segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Há 10 anos, Steve Jobs apresentava o iPhone ao mundo

Celular da Apple foi apresentado no dia 9 de janeiro de 2007


Telefone, leitor de música, dispositivo para acessar a internet, videogame, agenda e câmera fotográfica.

Foi juntando todas essas funções em um só objeto que Steve Jobs, um dos empresários mais influentes do mundo, deu "à luz" o precursor de todos os smartphones: o iPhone.

A apresentação que mudou os rumos dos celulares aconteceu no dia 9 de janeiro de 2007, em São Francisco, quando a Apple lançou um aparelho sem teclado de botões, substituído pelo hoje comum iTouch.

O primeiro modelo do iPhone se chamava "2G", ou "Edge", e tinha um display pequeno comparado aos atuais. Mas, na época, era considerado tecnologia "de ponta".


O dispositivo chegou ao mercado norte-americano em 29 de junho de 2007 e, somente no primeiro dia, 525 mil unidades foram vendidas. No fim do mesmo ano, o "queridinho" de Jobs estreou no Reino Unido, na França, na Itália e, a partir daí, no mundo todo.


Já se passaram 10 anos da estreia do produto mais rentável da história da Apple, e ele continua sendo o responsável por dois terços de sua receita anual. E apesar de muitas críticas, o iPhone e seu design minimalista, com um software exclusivo, não só sobreviveram aos anos, como continuam sendo febre global.

iPhone é aparelho mais influente da história


Em ranking, invenção foi classificada como a que iniciou uma nova era


O iPhone da Apple é o aparelho mais influente da história segundo a revista norte-americana Time. Em um ranking com os 50 equipamentos elétricos e eletrônicos que mudaram a vida das pessoas, a publicação classificou a invenção da empresa de Steve Jobs como aquela que iniciou uma "nova era".
 
"A Apple foi a primeira empresa a colocar um verdadeiro e potente computador nos bolsos de milhões quando lançou o iPhone em 2007. Smartphones já existiam tecnicamente há anos, mas nenhum veio com o conjunto acessibilidade e beleza como o iPhone. O aparelho da Apple inaugurou uma nova era", escreveu a revista.

Além do celular, outros quatro equipamentos da empresa entraram na lista "revolucionária": o Macintosh, o iPod, o iPad e o iBook. O ranking apresenta tanto inovações das décadas passadas como lançamentos do século 21, explicando por quais motivos eles foram tão importantes para mudar nossa maneira de interagir com a tecnologia. Entre eles, estão a TV Trinitron da Sony (1968), os famosos walkmans e discmans da Sony, o primeiro celular portátil da história, o Motorola Dynatac 8000x, e o celular que mais vendeu no mundo, o Nokia 3210, que teve vendas acima de 160 milhões de unidades.

Confira os dez primeiros colocados da lista da Time:

1. iPhone Apple
2. Televisão Sony Trinitron
3. Computador Macintosh Apple
4. Walkman Sony
5. Computador IBM Model 5150
6. Vitrola
7. Transistor Regency TR-1
8. Câmera fotográfica Kodak Brownie
9. iPod Apple
10. Massageador Magic Wand