domingo, 15 de outubro de 2023

DIA DOS MESTRES: Além de me ensinar, meu professor me salvou!

 


Sou daquela época em que tínhamos alguns professores, mas tínhamos GRANDES MESTRES. Aqueles que reverenciávamos e oa entrar na sala, levantávamos em respeito e admiração pelos seus conhecimentos, não só das matérias que lecionavam, mas da vida que nos ensinavam
E quantas lições aprendi.

Aproveito esta data - 15 de outubro, para parabenizar os MESTRES, OS PROFESSORES que hoje infelizmente são tão desrespeitados e a maioria, acabou virando "tio ou tia", em total desvalorização, lembrando que são eles que ensinam e formam, TODOS OS DEMAIS PROFISSIONAIS.

O meu mais profundo RESPEITO. E deixo aqui, uma história, onde um professor, ENSINOU UMA GRANDE LIÇÃO DE VIDA!!!

- Um jovem encontra um senhor de idade e lhe pergunta:

- Lembra-se de mim?

E o velho diz: NÃO.

Então o jovem explica que foi aluno dele.

E o professor pergunta:

- O que tens feito? O que fazes para viver?

O jovem responde:

- Bem, eu tornei-me professor.

- Ah, que bom, como eu?

- Pois sim.

Na verdade, eu tornei-me professor porque me inspirou a ser como o senhor.

O velho, curioso, pergunta ao jovem que momento o inspirou a ser professor.

E o jovem conta a seguinte história:

- Um dia, um amigo meu, também estudante, chegou com um relógio novo e bonito, e eu decidi que o queria para mim e o roubei, tirei do bolso dele.

Logo depois, o meu amigo notou o roubo e imediatamente reclamou ao nosso professor, que era o senhor.

Então, você parou a aula e disse:

- O relógio do seu colega foi roubado durante a aula hoje.

Quem o roubou, devolva-o.

Eu não devolvi porque não queria fazê-lo.

Então você fechou a porta e disse para todos nos levantarmos e que iria vasculhar os nossos bolsos até encontrarmos o relógio.

Mas disse-nos para fechar os olhos, porque só procuraria se todos tivéssemos os olhos fechados.

Então assim fizemos, e o professor foi de bolso em bolso. Quando chegou ao meu, encontrou o relógio e pegou nele.

Então continuou a procurar os bolsos de todos e, no final, disse:

- "Abram os olhos. Já temos o relógio."

O senhor não me disse nada e nunca mencionou o episódio.

Nunca disse quem foi que roubou o relógio.

Naquele dia, você salvou a minha dignidade para sempre.

Foi o dia mais vergonhoso da minha vida.

Mas também foi o dia em que a minha dignidade foi salva, de não me tornar ladrão, má pessoa, etc. O professor nunca me disse nada e, mesmo que não me tenha repreendido ou chamado à atenção para me dar uma lição de moral, recebi a mensagem claramente.

E, graças ao senhor, entendi que é isso que um verdadeiro educador deve fazer.

Lembra-se desse episódio, professor?

E o homem responde:

- "Lembro-me da situação, do relógio roubado, que procurava em todos, mas não lembro de você, porque também fechei os olhos enquanto procurava."

Inspirador e a essência da Educação: para educar e corrigir, não é preciso humilhar.

Texto adaptado pelo jornalista Pery Salgado (humildemente, professor de informática e jornalismo)