De todas as edições do CULTURARTE durante o ano, esta é a que tenho mais prazer em redigir e diagramar: é a edição onde homenageamos de forma mais concreta, aquelas mulheres que são responsáveis pelas nossas vidas, pelas nossas existências: NOSSAS MÃES.
Elas são fantásticas, brincam de ser Deus, pois assim como Ele, nos dão a vida. A quem mais Deus poderia confiar uma tarefa tão DIVINA quanto a de dar a vida a uma pessoa se não fosse a uma MULHER, a uma MÃE?
Todos os homens, pequenos ou literalmente grandes, nasceram de uma mulher. Até o maior de todos os Homens, aquele que veio para nos salvar (Jesus, o Cristo), nasceu de uma mãe, nossa MÃE MARIA. Rendemos então todas as homenagens a estas mulheres maravilhosas. No caderno Informação Completa, alguns singelos textos que mostram quem são esses SERES DIVINOS.
Ser mãe ou não ser: eis a questão
Já que estamos falando em mães, vamos falar de gravidez... uma palavrinha tão simples com um significado tão complexo. Ás vezes muito esperada, muitas indesejada. Existem mulheres que sofrem muito por não conseguirem engravidar ou até conseguirem engravidar. Outras arriscam a vida tentando abortos por não se acharem preparadas para a maternidade. Outras ainda querem muito um filho e durante a gestação descobrem alguma doença incurável ou má formação, e quando lutam pelo direito de interromper uma gestação vã simplesmente não conseguem.
De fato são situações bem diferentes que envolvem uma mesma situação: a possibilidade de ser mãe. Gravidez não é brincadeira!!! Existem diversas formas de evitar uma gravidez indesejada se você não quiser um filho: pílulas, injeções, preservativos, que deveriam ser indispensáveis por diversos outros motivos... Mas... se “aconteceu” assuma suas responsabilidades, o erro foi seu, não do seu filho. Se ao contrário, você espera ansiosamente o dia de ser mãe, mas se já está perdendo as esperanças...
insista mulher!! E se a ciência não te ajudar, existem milhares de crianças esperando o colo de uma mãe nas instituições para adoção. A adoção é a melhor saída pra ambos os envolvidos, pense nisso, e seja uma MÃE VERDADEIRA, na ALMA, no CORAÇÃO! E tenha certeza, está tudo nos planos de Deus!
Pery Salgado - Editor