No domingo 30 de abril aconteceu a segunda reunião do CONEN Maricá, na residência de Denise Oliveira (viúva de Mauro Alemão), grande ativista, que reuniu mais uma vez, pessoas do melhor naipe para a consolidação da entidade no município e a formalização da diretoria provisória que deu o "start" para os trabalhos.
Em Maricá, o CONEN irá estruturar o seu Núcleo, na perspectiva de contribuir na promoção das políticas públicas de promoção da igualdade racial e ser uma ferramenta de denúncia das desigualdades raciais.
Na reunião aberta por Juca Ribeiro, este falou da atuação do CONEN em todo o Brasil (leia informações abaixo - O QUE É O CONEN), da atuação em 15 estados brasileiros e como deverá ser a linha de atuação na cidade de Maricá.
A reunião começou com a apresentação dos participantes, foi escolhida a presidente da mesa (Denise Oliveira) e foi convidada para secretariar a reunião Daiani "Paulista", professora de Educação Física e ativista em áreas sociais.
Juca informou sobre as pautas que seriam discutidas nesta primeira reunião formal do CONEN Maricá, destacados abaixo:
-1 Discussão do Plano Municipal de Igualdade Racial (verificação da existência e se de fato existindo, se está sendo aplicado)
- 2 Saúde da População Negra (dar transparência aos cuidados e serviços da municipalidade a este segmento populacional)
- 3 Execução da Lei 10.639 (lei que estabelece a obrigatoriedade do ensino de "história e cultura afro-brasileira" dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio. Também estabelece o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra no calendário escolar), uma vez que de FATO NADA AINDA ACONTECEU.
4 - Escolha da Coordenação Provisória e sua posse
No momento da escolha da coordenação provisória, Juca deixou claro que esta terá tempo de existência de três meses para o início dos trabalhos do CONEN Maricá e que esta direção poderá ser RATIFICADA na eleição da primeira diretoria efetiva.
Por sugestão de todos os presentes, Denise Oliveira foi conduzida a condição de Coordenadora Provisória do CONEN Maricá. Esta solicitou que Vânia Viana fosse então sua vice coordenadora.
O jornalista Pery Salgado sugeriu que Daiani Zayn "Paulista" fosse a secretária geral (uma vez que a mesma ficou incumbida da confecção da ata de reunião), com a escolha da servidora da saúde Alessandra como vice-secretária.
O Babalorixá Pai João foi escolhido como Tesoureiro e o advogado Leo Quintão foi conduzido à condição de Vogal da diretoria provisória.
Após a sugestão os nomes, houve a aclamação de todos os presentes, formalizando assim a coordenação provisória do CONEN Maricá, que terá como um dos principais trabalhos a criação de uma "Cultura Afro Estruturada", respeito as matrizes africanas, a religiosidade e ao povo negro do município.
Terminando a reunião, Denise Oliveira ofereceu um maravilhoso lanche, com salgados, sanduiches, sucos, caldo de ervilha, bolos e tortas, todos confeccionados pelo buffet DELÍCIAS DA DÊ.
O QUE É O CONEN
Na década de 1990, na luta de combate ao racismo, a discriminação, ao preconceito e a todas as formas de intolerância, surgiu a CONEN (Coordenação Nacional de Entidades Negras).
Esta coordenação é construída a partir de uma articulação das organizações participantes do I Encontro Nacional de Entidades Negras, o ENEN, realizado na cidade de São Paulo, em novembro de 1991. A CONEN é um coletivo de organizações que estão na base da sociedade e que combatem institucionalmente o racismo.
O CONEN está estruturado em quase todos os estados do Brasil, compondo um arco amplo de articulação antirracista, formada de núcleos ou frentes internas.
É importante lembrar que a CONEN foi responsável pelo desenho e indutora de diversas políticas de promoção da Igualdade racial da SEPPIR no primeiro governo Lula e atualmente, conta com diversos quadros e técnicos em diversas instâncias de governos pelo Brasil.
Presente também ao encontro a Princesa (2006) e Rainha do Maricarnaval (2007) Elis Vieira (técnica de enfermagem e assistente social) |