domingo, 14 de novembro de 2021

Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano, atletas maricaenses são vitoriosos no Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco

 Além do título, Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano irão para a seletiva para a Seleção Brasileira de Tiro com Arco 
  

Os atletas maricaenses Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano foram vencedores do 47º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco. A final realizada no sábado (13/11), na sede da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTarco), em Itapeba, reuniu 196 atletas de 15 estados brasileiros durante seis dias. Paralelo ao brasileiro, a sede da Confederação também recebeu o 3º Campeonato de Barebow, estilo mais simples de tiro com arco.  
  
Filipe Bittencourt: "Maricá é celeiro de atletas"

Presente ao evento, o secretário de Esporte e Lazer, Filipe Bittencourt, destacou a vocação da cidade em formar campeões no esporte. “Sediar o brasileiro aqui em Maricá é importantíssimo, principalmente para o nosso celeiro de atletas. Temos campeões tanto no masculino quanto no feminino e isso demonstra o bom trabalho realizado. Vamos desenvolver cada vez mais essa modalidade em Maricá, fazendo com que a cidade continue sendo sempre a capital do tiro com arco no país”, disse.   

Doze disputas individuais resultaram em medalhas para 18 atletas, entre ouro, prata e bronze. As provas foram nas categorias do Barebow masculino e feminino, Arco composto masculino e feminino e Arco recurvo masculino e feminino.   

 
Vitória em casa é mais saborosa 

Pela sexta vez, o maricaense Marcus D’Almeida, atleta que participou da última olimpíada em Tóquio, levou o título de campeão do masculino da categoria de Arco Recurvo no campeonato.  “Ganhar é sempre importante, mas dessa vez foi melhor ainda porque foi em casa. O resultado é fruto de um trabalho duro e constante, sempre com objetivos em mente. Estou muito feliz, torcendo para o crescimento do esporte, porque quanto mais arqueiros a gente tiver, mais títulos a gente vai ter também”, afirmou.   
 
Na disputa do feminino, também na categoria de Arco Recurvo, quem levou a melhor foi a atleta maricaense Ana Luiza Caetano, de 18 anos. “Esse não era o campeonato alvo para mim, porque vim como um teste para saber se a preparação estava no caminho certo para o internacional, e tive uma boa surpresa com o resultado. Saio daqui hoje muito feliz, principalmente pela troca entre os atletas de elite da cidade”, disse. A atleta olímpica Ane Marcelle ficou com a medalha de bronze nesta prova.   
 

Vanderlei: premiação em memória da mãe 

O campeão do Barebow masculino, Vanderlei Luis Delgado, contou ter passado por um momento difícil recentemente, que fez com que a conquista do título fosse ainda mais emocionante. “O título é muito importante, mas ele tem um peso gigantesco devido à recente perda da minha mãe. Se ela estivesse viva, com certeza estaria vendo. Meu troféu e esta vitória eu dedico a ela”.   
Os primeiros colocados terão o privilégio de participar da seletiva para a montagem da seleção brasileira de Tiro com Arco, com custeio da CBTarco, e conforme critérios pré-estabelecidos.   
 
Confira abaixo os resultados:  
  
Resultado dos individuais 
 
Barebow Feminino 
Bronze - Maria das Dores Ferreira de Brito  
Prata - Joyce Rodrigues de Alvarenga  
Ouro - Ana Paula Pascual   
 
Barebow Masculino 
Bronze - José Ricardo Gomes Andrade  
Prata - Andersson dos Santos  
Ouro - Vanderlei Luis Delgado   
 
Arco composto - Feminino 

Bronze - Alexandra de Cassia Silva  
Prata - Eiry Cristina  
Ouro - Larissa Aparecida Ferrari   
 
Arco composto - Masculino 
Bronze -  Luccas Artamonoff  
Prata - William Rego Monteiro  
Ouro - Roberval Fernando dos Santos  
 
Arco Recurvo - Feminino 
Bronze - Ane Marcelle  
Prata - Marina Canetta  
Ouro - Ana Luiza Caetano  
  
Arco Recurvo - Masculino 
Bronze - Matheus Zwick  
Prata - Bernardo de Sousa  
Ouro - Marcus D’Almeida