quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Tirar fotos todos sabem, mas VOCÊ sabe FOTOGRAFAR? (Dê valor a um bom fotógrafo)

 


Na época dos celulares cada vez mais potentes e com melhores resoluções, tirar fotos ficou fácil para todos, basta olhar na tela e pronto: sai um click. Mas você sabe realmente FOTOGRAFAR?

Qual a diferença entre tirar fotos e FOTOGRAFAR?

Bom, primeiro precisamos de UM BOM FOTÓGRAFO, com experiência (se possível, um que tenha grande vivência e que tenha feito cursos, onde vai saber como ENQUADRAR o objeto (ou cena, ou pessoa) a ser fotografado.

Este saberá respeitar e ter cuidado com luzes, sombras, imperfeições quer possam POLUIR a fotografia.


No caso de uma pessoa, saberá posicionar o modelo (homem ou mulher) no tema, no fundo, na cena e dirá qual pose deverá ser feita. Na foto abaixo, terá o cuidado para que um simples boné, não ESCONDA a beleza da modelo.

E depois, se for o caso, corrigir em programas de desenho e imagens, quaisquer imperfeições, obviamente sem exagerar.

Nesta matéria, mostraremos alguns detalhes, onde o posicionamento, a POSE, a POSTURA são fundamentais e mostraremos também, alguns erros absurdos cometidos pelo fotógrafo e por "aqueles profissionais" que querem dar um UP na foto e na modelo.

Caso 1 - FOTO EM PÉ: Com essa belíssima modelo e manequim (com mais de 40 anos), vejamos como é fundamental a POSE e o posicionamento da modelo e o cuidado do fotógrafo em deixá-la perfeita.


Vocês poderiam dizer: "nossa, que mulher linda, mas tem muitas imperfeições, a barriga está saliente, tem muita gordurinha sobrando e a lingerie não está de acordo. Mas se o fotógrafo posicionar a modelo de uma forma correta, o resultado será surpreendentemente diferente e perfeito!


Postura perfeita, imperfeições corrigidas e/ou escondidas, lingerie bem arrumada, valorização da modelo e um resultado PERFEITO. Agora, vamos comparar as diferenças:


Caso 2 - FOTO SENTADA: Aqui, a mesma modelo (com outra lingerie, onde é preciso destacar os detalhes das costas, foi solicitada a ficar sentada em um puff.


O resultado ficou péssimo. A lingerie parece feia, o bumbum da modelo ficou marcado e realçando imperfeições, além da postura dela estar péssima, RELAXADA ao extremo!

Mas basta fazer a modelo se posicionar melhor, esticar o corpo, que veremos a enorme mudança no resultado: primeiro o corpão da modelo REALÇADO (usou-se o artifício das mãos no cabelo o que "estica" mais ainda a silhueta. Reparem que ao "cavar" a lingerie, esta ficou bonita, e as imperfeições do bumbum da modelo "sumiram" ou foram minimizadas, ou seja, a POSE foi FUNDAMENTAL! Confiram abaixo a diferença:


Caso 3 - FOTO EXTERNA COM A MODELO SENTADA: Aqui, foi pedido à modelo que ficasse sentada, passando a imagem de DESCONTRAÇÃO. Mas cuidado, DESCONTRAÇÃO não quer dizer RELAXAMENTO. Na foto abaixo, a mesma bela modelo com seu belo sorriso, segura um copo meio que escondendo ele e sua POSTURA faz com que seus belos seios fiquem um pouco caídos, a barriga fique evidenciada e o biquíni não seja valorizado, além da posição do braço ficar parecendo que a modelo está ESCORADA e não sentada corretamente.

Mas se ela for colocada na POSE correta vejam a diferença do resultado: sem o braço ESCORANDO o corpo da modelo, sua postura mais ereta, evidenciou o corpão, ajudou a eliminar as imperfeições (a barriga sumiu), o biquíni foi realçado (vejam o detalhe da mão esquerda puxando parte do biquíni) e até o posicionamento do copo, evidenciou o que a modelo está bebendo.

Confiram abaixo a enorme diferença:


Caso 4 - FOTO EXTERNA COM A MODELO EM PÉ: Reparem bem nesta foto como a POSE da modelo é fundamental para valorizá-la. Ela levantou o ombro direito, o que de certa forma, ajudou a esconder parte do seu rosto. Sua postura está RELAXADA, com isso ela ficou um pouco curvada, o seu braço direito para frente, evidenciou essa curvatura, além de deixá-la com o bum bum batido. Notem também o posicionamento das pernas (juntas), o que acaba não ajudando na pose e na valorização da modelo. 

 Com as dicas do bom fotógrafo, o ombro direito abaixou um pouco evidenciando mais o rosto, o braço direito indo para trás e dando uma LEVE segurada no bumbum e puxando-o para cima fizeram com que a POSTURA da modelo melhorasse, o bum bum aumentasse e as coxas e pernas ficassem mais evidentes.

E por falar em pernas, veja o posicionamento de ambas, como se a modelo estivesse dando um passo: isso ajuda não só na base, como destaca as pernas valorizando a modelo e o detalhe dos pés como se estivesse usando um salto alto, dão um UP na modelo ajudando também a empinar o bumbum e obviamente, evidenciando as belas pernas.


Confiram a diferença: 


QUAL A IMAGEM VERDADEIRA?


Nesta imagem, temos a mesma modelo (esta com mais corpo e principalmente mais coxas e bumbum muito maior, o que pode ser um problema, tanto para a modelo quanto para o fotógrafo), e aí, fazemos uma pergunta: qual imagem é a REAL?

Quem respondeu a foto do meio (acima) acertou, mas repare que mesmo com a modelo estando na pose certa, o posicionamento do fotógrafo deixou seu grande bum bum IMPERFEITO, pois o lado esquerdo ficou evidenciado e o direito (devido ao posicionamento da perna direita) fez com que o bum bum parecesse caído. Neste caso, a foto ideal deveria ter sido de perfil e não de meio perfil como mostrado.
É ai que entra o designer (que pode ser o fotógrafo), usando um programa para correção e aperfeiçoamento de fotos com o PHOTOSHOP, e ai, valorizando o lado direito do bum bum, o resultado será surpreendente e perfeito como vemos abaixo.

Mas cuidado ao usar estes programas, pois ao tentarmos valorizar as curvas de uma modelo, podemos bagunçar a foto, ou seja, fique atento em todo o conjunto para o resultado não ser desastroso como a foto abaixo:


E para terminar, uma dica e os cuidados para fotos feitas USANDO ÓCULOS principalmente escuros e/ou espelhados. Muitas pessoas (principalmente em praias e piscinas), ao fazerem a conhecida SELFIE, acabam aparecendo também no óculos, mostrando o celular. E como falamos de bons fotógrafos, estes precisam tomar cuidado para não aparecer na lente dos óculos de quem estão fotografando, pois o resultado pode ser um desastre.


CONCLUSÃO:


Fique atento e DÊ VALOR A UM BOM FOTÓGRAFO!!!

Texto: Pery Salgado - PR PRODUÇÕES 
(jornalista e fotógrafo há 43 anos)