terça-feira, 8 de novembro de 2022

RODA KIKONGO FALA DE SAÚDE, HIERARQUIA E RECEBE O MESTRE MACHADO (vídeo)

Foi um domingo mágico e por muitos esperado. A roda bimestral da Associação de Capoeira Kikongo, recebeu na praça do Barroco no domingo 6/11, o grande Mestre Machado


Roda bimestral da Associação de Capoeira Modelo Cultural Kikongo. Esta atividade não foi apenas uma roda de capoeira vazia, introduzimos conteúdos preliminares em forma de palestra sobre noções básicas em  toques de atabaque ministrada pelo Mestre Pirulito (membro da Kikongo) e também uma explanação sobre a saúde da mulher e a saúde dos homens ministradas pelas graduadas Daniela e Joselia, assuntos de saúde pública em tela na sociedade nos meses de outubro e novembro.

No momento da chegada do Mestre Machado, o Mestre Cobrinha além do abraço fraterno, parou a roda não só para recepcionar  grande Mestre, mas para falar sobre HIERARQUIA.

"Quando chega um mestre deste naipe numa 'roda', tem que parar, mesmo que ele a humildade de dizer que não precisa, TEM QUE PARAR, sabe porque? Por que a HIERARQUIA é um FUNDAMENTO da CAPOEIRA e quando se perde a hierarquia, a coisa DESTRAMBELHA e é um péssimo exemplo que nós poderemos dar para nossos alunos se a gente perde a hierarquia, porque a gente pode estar dando autonomia para um dos nossos alunos chegar em casa e falar para o pai assim: 'depois eu vou fazer isso ai que você pediu', 'daqui a dez minutos eu vou'. Não, tem que ser na hora, o pai mandou tem que ser na hora, isso é HIERARQUIA, OBEDIÊNCIA.

Então de novo, uma salva de palmas para o Mestre Machado" concluiu o Mestre Cobrinha.

Assista abaixo o momento da chegada do Mestre Machado: