segunda-feira, 15 de agosto de 2022

SOB AS BENÇÃOS DE N. S. DO AMPARO, NASCE O ECOS (ESPAÇO CULTURAL OSIAS SILVEIRA)


 Desde que o produtor cultural e jornalista Pery Salgado, editor do jornal Barão de Inohan e Informativo CULTURARTE começou o grito e pedido de TODOS POR OSIAS, onde solicitava que a classe artística de Maricá e amigos, viessem apoiar o maior artista plástico do município e um dos maiores do Brasil que corre o risco de ser despejado do local onde construiu sua vida e história em Maricá, há mais de 30 anos (https://culturarteenpr.blogspot.com/2022/05/i-encontro-ubuntu-afro-sociocultural.html).

O único local que acolheu o pedido do jornalista, foi no 1º Encontro UBUNTU AFRO SOCIO CULTURAL que aconteceu no domingo 29 de maio na praça Orlando de Barros Pimentel, realizado por Valdo Lima. Na ocasião, os artistas presente "hipotecaram" total apoio a Osias, mas na prática, a exceção do próprio Valdo, ninguém mais o acolheu, esquecendo que todos poderão ser ou passar pelo que hoje Osias passa.

Mas a Terra dá voltas e o universo sempre conspira a favor quando algo é feito com amor e boa intenção. Osias, o maior amigo de Raul Seixas, é querido e amado por inúmeros grupos de motociclistas e o presidente do Mc Sangue Bom - Raul Quinones, abraçou a causa e começou a se movimentar em benefício de Osias.

O jornalista também entrou em contato com o empresário (ex-candidato a prefeito de Maricá) e também motociclista, César Augusto, que de imediato abraçou a causa trazendo consigo o advogado Leonardo Cardoso que trouxe luzes e orientações ao problema de Osias.

Após várias conversas e orientações e já sabedor do desejo do jornalista de criar o Centro Cultural Osias Silveira, a ideia foi tomando forma. Pessoas foram se engajando no projeto e em 04 de agosto de 2022, nascia o embrião do centro cultural, com chegada também do grupo de mulheres Faniquitas (trazidas pelo jornalista), para no local, fazerem seu encontro de troca, compra e venda semanal, às quintas feiras sempre às tardes.

UM ERRO DEU ORIGEM O NOME

Justamente na matéria sobre este primeiro encontro do grupo FANIQUITAS (https://culturarteenpr.blogspot.com/2022/07/faniquitas-realiza-seu-encontro-no.html), onde no corpo do texto é mencionado o local como CENTRO CULTURAL OSIAS SILVEIRA (CeCOS), o jornalista, no título da matéria escreveu "Faniquitas realiza seu encontro no ESPAÇO CULTURAL OSIAS SILVEIRA", e foi justamente deste erro, que surgiu o nome do local, e a sigla ECOS veio para justamente mostrar a que se destina o espaço: ECOAR TODOS OS TIPOS DE ARTE.

Criado pelo jornalista Pery Salgado, pelo advogado Leonardo Cardoso e é claro, pelo artista Osias Silveira, o ECOS que tem outros nomes neste processo de criação (César Augusto, Mestre Cobrinha, Raul Quinones, Valdo Lima, Taty Dias, Norma Freitas, Valdiréa Duarte, Jô da Costa e Silva, Mara Angolana e Pricilla Darmont), terá como data efetiva desta criação, o dia da padroeira de Maricá - sob as bênçãos de Nossa Senhora do Amparo, em 15 de agosto.

Agora, o próximo passo é a formalização do ECOS (como movimento, coletivo, associação - o melhor formato será decidido) e a criação do seu estatuto, para posterior marcação da data efetiva de fundação, mas deixando claro, que nosso aniversário será sempre comemorado em 15 de agosto.

Venha se juntar ao ECOS, traga sua ideia, seu trabalho, sua arte... estamos aqui para abraçar, acolher todos os artistas, artesãos e todos os tipos de arte. Um lugar para exposições, divulgações, encontros, confraternizações, aulas e muito aprendizado.

Um presente para Maricá, que com certeza, será abraçado pelo EXECUTIVO e LEGISLATIVO municipal.

SEJA BEM VINDO AO ECOS!!!