sexta-feira, 3 de novembro de 2023

CÁSSIA MONIQUE RECEBE TÍTULO DE 1ª MUSA INCLUSIVA DE SAQUAREMA


O Dia de 20 de setembro ficou marcado na história de Saquarema e na vida da bela Cássia Monique (46), que em 2021 recebeu o título de 1ª Musa Plus Size de Saquarema. Na época com 44 anos, Cássia (sempre linda) pesava cerca de 120 quilos e foi a primeira mulher a conquistar o título de MUSA PLUS SIZE DE SAQUAREMA (https://culturarteenpr.blogspot.com/2021/12/cassia-monique-e-musa-plus-size-de.html).

Os dois anos seguintes foram complicados na vida de Cássia que passou por vários problemas de saúde e uma cirurgia bariátrica que ocasionou algumas pequenas complicações, mas nossa linda guerreira soube superar, assim como muitas etapas que aconteceram em sua vida.

SUPERAÇÃO

 Superação poderia ser o sobrenome de Cássia, hoje com 46 anos e com quase 50 quilos a menos. Fazendo exercícios físicos regulares, Cássia hoje tem uma uma nova vida, com qualidade, mais saudável (embora sempre fosse uma - na época e em boa parte de sua vida - uma gordinha extremamente saudável e feliz, além de extremamente linda).

Mas algumas sequelas ficaram como a Diabetes tipo 1, hoje reconhecida pela OMS - Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde do Brasil como uma doença limitadora, não incapacitante, mas que é classificada como deficiência para efeitos legais. Diz o texto do MS:

"Comissão aprova projeto que considera diabetes tipo 1 como deficiência física para efeito legal. A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2687/22, pelo qual o diabetes mellitus tipo 1 (autoimune) será classificado como deficiência para efeitos legais".

Portadora desse tipo de diabetes, Cássia é então considera uma PCD (pessoa com deficiência), mas pela sua luta, garra, e vontade de superar e vencer todos os desafios, a PR PRODUÇÕES concedeu o título de 1ª MUSA INCLUSIVA DE SAQUAREMA para Cássia.

O título foi entregue na FAETEC Helber Vignoli Muniz de Bacaxá, em Saquarema (a maior e mais bem estruturada FAETEC do estado do Rio de Janeiro.

IV SEMANA DA INCLUSÃO

Participando junto com seu produtor - o jornalista Pery Salgado - da IV SEMANA DA INCLUSÃO, realizada de 18 a 21 de setembro na FAETEC de Bacaxá, Cássia contou sua história de vida e superação para uma seleta plateia composta por alunos, funcionários, professores, direção e convidados na quarta feira 20 de setembro, encerrando o ciclo de palestras que envolveu vários nomes que incluíram psicólogos, terapeutas, professores de atividades físicas e jornalista Pery Salgado que antecedeu Cássia, com a palestra "Eu acredito em você. E Você acredita?"

Cássia falou sobre sua jornada:

"Ainda hoje, infelizmente a sociedade vive aprisionada por padrões. Tentando fazer muitas pessoas caberem em um modelo predeterminado de beleza, eles despertam sofrimento e frustração. Por isso, que tal começar a desconstruir essa visão errada de 'corpo perfeito'?

Por muito tempo vivi assim, gostava de viver, sair, sorrir e amar. Mas no fundo me sentia muitas das vezes excluída e logo veio a depressão e por causa de outros motivos e perdas na minha vida, me vi num momento de depressão profunda. Foi tenso!

Nesse momento tentando um remédio para minha alma, conheci vários grupos de mulheres que tinham meu corpo, mas com um empoderamento para se vestir, se gostavam e ainda participavam de concursos de musas plus size.

Até o dia que conheci o amigo Pery que me convidou a fazer parte de um concurso de Musa Plus Size de Saquarema. Nossa, como foi maravilhoso para mim me ver nas fotos, achei a matéria sensacional, me senti mais mulher, dona de mim, enfim, mas como meu estado de saúde piorou muito, mesmo não querendo precisei passar por uma cirurgia Bariátrica que foi bem complicada.

Eu usava insulina três vezes ao dia, me furava de ficar com os dedos roxos de tanto medir minha glicose, fora os remédios para dormir e antidepressivos.

Enfim, hoje com um ano de cirurgia e com menos quase 50 quilos, eu posso caminhar, dançar, fazer academia... me sinto bem melhor e detalhe sou diabética, mas não uso mais insulina e os remédios só uso um comprido à noite junto com o de pressão.

Enfim, mesmo com o diabetes vivo com ela no controle, mudei minha alimentação e venho superando a cada dia mais e mais para viver bem e melhor.

Eu não vivo mais como querem que eu viva, não tenho padrão pela sociedade e sim eu quem escolho o meu. Meu corpo, minha vida e eu faço dele o que for melhor.

Meninas não desistam, não mudem por ninguém e sim sigam e lutem para vocês viverem bem e felizes.

A insegurança não é uma condição agradável e nela percebi que às vezes é difícil se libertar do que é cômodo. Mas o ser humano precisa evoluir, crescer. Isso é essencial.

Me abrigo ao me ver e me gostar e assim as angústias e medos se vão", finalizou Cássia sobre inúmeras palmas e com seu certificado na mão.

CERTIFICADO

Durante a palestra de Cássia, o produtor e jornalista Pery Salgado entregou o título de 1ª MUSA INCLUSIVA DE SAQUAREMA à Cássia Monique Paixão sob grande aplausos. Após as palestras e entregas dos certificados de participação da IV Semana de Inclusão, o momento de muitas fotos e celebrações pela segunda conquista da modelo.