segunda-feira, 24 de maio de 2021

Escute sua pele: Bruna Lombardi aos 68 anos, fala sobre o autocuidado


 Bruna Lombardi (68) não passou despercebida pelos seguidores nas redes sociais. A atriz e roteirista surgiu em uma foto de biquíni de estampa de animal print, em um registro compartilhado, segundo ela, contra sua vontade no Instagram. Bruna revelou que o clique em que deixa em evidência suas curvas, foi motivo de uma discordância com o marido, Carlos Alberto Riccelli.

"O Ri tirou essa foto, eu não gostei e pedi pra deletar. Ele foi contra e pediu pra postar. Divergências de casal ahaha", contou para os seguidores. A atriz de 68 anos (acreditem se quiser), foi convidada pela Avon para participar de uma reflexão sobre a importância de ouvir a pele e entender os sinais que ela nos dá.

Nossa pele reflete quem a gente é. Ou como está naquele momento.” Foi com essa frase que Bruna Lombardi abriu nossa conversa sobre pele, cuidados, transformações. “A pele é a imagem que nos representa e nos acompanha na jornada da vida.” Atriz, escritora, produtora, apresentadora e roteirista, Bruna é dona de um rosto marcante – e personalidade idem. Há tempos ela defende que não existe um padrão único de beleza. Que a beleza é múltipla, diversa, e nos representa de forma diferente nos vários momentos da vida. Bruna mantem uma vida regrada, com alimentação natural, sem excessos, sem carne vermelha e com muita água, sucos e água de coco.

Bruna conta que seu trabalho já exigiu muito da sua pele, seja por precisar passar várias horas do dia maquiada ou pela exposição ao sol. Ela lembra, por exemplo, das gravações da minissérie Grande Sertão: Veredas (que foi ao ar em 1985), quando deu vida a Diadorim. “Nesse trabalho, cheguei a ficar 12 horas em cima de um cavalo, com o sol na cabeça, poeira e sujeira no rosto... Porque era isso o que dava vida àquele personagem”, conta. Justamente por isso, Bruna sabe da importância de se cuidar, ser gentil, devolver à pele tudo o que ela nos dá.

Em cada etapa da vida, nossa pele se mostra de um jeito, e aprender a escutar as mensagens que ela manda, segundo Bruna, é o primeiro passo para o autoconhecimento. “A pele conta nossa história. Se não estamos comendo bem, ela sente. Se não dormimos bem, os sinais aparecem. Se não limpamos, hidratamos, nutrimos, ela demonstra.”

Para Bruna, esse cuidado está diretamente ligado à saúde e autoestima. Ela gosta de dizer que, quando está cuidando do rosto (limpando, nutrindo, protegendo), também está cuidando da mente e da alma. “Precisamos limpar nossa mente de pensamentos negativos, precisamos nutri-la com coisas boas... Porque tudo isso influencia a pele também.”

Como parte do seu ritual de skincare, a limpeza ocupa lugar de destaque. “Gosto de tomar banho antes de deitar e aproveito para lavar a pele. Nunca vou para a cama sem limpá-la. E o banho é um ótimo momento para isso, porque o vapor da água ajuda a abrir os poros e, então, o creme que uso para a etapa de nutrição penetra melhor”, entrega. Bruna tem usado o Renew Platinum 55+ Creme Noite com a tecnologia Protinol, que ajuda a resgatar a elasticidade, a definição e o contorno do rosto.

Não foi por acaso que, para celebrar os 28 anos de Renew em 2020, a Avon lançou a campanha #EscuteSuaPele e trouxe Bruna para essa conversa. A história entre ela e a marca vem de longa data (a Avon esteve com ela durante anos no programa Gente de Expressão e a atriz foi citada como exemplo de mulher em uma campanha da empresa em 2016).

“Ouvir o que a nossa pele tem a dizer é um convite ao autoconhecimento. É uma oportunidade para a gente descobrir quem é de verdade, sem querer ser quem não é.”

Para Bruna, fazer parte do movimento #EscuteSuaPele é trazer mais pessoas para essa reflexão e para o entendimento de que regras, padrões e estereótipos de beleza não fazem mais sentido. Cada beleza conta sua própria história – e as mulheres precisam estar juntas para contá-la.