Secretaria de Cultura tem novo secretário
Na sexta feira 12 de maio foi publicado no JOM 1450 (abaixo), a exoneração do secretário de Sady Bianchin e a nomeação de Leandro Geraldo da Silva (ex-gerente de um dos setores da secretaria), para ser o novo secretário de cultura do município.
Leandro é namorado de Filipe Zeidan, filho da deputada estadual Rosângela Zeidan que é agora vista em quase todos os eventos oficiais em Maricá, ao lado do prefeito Fabiano Horta, enquanto o deputado Renato Machado (talvez por conta do nascimento do seu filho) esteja BASTANTE sumido das rodas maricaenses.
"Leandro da Silva é o novo Secretário de Cultura de Maricá!" comemora a artista plástica, fazedora de cultura e funcionária da secretaria de cultura, Priscilla Fontes
A Cultura de Maricá ganhou ontem a indicação de um quadro técnico que é mais que um Protagonista Cultural de Maricá, integra a nossa própria Identidade Cultural! Terá pela frente o desafio de coreografar um grande espetáculo: dialogar e estabelecer conexões com os Trabalhadores da Cultura, Conselho de Cultura, Câmaras Setoriais e Pontos de Cultura da cidade para construção de uma cultura verdadeiramente democrática que expresse a real identidade cultural de Maricá. Parabéns Leandro! Pela União e Solidariedade à Cultura!
Cultura é um Direito de Todos!
A trajetória de Sady Bianchin
Sady Bianchin, começou a se interessar por cultura — em especial teatro, música, cinema e poesia — desde a sua infância no Mato Grosso do Sul, e onde estudou em meio aos povos indígenas da região de Amambai. Mas sua fama de grande fazedor de cultura veio mesmo no Rio, em uma época que a cidade fervilhava de shows, festas e eventos da cena alternativa.
Sady possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1991), graduação em Comunicação Social - Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA (1990) e mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2000) e é Doutor em Teatro e Sociedade - Aspectos da Cena pela Università di Roma- La Sapienza (2005).
Foi presidente do Conselho Municipal de Cultura de Niterói, secretário de cultura do município de Maricá, Coordenador de Projetos especiais da secretaria estadual dos Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro e consultor cultural do Ministério da Cultura.
Foi coordenador da pós-graduação em Gestão e Produção Cultural das Faculdades Integradas Hélio Alonso, Coordenador do Núcleo Artístico Cultural - NAC/FACHA e Diretor Teatral do Grutacha - Grupo de teatro da Facha; Foi coordenador do Curso de Fotografia na Universidade Estácio de Sá (Campus João Uchôa e campus Tom Jobim-2010 a 2016), foi coordenador da pós Graduação em Gestão da Cultura- UNESA (2002 a 2012), e professor dos Cursos de Cinema e Fotografia e Comunicação social da UNESA (2009 a 2017).
Foi professor da Universidade Cândido Mendes dos cursos de Comunicação social e direito (2000 a 2016). Tem experiência na área de Artes, como poeta, ator e diretor teatral e nas áreas de cultura brasileira, Antropologia, cultura, memória e sociedade e História das artes. Professor visitante do programa de Pós-graduação em Pedagogia Social na Universidade Federal Fluminense-UFF.
Quem é Leandro Silva
Leandro da Silva ainda é pouco conhecido dos artistas de Maricá. Começou a aparecer no cenário maricaense das artes quando passou a ser coordenador do CEU, Centro de Artes e Esportes Unificado na Mumbuca, às margens da RJ 106 no km 28.
É, também professor de dança, onde promoveu alguns espetáculos de dança e teatro no CEU.
Terá um enorme desafio que acolher, agregar e AMPARAR os artistas e sendo sua uma grande missão a de unir a classe de artistas e fazedores de cultura em Maricá.
Despedida
Sady deixou uma mensagem de despedida, balanço dos anos que esteve à frente da secretaria e seus agradecimentos:
A POESIA RESISTE NA ALEGRIA E NA DIGNIDADE
"Que os sentimentos provoquem os acontecimentos e não o contrário." Jean Luc-Godard
Ficará na minha memória a passagem inesquecível de ter sido secretário de cultura de Maricá, principalmente nestes dois últimos anos, saio mudado e honrado, agradeço ao prefeito (alvinegro), que sempre me deu autonomia, agradecido ao secretário de governo João Maurício (é sempre uma aula de gestão estar com ele) e demais secretariado pela acolhida e generosidade. Obrigado aos artistas e trabalhadores da cultura pelo respeito e diálogo sincero.
Quero reverenciar o nosso deputado Federal Washington Quaquá pela confiança, aos vereadores, a toda a equipe da secretaria de cultura e dos programas (IPCEP, IBS e CECIP), que sempre me trataram com o maior respeito e carinho durante esta gestão de realizações e alegria que conseguimos desenvolver desde os duros períodos da pandemia até a realidade atual. Olhamos em frente e caminhamos com o sentimento de gratidão e missão comprida, e muito entusiasmo em ter contribuído com programas inovadores e políticas estruturantes, perenes e duradouras para Maricá. Vou em direção a novos desafios e deixo o coração vermelho no centro da Vila de Santa Maria. O mar de Maricá é agitado, mas atravessamos as ondas com a força coletiva de uma equipe dedicada e talentosa, com o firme propósito de pensar a cidade inteligente , criativa, solidária e sobretudo humanista. Viva Maricá! Viva a cultura!! Viva a arte!!!
ALGUMAS REALIZAÇÕES DA SECRETARIA DE CULTURA EM DOIS ANOS DE GESTÃO.
Ainda em sua despedida, Sady fez um balanço de tudo que realizou à frente da secretaria:
- Programa MARICÁ DAS ARTES (3600 alunos atendidos, com 34 oficinas artísticas, maior projeto social do Estado do RJ).
- MARICÁ MUSICAL (geração de renda para 70 bandas, atingindo em torno de 400 músicos e produtores culturais).
- Festival de Artes Cênicas, I FESTACEM (Contemplando 55 espetáculos, atingindo em torno de 150 atores, diretores e produtores).
- Eleição do Conselho Municipal de Cultura (segunda vez na história de Maricá, a primeira foi em 2009).
- I Mostra de Cinema Infantil (atingindo 600 crianças).
- Exposição de Artes Plásticas: "CANTO PORQUE RESISTO", na Casa de Cultura.
- Criação da Primeira Incubadora Social da Cultura/parceria com o ICTIM.
- Projeto de Contrapartida do Governo Estadual "Grandes Compositores" , com Wagner Tiso, Martinália, Toni Garrido e Kleiton e Kledir.
- Caravana da Cultura nas Escolas e comunidades (mais de 40 escolas visitadas, levando diferentes linguagens artísticas).
- Criação do primeiro Estúdio de Audiovisual Público de uma cidade brasileira.
- Plataforma para divulgação de conteúdo - MARICÁ FILMES./parceria com ICTIM.
- Programa de Arte e Cultura - PROAC (Primeira Lei de incentivo à cultura em 208 anos de Maricá).
- Apoios às feiras de Artesanato (Recanto e Cordeirinho).
- Parcerias com outras secretarias, disponibizando estruturas de palco e som.
- Projeto Torcida Maricá (parceria com a setorial de música, fazendo a geração de renda e atingindo 25 mil pessoas em dois palcos Barra de Maricá e Itaipuaçu).
- Cinema Henfil com programação anual, aberto ao público adulto e infantil, e com projeto escola.
- MAPMAR (em desenvolvimento) Museu de Arte Popular de Maricá
- Som da Terra: mais de 40 apresentações com artistas locais
- Sarau da Casa: mais 100 poetas locais e convidados se apresentaram na casa de Cultura
- Conexões Rio Maricá l: com mais de 50 artista/músicos a se apresentarem no Rio de Janeiro.
- Som de Ponta: levando música e poesia para Ponta Negra - geração de renda para mais de 100 artistas/músicos locais
- Lei Aldir Blanc / Lei Claudinho Guimarães
- parceria com a secretaria estadual de Cultura levando Trio Nordestino, Rita Beneditto, Jaime Além e Roda de Samba Gloriosa com Paulão 7 Cordas
- mais de 20 cursos on line com propósitos de levar conhecimento de cultura para a população de Maricá.
Presidente do Fórum Cultural, Conselheira Municipal e Estadual, Raquel Simões saúda e comemora chegada do novo secretário pelo Instagram
Em nome do Fórum Cultural de Maricá e como Conselheira Estadual de Políticas Culturais do Estado do RJ gostaria de dar as boas vindas ao novo Secretário de Cultura de Maricá @dasilvalean . Estamos em um momento de reconstrução da cultura nacional e somente com a união dos fazedores de cultura poderemos avançar na construção de políticas públicas verdadeiramente democráticas e estruturantes. Desejo uma excelente de gestão e saiba que estamos juntos nessa empreitada!
União e reconstrução!