quarta-feira, 23 de novembro de 2022

CONSCIÊNCIA NEGRA: A HIERARQUIA NA CAPOEIRA


Recentemente eu falei sobre hierarquia ao apresentar o Mestre Machado na roda bimestral da Associação de Capoeira Modelo Cultural Kikongo (associação fundada pelo mesmo em 1973), que aconteceu no domingo, 06/11, no Barroco, em Itaipuaçu, encontro registrado pelo CULTURARTE (https://culturarteenpr.blogspot.com/2022/11/roda-kikongo-fala-de-saude-hierarquia-e.html). Pois bem, duas pessoas fizeram contato comigo no privado pedindo que eu explicasse a elas o porque da hierarquia na capoeira, pois elas não sabiam que tinha isso na capoeira.

Pois bem! A capoeira não é apenas uma luta! A capoeira é luta, é dança, é história, é português, é ciências, é anatomia, é física, etc... E ela é também uma arte marcial, a arte marcial brasileira. Como todas as artes marciais a capoeira também tem uma organização hierárquica, onde, os capoeiristas mais modernos mantém respeito constante aos mais antigos nos ambientes de capoeira.

Uma luta não nasce marcial, ela se torna marcial em detrimento de seu histórico. Luta marcial é toda luta que participou de guerra. No caso da capoeira posso citar duas principais que foram a guerra do Quilombo dos Palmares e a guerra do Paraguai. 

Espero que eu tenha conseguido nessas poucas palavras esclarecer dúvidas que possam vir a ter um leigo ou até mesmo algum aluno iniciante...

Axé a todos.

20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Mestre Cobrinha - Ricardo Arruda

QUE SEJAM TODOS OS DIAS, A CONSCIÊNCIA DE TODOS (BRANCOS, NEGROS, AMARELOS, ÍNDIOS...)