Evento de abertura teve Sarau Literário, doação de livros, exposição e shows dentre outras atrações, em uma tarde memorável para a cultura maricaense
A Secretaria de Cultura, inaugurou na quinta-feira (19/10) o novo polo do Programa Maricá das Artes, que agora atenderá também na Rua Adelaide Bezerra, 353, no Centro.
O evento contou com Sarau Literário com o professor e poeta João do Corujão e convidados; doação de livros; apresentação da oficineira Lili Dias com o primeiro aluno de contação de Histórias do Maricá das Artes, Pedro Hugo, exposição além de um show da Banda Cult com participação do cantor Gabriel Kirton, dentre outras atrações.
“É muito importante que os cursos do Maricá das Artes sejam ampliados para outros lugares, ou seja, além da sede, em Itaipuaçu, chegarmos com o projeto em outros espaços e assim mais pessoas terem opções de escolha pela proximidade. É uma alegria muito grande estar inaugurando mais um espaço que almeja cultura em nosso município”, disse o secretário de Cultura, Leandro Dasilva.
O espaço irá oferecer diversas oficinas, como contação e produção de histórias, dança urbana, de salão e forró, artes plásticas e grafite, teoria musical on-line, pintura digital, instrumentos musicais (trompete, clarineta, ukulele, violão, percussão, flauta), canto coral, fotografia e elaboração de projetos de manhã e à tarde.
Para Pedro Hugo, de 10 anos, que foi o primeiro aluno do Maricá das Artes, o local é um espaço familiar, que oferece ensino e cultura simultaneamente. “Aqui aprendi a amar minha cor, o meu cabelo, a arte, as pessoas e aprendi que posso fazer tudo, pois podemos ir além do que pensamos. Aqui tenho mais uma família!”, comentou.
Mostra disponível para visitação
A mostra abrange diferentes áreas como esculturas e pinturas de artistas reconhecidos internacionalmente. A mostra, que tem curadoria de Yosséph Carvalho, abraça os artistas da cidade e os recebe de portas abertas no novo polo.
No local, também está disponível uma exposição de fotografias dos profissionais Gustavo Stephan e João Vitor Costa que é uma celebração da jornada do programa em Maricá e sua capacidade de transformar as vidas com arte.
“É uma satisfação muito grande poder abrir mais um espaço para ofertar cultura e saber para a sociedade. Cultura é viva, dançante, transforma e motiva, aqui mostramos a inclusão de maneira igualitária para a população de Maricá, a diversidade e os saberes”, falou Mônica Bastos, gerente geral do Maricá das Artes.
Sobre os cursos no polo do Centro
Os interessados em se inscrever no novo polo devem se dirigir ao local a partir do dia 19, das 9 às 17h, com carteira de identidade ou de estudante, CPF, comprovante de residência e se for menor, acompanhado dos pais ou responsável.
Sobre o projeto
O Projeto Maricá das Artes oferece oficinas de capacitação nas áreas do teatro, música, dança, fotografia, literatura, audiovisual e produção cultural. O projeto foi criado em 2009 para oferecer oficinas gratuitas ministradas por professores com experiência na área de forma on-line e presencial.
Fotos: Clarildo Menezes