O que realmente é ser artista?
Ser artista é ser tudo o que você quiser realmente ser!
É criar, fazer nascer, reviver, dar formas ao inanimado, é dar vida àquilo que para tantos parece morto.
Ser artista é olhar para o nada e criar um tudo!
Ser artista é num papel em branco, fazer nascer um música, uma poesia, um desenho, uma forma, uma casa, uma ideia...
Ser artista é olhar pelo exíguo obturador da máquina e poder observar o mundo em total movimento, mesmo que sua arte seja aquele momento instantâneo, como se por mágica, fizemos o mundo parar para admirar a beleza da arte criada naquele momento!
Ser artista é escrever nas linhas e principalmente nas entrelinhas as mensagens, as notícias, as informações que emocionam, que nos fazem chorar, sorrir, ter raiva, ter esperança...
Ser artista é ouvir o canto de um pássaro e se inspirar em notas gotejantes uma canção de ninar, de gritar, de acalentar, de arrepiar...
Artista é antes de tudo um ser com vocação sensorial da alma. Existem sim muitas mitologias e enraizamentos mas antes existe a vontade de vir a ser descoberto pela mídia para tornar-se uma celebrity!
E é desta forma que se separa o joio do trigo. O artista não esta interessado em aparecer antes do seu trabalho, o que vemos é uma especulação por parte do público e da mídia em torno da figura do artista - talvez sua história venda mais que seu trabalho...
Os artistas são pessoas iguais às outras (são???). De onde vem a diferença? Talvez de uma sensibilidade mais aguçada com o poder de levar uma mensagem a um grande numero de pessoas.
Quanto a parte monetária da questão, falamos sempre o seguinte: vocês primeiro devem se perguntar o que desejam da Arte e ser muito honestos com vocês mesmos na resposta.
Uma vez acreditando e seguindo esse caminho, são três as etapas:
1) A satisfação pessoal
2) O desejo da fama
3) Ganhar dinheiro
Não é impossível conseguir os três ao mesmo tempo, mas difícil, ah, muito difícil, e no Brasil, este problema se potencializa. Então para que não haja a possibilidade de erro, é necessário a honestidade para evitar decepções com a Arte.
Os amigos e os amores te abandonam um dia, mas a Arte... ah a Arte... esta se for realmente tua, vindo não só do coração, mas da razão e principalmente da ALMA, esta nunca vai te abandonar.
Você é que pode abandoná-la, mas apenas quando perceber que não consegue viver sem ela. é que nascera um verdadeiro artista vindo de dentro para fora.
E nunca se esqueça: SER ARTISTA É CRIAR, FAZER NASCER, REVIVER... É BRINCAR UM POUCO DE DEUS!
Feliz dia do artista!