segunda-feira, 31 de julho de 2023

BRUNO PINHEIRO, ARTISTA PLÁSTICO DE MARICÁ, BRILHA EM SÃO PAULO

 Bruno Pinheiro (28), é um artista autoditada que através da pintura desenvolve um trabalho pautado em sua ancestralidade e visão de mundo, utilizando-se de signos da cultura afro-brasileira. 


Bacharel em Publicidade e Propaganda, recentemente Bruno Pinheiro participou de um curso e este curso, alimentou ainda mais seu interesse pelas artes, onde aprendeu sobre composição e semiótica, agregando na sua evolução artística.

O artista que pintava desde criança, resolveu tornar público seu trabalho com o projeto "Minha Casa, Meu Louvre", que consistia na publicação em seu perfil no Instagram de obras que ele pintava com o único intuito de enfeitar sua casa. Porém, Bruno, residente em Maricá desde 2007, ao publicar seus trabalhos, estes chamaram atenção do grupo da sociedade civil da Câmara Setorial de Artes Plásticas de Maricá, que então lhe fez o convite para entrar no grupo para que juntos pudessem compartilhar a luta e vivências artísticas.

Desde então participou das Exposições Coletivas Oju Odara (Maricá - 2022), Minhoca (Maricá - 2023) e ainda no primeiro semestre de 2023, foi um dos selecionados para o 14° Salão dos Artistas Sem Galeria (São Paulo) evento anual que abre o calendário das artes em São Paulo, sendo o único artista de Maricá neste grande encontro.

EXPOSIÇÃO

Bruno fala sobre sua participação da exposição em São Paulo, das dificuldades e conquistas: "No dia 19/01 aconteceu a inauguração da exposição da edição de 2023 do 14° Salão dos Artistas Sem Galeria, na Zipper Galeria, São Paulo, e eu fui um dos 10 selecionados entre quase 300 inscritos. 

A pintura, que começou como um hobby, hoje está me levando a lugares que nunca imaginei. O que antes só poderia ser visto por quem visitava a minha casa, hoje pode ser visto em uma das mais conceituadas galerias de arte de São Paulo. Ver pessoas se sentirem tocadas e falarem sobre o meu trabalho é algo indescritível, e eu pude presenciar isso graças a união e colaboração de uma rede gigante de pessoas que acreditaram no meu trabalho. 

Esse agradecimento vai para minha família, amigos, pessoas que contribuíram financeiramente e compartilhando a campanha da viagem: aos companheiros Danilo, Camila, Erika, Raquel que foram incansáveis representando a Câmara Setorial de Artes e o Fórum de Cultura fazendo com que a campanha chegasse a um número maior de pessoas como o (então) secretário de cultura Sady Bianchin, secretário de trabalho Marcus Bam Bam, ao empenho da (então) vereadora Andrea Cunha,  que resultou no patrocínio do Banco Mumbuca que não só me patrocinou, mas acima de tudo, apoiou a arte feita na cidade através do meu trabalho. 

Eu poderia citar muito mais nomes, mas não caberiam aqui, porque foi uma enorme rede de ajuda que tive. Fico muito grato a todos que fizeram parte!! Esse é só o começo!!" explicou realizado!