sábado, 28 de janeiro de 2017

Manual prático para se organizar na volta às aulas

Confira dicas para entrar no ritmo no início de mais um ano letivo


Férias são tudo de bom, mas acabam. O momento agora é de volta às aulas. E o melhor é começar o ano letivo com o pé direito. Para isso, é importante começar a se organizar com antecedência. Ou seja, nada de deixar tudo para domingo à noite.

No período de férias, a tendência é sair da rotina e, consequentemente, isso altera alguns hábitos. Entre eles o horário para dormir e acordar. “É importante ressaltar que o sono é um dos ritmos mais importantes do nosso corpo”, observa Cristina Pinto Botelho Prates, orientadora educacional do Colégio Pitágoras, de Belo Horizonte (MG).

Ela orienta que, depois de um período de férias, é bem importante fazer a retomada do horário de forma gradativa, pelo menos uma semana antes do início das aulas. “Assim, a criança vai se adaptando aos poucos até se sentir confortável com o seu tempo de sono”. 

Os ajustes também devem acontecer na alimentação, lembra a pedagoga Marisa Ester Rosseto, diretora educacional do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo. “Durante as aulas, a hora do café é uma, nas férias é outra”. 

Segundo ela, envolver o aluno na organização do material é outra dica para colocar os filhos no clima de regresso escolar. “É importante que participem da compra de novos materiais, ou mesmo do reaproveitamento do que não foi usado no ano anterior.”

Xô, ansiedade


E para que a criança não fique ansiosa, além de se readaptar na rotina, é importante muita conversa, orienta a psicóloga Cynthia Wood, da clínica Crescendo e Acontecendo. “Ressalte como é gostoso reencontrar os amigos, fazer novas amizades, lembre ela das atividades que mais gosta na escola, como jogos, brincadeiras, atividades extras e o quanto é interessante voltar a fazer tudo isso e poder conversar com os amigos contando suas novidades de férias e ouvindo as deles também”.