quarta-feira, 8 de maio de 2024

A SENSUALIDADE E A SEXUALIDADE DOS PCDs


 Quando falamos de sexualidade para quem possui alguma deficiência física, principalmente os cadeirantes ainda se trata de um tabu para a sociedade. 

As pessoas agem e acreditam que não temos desejos, não sentimos prazer e que não podemos dar prazer ao parceiro(a) o que não é verdade, nem um caso é igual ao outro. 

Existem diferentes formas de prazer, o mal das pessoas e acreditar que todo cadeirante não tem sensibilidade nenhuma da "cintura pra baixo" e que a penetração é a única e exclusiva forma de prazer, e quando abordam o assunto costumam constranger as pessoas com perguntas muitas vezes indiscretas e afirmações com base no achismo. 

Homens ou mulheres que fazem uso da cadeira de rodas possuem como todos, desejos, fetiches, fantasias, e esbanjam sensualidade. Não se choque ao ver imagens que ligam a deficiência a sexualidade, entre quatro paredes a cadeira é um item que não interfere, muito pelo contrário pode até ajudar, tudo vai depender da sua imaginação. 

Ser ou estar uma pessoa com deficiência não significa que seja assexuado. Os desejos, sentimentos, sensações existem mas estão inconscientes, escondidos, subjugados.

Chega uma hora em que lidar com essa mistura de reações corporais e sentimentais, se torna difícil e confusa.

 Independente se a pessoa já nasceu com alguma deficiência ou sofreu depois de um tempo, o melhor caminho para esclarecer as duvidas é conhecendo seu próprio corpo e SER FELIZ!