quarta-feira, 29 de maio de 2024

MARICÁ 210 ANOS: MARCELA PORTO É A MUSA TRANS DE MARICÁ 2024

 


Como fazemos todos os anos no aniversário de emancipação politico-administrativa de Maricá, a PR PRODUÇÕES (a única produtora a 'realmente' valorizar a mulher maricaense), faz um processo de seleção para a escolha das musas do município, nas categorias TEEN (de 14 a 17 anos), FIT (de 18 a 34 anos), SÊNIOR (a partir dos 35 anos), TRANS (a partir dos 18 anos) e PLUS SIZE (a partir dos 18 anos).

Desde o dia 25 (véspera dos 210 anos de Maricá), começamos a anunciar as nossas Musas de 2024 e pela primeira vez, temos uma NEGRA como vencedora da categoria Sênior.

MONICA SAIONARA, EX-MORADORA DE RUA, É A MUSA SÊNIOR DE MARICÁ 2024

Mônica Saionara Santiago (42), nascida no Rio de Janeiro em Jacarepaguá, está há 9 anos morando em Maricá no bairro de Itaocaia Valley. Confira tudo acessando https://culturarteenpr.blogspot.com/2024/05/marica-210-anos-monica-saionara-ex.html

RAYSSA ANTUNES DE SOUZA SÁ É A MUSA DE MARICÁ 2024

Na principal categoria (FIT), com candidatas de 18 a 34 anos, a vencedora foi Rayssa Antunes de Souza Sá (21 - foto acima). Estudante e já profissional de saúde (é cuidadora de idosos), afirma que é muito extrovertida e uma menina muito sapeca (no bom sentido, pela sua alegria de viver bem a vida). Quer conhecer tudo sobre a Musa de Maricá 2024? Acesse https://culturarteenpr.blogspot.com/2024/05/marica-210-anos-rayssa-de-souza-sa-e.html.

ADRIANE CRISTINA MELO (NANY) É A MUSA PLUS SIZE DE MARICÁ 2024

Adriane Cristina Melo (53), uma louraça linda, é nascida e criada em Curitiba (PR). Mãe de quatro lindos filhos - Rafael 2), Allyne 26, Danielle 24 e a temporão Sarah 8, e vovó da Livia (3), filha de Danielle que está grávida de três meses, é formada em Estética e Imagem Pessoal pela Universidade Tuiuti do Paraná UTPPR. Apesar de extremamente bonita (sempre chamou atenção por onde passava), o cuidado da imagem dos outros sempre foi sua prioridade, pois é o seu trabalho e o que mais gosta de fazer. Moradora de Maricá desde 2019, ela foi a escolhida como MUSA PLUS SIZE DE MARICÁ 2024. Quer conhecer a história de vida e superações de Nane? Acesse https://culturarteenpr.blogspot.com/2024/05/marica-210-anos-adriane-cristina-melo.html.


NATÁLIA RANGEL É A MUSA TEEN DE MARICÁ 2024

Apesar de já estar com 17 anos, Natália Eduarda Paiva Rangel estudante do 2º ano do ensino médio, continua com carinha de menininha de 14 aninhos. Maricaense, filha da produtora de eventos e musicista Vanessa Esquerdo (criadora e líder do grupo Tempero do Forró e integrante do grupo As Arrochadas do Brasil), mora com sua mamãe coruja em Itaipuaçu. Quer saber mais? Acesse https://culturarteenpr.blogspot.com/2024/05/marica-210-anos-natalia-rangel-e-musa.html.

MARCELA PORTO É A MUSA TRANS DE MARICÁ 2024

E na quarta feira 29 de maio, ainda nas comemorações dos 210 anos de Maricá, temos o prazer de apresentar a MUSA TRANS DE MARICÁ DE 2024, Marcela Porto, conhecida artisticamente como "Mulher Abacaxi".


Nascida no interior de Campos dos Goytacazes, Marcela (nome de batismo - Bruno), vem de uma família de caminhoneiros e esse DNA continua firme no seu sangue.


Marcela ou Bruno, começou a descobrir que era 'menina' já aos sete anos de idade, quando se olhava no espelho e não conseguia se identificar como menino. Apesar de ser um menino muito bonito, se achava uma figura feia. Com isso, começou a usar escondida, roupas da mãe e da sua irmã e começou a se identificar.

Mas era difícil em uma família tradicional do interior, com oito filhos (duas meninas e seis meninos incluindo Bruno) e todos com o viés de caminhoneiros, se assumir.


Saindo de Campos, sua família veio morar na favela da Maré, e na época (mais de 30 anos atrás), o preconceito com gays era infinitamente maior do que é hoje e ainda não existia o termo 'mulher trans' e sim 'travesti', que em boa parte se prostituia para poder se sustentar. Mas não era isso que 'Bruno' queria. 


Foi então que começou sua carreira artística fazendo dupla com sua irmã, mas o incomodo com sua imagem fez com que tomasse a decisão mais importante de sua vida (segundo seus relatos para nossa reportagem): a de assumir sua verdadeira sexualidade.


Em 2010, o ritmo funk entrou em alta e Bruno passou a se montar como DRAG QUEEN para entrar para a Furacão 2000, que dominava o funk no país. Foi em sua participação no DVD ARMAGEDOM 3 da Furacão, que Bruno (Marcela Porto) virou a MULHER ABACAXI, marcando presença em várias capas de DVDs, revistas e jornais por todo o Brasil, dando uma grande alavancada em sua vida artística.


A decisão de se tornar a 'Mulher Abacaxi', veio na febre das 'mulheres frutas', onde se destacou por ser a única transsexual do meio e sempre defendendo a causa LGBT, assim como os caminhoneiros (onde passou a virar ícone).


Foi a primeira mulher trans a ser 'RING GIRL' do MMA. Com a careira já consolidada, participou de diversos programas de TV, como o 'programa do Ratinho' onde falou de sua vida e sua transformação no quadro exclusivo "Bruno tem um segredo". 


Participou com enorme brilho dos programas CASOS DE FAMÍLIA do SBT, TV FAMA da Rede TV! onde foi proclamada a "Rainha dos Caminhoneiros", vencendo SULA MIRANDA (irmã de Gretchen) em enquete feita pelo programa.


Também participou dos programas "Quem convence ganha mais" apresentado por Suzy Camacho no SBT e no "Qual é a música?" no programa Silvio Santos, já apresentado por Silvia Abravanel (pós pandemia).


Marcela confessa que demorou muito para literalmente se assumir como mulher, e parar de se 'transformar' para se apresentar e até para viver. A decisão veio há cerca de 10 anos, com a morte de sua mãe e hoje ela não apenas se sente uma mulher, mas é 'uma mulher', o que para ela, mudou totalmente sua vida e a transformou numa outra pessoa. "Não existe prêmio de loteria que me faça reverter essa condição. Sou 'mulher', e mais do que muitas de nascença.


Morando em Maricá no Jardim Atlântico distrito de Itaipuaçu há 35 anos, Marcela se sente totalmente maricaense. Atualmente tem uma empresa de transporte de caminhões chama MS MINEIROS, sediada em Maricá e continua nas estradas trabalhando como caminhoneira, operadora de máquinas (tipo retroescavadeira da sua empresa), sem deixar a vida artística, fazendo belíssimas matérias, ensaios fotográficos, participando de concursos, sendo chamada para escolas de samba dentre outros afazeres.


SAMBA NA VEIA

Em 2016 foi escolhida a Musa da Escola de Samba Inocentes de Belford Roxo , sendo a primeira mulher trans a receber esse título no carnaval carioca, com enorme repercussão em todo o país. 
Em 2018, conquistou o título de primeira Musa Trans do Carnaval Carioca.


Em 2022 foi Madrinha da Unidos da Ponte e em 2023, Marcela desfilou na Acadêmicos de Niterói como Rainha da Escola, chamando muita atenção por desfilar com seus belos seios à mostra, fato que culminou com o fim do seu casamento.


Em 2024 foi escolhida Musa da tradicional escola carioca Em Cima da Hora e Rainha da Vila Kennedy.


Também em 2024, uma alegria seguida de uma grande decepção. Marcela foi escolhida Rainha da União de Maricá, escola da cidade onde reside e ama, porém sem maiores explicações, retiraram seu título e não permitiriam que desfilasse dando-lhe literalmente as costas, no mesmo momento que Valéria Valenssa (a ex Globeleza) chegava à escola.


Com mais de dois milhões de seguidores no seu Instagram, Marcela mostra o seu dia a dia como artista e caminhoneira e quer se enveredar na vida política.


Por sua história e representatividade, Marcela Porto foi escolhida a MUSA TRANS DE MARICÁ 2024. 


A entrega do seu certificado acontecerá em data e local a ser confirmado após sua chegada em Maricá, pois segundo ela, só retornará à cidade em 1º de julho, estando nas estradas até lá, trabalhando como caminhoneira, sua grande paixão!