sexta-feira, 11 de junho de 2021

Aos 93 anos, Laura Cardoso faz ensaio fotográfico a distância e encanta

 Fotos de João Passos aconteceram no jardim da casa da atriz, em São Paulo, com coordenação da filha dela, Fátima, e do bisneto, Fernando


Laura Cardoso viveu seu momento modelo. A atriz de 93 anos foi convidada pelo fotógrafo João Passos para protagonizar um ensaio remoto comandado por ele. O profissional realizou as fotos através de uma ligação de vídeo de seu celular.

"Comecei esse trabalho na pandemia e fui me aperfeiçoando com o tempo. Meu objetivo é levar arte e alegria para as pessoas nesses tempos tão difíceis", conta João.

Fotografar Laura foi rápido e fácil, segundo ele. A atriz estava no jardim de sua casa, em São Paulo, e o cenário foi arrumado pela filha dela, Fátima, e o bisneto, Fernando.

"O cenário não poderia ser melhor: árvore, natureza, luz natural... Ela se comportou maravilhosamente bem! Tudo o que eu sugeri ela topou. Sorriu, fez caretas e poses cheias de atitude. Ela é simpaticíssima! Tem carisma, alegria! É um alto astral total."


Laura Cardoso é vacinada!

A atriz gravou um vídeo elogiando o trabalho de João: "As fotos ficaram lindas!". Em suas redes sociais, amigos da atriz como Zezé Motta aprovaram o ensaio e encheram sua timeline de elogios: "Linda!", "maravilhosa!"

Breve história de Laura Cardoso

Laura Cardoso, nome artístico de Laurinda de Jesus Cardoso Balleroni (São Paulo, 13 de setembro de 1927), é uma atriz e ex-dubladora brasileira. É uma das atrizes mais premiadas do país. É também considerada uma das maiores atrizes do Brasil, senão a maior, para muitos. Além disso, é recordista na teledramaturgia como a atriz que mais estrelou telenovelas no Brasil.

Laura Cardoso é filha de imigrantes portugueses. Laura era bastante amiga de Hebe Camargo desde quando atuaram juntas na Novela As Pupilas do Senhor Reitor da RecordTV.


Carreira

Pioneira da televisão no Brasil, Laura tem atuado em teleteatros, séries e telenovelas desde a década de 1950 na extinta TV Tupi, estreando em 1952 com Tribunal do Coração, e posteriormente em várias emissoras. É uma das atrizes que mais atuou no país, com mais de 100 trabalhos em seu currículo, incluindo mais de 60 novelas. Também fez 30 longas-metragens para o cinema. Em 2002 ganhou o Troféu Mário Lago pelo conjunto de sua obra na televisão. É viúva do ator, roteirista, diretor e produtor de televisão Fernando Balleroni com quem teve duas filhas: Fátima e Fernanda. Em novembro de 2006, Laura recebeu do então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva a Ordem do Mérito Cultural, concedida a personalidades e instituições que se destacam por sua contribuição à cultura brasileira.

É considerada uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos, estando em atividade desde a década de 1940. Começou a atuar com 15 anos na Rádio Cosmos, em São Paulo, quando iniciou sua carreira. Ganhou notoriedade nas telenovelas, no cinema e no teatro brasileiro. Laura Cardoso, com 77 anos de carreira e 92 de vida, é uma lenda viva da dramaturgia e uma das atrizes mais premiadas do Brasil, com prêmios nacionais e internacionais, ganhando 39 das 56 indicações a troféus como melhor atriz.

É também uma das atrizes com mais idade a exercer a profissão, superada apenas pela comediante Dercy Gonçalves, já falecida. E atualmente, Laura Cardoso é a atriz que mais fez telenovelas no Brasil e no mundo, chegando com A Dona do Pedaço, de Walcyr Carrasco, exibida no horário nobre atual da Rede Globo, à sua 63° telenovela. De 1997 a 2012, a atriz Ana Rosa era quem detinha esse título.

Participou também de 13 peças teatrais, 35 filmes nacionais e foi dubladora de Betty Rubble no filme "Os Flintstones.