quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Sem parque de exposições e eventos, Festival Fetaerj com 347 grupos inscritos mudou de local


A Cultura, assim como as demais secretaria e autarquias que realizam eventos em Maricá, passam o maior sufoco nessa organização pela falta de uma Parque de Exposições e Eventos (além de um Centro de Convenções) para abrigar com conforto e segurança aqueles que vem participar, e assim está sendo com o 46º Festival de Teatro Fetaerj – Prêmio Paschoalino, um dos mais importantes do Brasil (pela primeira vez em Maricá), que receberá 347 espetáculos na cidade, de companhias vindas do Brasil inteiro, que iriam se apresentar em Inoã, mas agora (sem o Parque de Exposições), irão se apresentar em Itaipuaçu. 

A princípio planejado de acontecer em Inoã, o festival precisou ser transferido devido às ultimas chuvas, que encharcou o terreno do lugar previamente escolhido (o que é extremamente lamentável). E diante da previsão de mais pancadas pela meteorologia, a opção foi levar o evento para a Lona Cultural Beth Carvalho, onde, ao lado, será levantada outra tenda para aumentar a estrutura das encenações (viram só a necessidade de um Parque de Exposições?).

COORDENADOR DE TEATRO DA SECULT ANIMADO 

Bastante animado com o número de companhias que se inscreveram, o coordenador de Teatro da Secretaria de Cultura, Álvaro Ferreira, informou orgulhoso os grupos de Maricá participantes desta mostra teatral. São dez ao todo: Grupo DJOTA; Grupo dos 4; Cia de Teatro Máscaras; Lacraias Produções; Instituto Chão de Dendê; Chap – Companhia Horizontal de Arte Pública; Operários da Arte; Cia. D2; Grupo do CEU; e Habitarte – Ocupando Maricá.

Para o secretário da pasta, Leandro Dasilva, a ideia de a Prefeitura de Maricá receber e apoiar a realização de um evento como esse é justamente incitar o intercâmbio e a promoção da arte para os moradores. “São parcerias que dão certo, é bom tanto para a Fetaerj quanto para o município. Já foi feito aqui outras vezes e a população festeja muito, eu lembro. Porque todo mundo ganha, especialmente os artistas, que encontram aqui em Maricá um público que sabe acolher talentos e valorizar os próprios”, diz.

O Festival Fetaerj que acontece pela terceira em Maricá, será entre os dias 3 e 12 de novembro, com horários fixos para as apresentações: pela manhã, às 9:30h; a tarde, às 15:30h e a noite, às 20h. O Endereço da lona é Avenida Zumbi dos Palmares (antiga avenida 1), esquina com a Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36), em Itaipuaçu.