do mês de junho (concurso do jornal Barão de Inohan, com final em dezembro) e na sexta feira 30 de julho, conquistou seu primeiro grande título de beleza, sendo agraciada com a vitória do MUSA SÊNIOR DE NITERÓI 2021, indo disputar a final do MUSA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.


RECONHECIMENTO E TÍTULO MÁXIMO COMO CABELEIREIRA

Não bastasse este título e toda visibilidade que está tendo, Cris foi chamada pelos organizadores do TESOURO DE OURO (maior evento da área de estética e beleza do Brasil), para receber não apenas o título de Tesoura de Ouro 2021, como sendo a melhor profissional da área em Maricá, mas sim, recebendo o título de TESOURA DE DIAMANTE 2021, que pela primeira é concedido a uma profissional de beleza da cidade e da região metropolitana II do estado do Rio de Janeiro.

Além de receber este título em setembro próximo, foi convidada a ser representa da maior cidade do Brasil - SÃO PAULO - na final do TRÍPLICE TESOURA, concurso que reúne os maiores cabeleireiros do país e que também acontecerá em setembro na capital paulista.

"Estou muito feliz por estar no evento Tesoura de Ouro onde fui escolhida para ganhar a Tesoura de Diamante e concorrer a tríplice tesoura - Ouro, Prata e Bronze em São Paulo. Para mim é motivo de muitas felicidade estar nesse evento só de pensar por tantas batalhas já passei. E agora, com a conquista do Mus Sênior de Niterói, cidade onde passei minha infância, o orgulho não cabe em mim. Deus realmente é maravilhoso" afirmou orgulhosa pelas suas conquistas a jovem Musa.

SAÍDA DA BANDA ZIFE

Mas nem tudo é alegria plena para a jovem Cris, que tanto tem conquistado. Na quarta feira 28/7, ela emitiu nota e enviou à redação do CulturarTEEN (https://culturarteenpr.blogspot.com/2021/07/turbilhao-de-emocoes-cris-shimit-se.html), informado que devido aos inúmeros trabalhos e compromissos futuros, estaria deixando a banda Zife que criou com tanto carinho. "Quem sabe mais adiante não volto a cantar e compor em carreira solo", informou Cris.

"Nessa vida, vamos ter várias pessoas por perto, para te animar e te desanimar, porém não dê ouvidos a elas e siga sempre o seu alvo, seu caminho, sua meta e se lembre que o impossível não existe. Você só precisa crer. Aproveito para agradecer a Deus, ao meu marido e filhos e ao casal de produtores Pery e Pricilla que tanto apoio e carinho tem me dado", finalizou a jovem Musa e Tesoura de Diamante, Cris Shimit.





quinta-feira, 29 de julho de 2021

BEZERRA 51 - 2º quadrimestre de 2021

 BEZERRA 51 - 2º quadrimestre de 2021


- Conheça a história de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Maricá, celebrada em 15 de agosto
- 30 de junho de 2002, nascia uma estrela. Desencarnava Chico Xavier, enquanto o Brasil estava feliz, comemorando o penta campeonato mundial. 19 anos sem o Mestre Chico!
- 29 de agosto, aniversário de Bezerra de Menezes
- Quem são elas? Vamos reverenciar as mulheres, deusas encarnadas
- Saiba o que é a Transição Planetária
- Conheça a Bênção do Trabalho
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO BEZERRA, ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID 19 E ENQUANTO DURAREM AS DETERMINAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ NA PREVENÇÃO DA PANDEMIA.

Informativo Bezerra, edição do 2º quadrimestre de 2021, já circulando na versão on line e na revista eletrônica.