quinta-feira, 2 de maio de 2024

AMANDA REGINA: SUPERANDO DESAFIOS E DEIXANDO NOSSA CIDADE LINDA, COMO ELA!!!


Há cerca de seis meses, ainda em 2023, vimos uma bela jovem (de tantas outras) na rede social Facebook. Mas o que na verdade mais nos chamou a atenção, não foi sua beleza ou atributos físicos, mas sim, o fato dela estar com o uniforme da SOMAR (a autarquia de obras e serviços de Maricá, cidade da região dos lagos do estado do Rio de Janeiro), justamente no setor da VARRIÇÃO, aquele setor que faça chuva ou faça sol (e que sol e calor vem fazendo por aqui desde meados da primavera em outubro), estão nas ruas limpando, cuidando e conservando, mantendo a cidade limpa, em um hercúleo trabalho onde poucos são devidamente valorizados, e ainda se deparam com uma grande quantidade de moradores e passantes MAL EDUCADOS que não sabem cuidar da sua rua, do seu bairro e da sua cidade.

Na verdade, deveríamos ter colocado essa matéria no ar no dia 1º de maio, em homenagem ao DIA DO TRABALHADOR, mas analisando de melhor forma, seria apenas mais uma matéria sobre a data, e logo seria esquecida. E essa menina, merece mais do que um dia, merece sim, destaque no ANO TODO.

Entramos em contato e a convidamos para que ela pudesse falar um pouco de sua vida, do seu digno trabalho servindo de exemplo e motivação para outras pessoas, principalmente outros jovens em início de carreira.

O nome dela é Amanda Regina Pereira (23), nascida em Maricá e moradora do bairro "Vale Da Figueira" desde que nasceu. Solteira, é mãe de 3 filhos lindos. 

Flamenguista, curte saborear um belo estrogonofe, acompanhado de Fanta uva ou de uma Brahma bem gelada. Adora passear em shoppings e curtir uma deliciosa praia com os amigos. Quando está em casa, adora assistir televisão e zapear pela internet. 

Atualmente tem namorado (que sempre que ela precisa à ajuda, mas Amanda deixou claro que sempre luta pela sua independência).

Parou os estudos devido as três gravidez mas como no domingo dia 28 de abril se internou para fazer sua laqueadura (sonho que acalentava desde seu terceiro parto) e graçasa Deus, a operação foi um sucesso, Amanda agora tem a certeza que poderá voltar aos estudos.

Mas vamos deixar que ela mesmo conte um pouco da sua vida: "Primeiro, muito obrigada pela oportunidade de estar aqui no CULTURARTE falando um pouco de mim, da minha vida, meu trabalho e meus sonhos. 

Então vou falar um pouquinho de mim. Aos 15 anos engravidei do meu primeiro filho, daí parei com meus estudos tive que me virar sozinha e contar mais do que nunca com a ajuda da minha mãe e da minha avó.

Eu morava com minha mãe, mas meu avô me deu uma casa própria para eu seguir minha vida. Em 2018, engravidei do meu segundo filho (meu sonho mesmo sempre foi ter uma princesa) e em 2021 engravidei novamente da minha tão sonhada princesa.

Quando ela completou um mês de vida, aconteceu uma tragédia comigo (fui estuprada dentro da minha casa). Poderia ter sido muito pior (minha princesinha estava comigo) e hoje em dia eu agradeço muito a Deus por nada de pior ter acontecido com nós duas.

Novamente tive que vir morar com minha mãe por uns meses. Entrei em profunda depressão, tinha medo até da minha sombra, tentei tirar minha vida, pois o que me aconteceu não foi nada bom. Eu tinha vergonha de andar na rua depois desse acontecido, não conseguia nem andar sozinha, deixei de usar várias tipos de roupas, mas tudo por conta da violência pela qual passei.

Em 2023 no dia 16 de junho, recebi uma proposta de trabalho que eu imaginei que iria mudar minha vida, para trabalhar na  empresa "Espaço-Somar". Eu não pensei duas vezes, pois precisava botar o alimento dos meus filhos dentro de casa. O o trabalho era para começar imediatamente e eu não tinha com quem deixar minha princesa "Rhayara". Postei várias divulgações de babá e nada, por fim, minha ex-cunhada se ofereceu para ficar com ela e eu como eu já a conhecia, resolvi deixar. Finalmente comecei a trabalhar e a trazer o sustento para dentro da minha casa.

Minha rotina

Minha rotina do dia a dia é acordar às 03:30h da manhã para me arrumar, ajeitar as coisas e às 04:20 acordar minha filha para levá-la até a casa da babá, que é bem distante da minha casa. No começo foi muito cansativo tudo isso indo debaixo de chuva, sol e vento, mas eu tinha que levar.

Agradeci muito a Deus que o pai dos meus dois filhos que é  uma pessoa maravilhosa (não tenho o que reclamar nada dele) levou meus meninos para morar com ele em Ponta Negra.

Fiquei morando só com minha princesa, sustentando até hoje tudo sozinha. Sou muito grata a Deus por ser "Mãe e Pai" dela e agradeço muito de quem desacreditou da minha pessoa que falaram que eu não ia conseguir conquistar meus objetivos e hoje, eu estou aí na minha luta firme e forte.

Muitos me perguntam se eu tenho vergonha do meu trabalho que é a "Varrição" e um respondo; 'muito pelo contrário, eu tenho orgulho do meu trabalho e não vergonha. Agradeço a ajuda de todos os meus amigos e familiares pela força que me deram para continuar a minha vida.

Ainda sou nova, tenho uma vida inteira pela frente e muitos me perguntam se não penso em terminar meus estudos. Sim claro que penso, eu pretendo fazer o Encceja esse ano para terminar o ensino médio e aí sim, penso em mudar de profissão. 

Fui criada pela minha mãe e pela minha avó paterna, perdi meu pai num acidente de caminhão quando eu tinha apenas 25 dias de nascida e não conheci ele, mas pela graça de Deus, sou grata à tudo que Papai do Céu tem proporcionado em minha vida.

Devagarinho estou conseguindo minhas coisas de casa, tudo novo graças ao meu trabalho, então é isso gente, esse é o pequeno resumo da minha vida, meu dia a dia e no que de mais triste e marcante me aconteceu mas que superei (foi muito difícil, as marcas estão em mim até hoje, no corpo e na alma), mas venci! Pretendo sempre dar o melhor para os meus filhos. 


Meu trabalho é minha alegria. Na Varrição ganhei uma família que me abraçou, ganhei vários amigos e irmãos que quero levar para o resto da minha vida" explicou.

E pedimos para Amanda deixar um recado para as meninas de sua idade, e que infelizmente estejam passando ou tenham passado por fatos semelhantes aos quais ela passou:

"Que elas não passem por tudo que já passei, e que lutem sempre para serem jovens trabalhadoras independentes, pois a melhor coisa que existe e a nossa independência, não é? 

Agradeço ao prefeito Fabiano Horta, ao deputado Renato Machado e a  Espaço Somar. Gratidão é a palavra que resume tudo isso.

Obrigada à todos vocês do CULTURARTE mesmo por tudo e pela força, de coração! Só gratidão" concluiu Amanda, que está no processo de seleção para a escolha da Musa de Maricá 2024.

Em reconhecimento ao seu maravilhoso trabalho, Amanda foi convidada para estampar um dos out-doors da campanha de 1º de maio da prefeitura de Maricá, e você pode vê-la todos os dias às margens da RJ 106, ou ao vivo, na lagoa de Araçatiba.