4 de agosto de 1994, um grupo de artistas e artesãos dava os primeiros passos numa estrada que para muitos era utópica mas, para aqueles construtores de sonhos era uma meta: a construção de uma associação para abraçar todo fazer cultural.
Nascia o GAM - Grupo de Artistas de Maricá, por onde lembramos com saudades dos artistas que foram os alicerces da mais importante instituição privada de cultura do município, mas que hoje já não estão entre nós: Thelma Rosa, Jocelim Barbosa, nosso patrono Kleber Figueira, Fernando Pedrosa, Jocélia Costa Andrade, Linconl Lacroix, José Pereira, Luiz Ramalho e Raphael Cavalcanti.
Foram fundamentais também na criação, no apoio e no crescimento, as seguintes personalidades:
Prefeito: Luciano Rangel (in memoriam);
Prefeito: Uilton Vianna;
Vereadora: Consuelo Duque (in memoriam);
Prefeito: Ricardo Queiroz e a Viação Nossa Senhora do Amparo através do seu diretor, Dr. Francisco Caetano.
O GAM (Grupo de Artistas de Maricá) a entidade privada de cultura mais longeva do município e que até hoje não teve seu devido reconhecimento do poder público e nenhuma ajuda recebe (aliás só recebe visitas para os visitantes saírem bem na foto e nada mais), completa neste 04 de agosto, 28 anos de existência, e que as palavras da ex-presidente Anna Maria Horta, se perpetuem e que o RESPEITO e RECONHECIMENTO aos artistas (de todas as classes e categorias), assim como os produtores e fazedores de cultura sejam uma tônica da instituição.
Aproveitando e fazendo nossas as felicitações do artista plástico, terapeuta holístico, fazedor de cultura e conselheiro municipal de cultura - Valdo Lima "...eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...
Felicidades ao GAM!"
No final da tarde do dia 04, haverá um coquetel comemorativo e no sábado dia 06, um dia inteiro de comemorações. Confira as programações abaixo: