terça-feira, 18 de julho de 2023

Você conhece o significado das cores das bengalas?

 Sinalização é útil para que as pessoas possam distinguir os graus de dificuldades e prestar auxílio, quando necessário


Eles ou elas (até por que segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, 2/3 das pessoas cegas são mulheres), estão ao nosso lado, mas nem sempre damos a devida atenção ou tomamos o devido cuidado, pois não temos o devido respeito, muitas vezes por total ignorância dos problemas e dificuldades pelos quais passam.

Por isso, o CULTURARTE conversou com Graziela, deficiente visual (com baixa visão subnormal), que fez um vídeo totalmente explicativo. Ela, no vídeo, informa as diferenças de significado entre os três tipos de bengalas utilizadas por pessoas com deficiência visual. O objetivo é que seja possível identificar os graus de dificuldades e, assim, prestar melhor auxílio, quando necessário, em algumas situações. A sinalização (universal), utilizada em diversos países, contempla as cores branca; verde; e vermelha e branca, que também transcrevemos seus significados abaixo:

Bengala branca: é utilizada por pessoas cegas, ou seja, que apresentam ausência total da visão. Isso significa que elas não conseguem identificar obstáculos, movimentos ou luz. A cegueira pode ser adquirida ou congênita (desde o nascimento).

Bengala verde: é usada por quem possui baixa visão ou visão subnormal. Essas pessoas têm sua função visual comprometida, mas conseguem utilizá-la para a execução de tarefas. Podem identificar a luz, enxergar vultos e, em certos casos, reconhecer pessoas e objetos. O comprometimento visual pode variar entre os graus leve, moderado e profundo.

Bengala vermelha e branca: é utilizada por pessoas com surdocegueira, que, em diferentes graus, têm a audição e a visão comprometidas. A comunicação, nesses casos, geralmente ocorre pelo sistema “Tadoma”, também conhecido como “Braille Tátil”. Nele, utiliza-se as mãos para sentir os movimentos da boca e maxilar, além da vibração da garganta de quem está falando. Dessa forma, é possível compreender o que foi dito.

Existem diferentes graus de deficiência visual e, portanto, diferentes formas de agir, de se comunicar e de executar tarefas. A sinalização é importante justamente porque orienta e informa a sociedade. Isso evita más interpretações e desconfianças como ocorre, por exemplo, com muitos que veem pessoas com baixa visão mexendo no celular ou realizando outras atividades com o auxílio da visão.

Confira o vídeo abaixo: