sábado, 29 de janeiro de 2022

NASCIDA PARA VENCER E PARA AJUDAR A VENCER. A história de Ana Carla Caldas.


Sempre preocupado em valorizar o ser humano e em suas matérias, mostrar a história de vida de homens e mulheres (em especial nossas queridas representantes de Deus na Terra), servindo de exemplo para outras pessoas, principalmente nossos jovens (carentes de bons exemplos e de boa motivação de vida) o CulturarTEEN (CULTURARTE) tem o prazer de trazer hoje para os seus leitores, uma história de vida e superação fantástica, com Ana Carla Caldas. Ela nos contou sua história e após, batemos uma delicioso papo com ela para saber um pouco mais do seu dia a dia.


NASCIDA PARA VENCER (um brinde a vida)

Testemunha da luta da vida de seus pais no enfrentamento das dificuldades de sobreviver, principalmente quando não se é nascida em berço de ouro, Ana Carla Caldas (46) aprendeu, desde cedo, a importância de também lutar para obter suas conquistas.

Nascida em Niterói no bairro do Barreto onde morou até aos 6 anos de idade, época em que presenciou a dura separação de seus pais, indo morar em Aldeota, na cidade de Fortaleza, Ceará, onde estudou no colégio Salesiano Dom Bosco.

Aos 12 anos retorna a Niterói para visitar seus familiares e aos 15 anos vem definitivamente fixando residência em São Gonçalo, na casa de seus avós maternos, passando a estudar nos colégios Paraiso, Monclair e no Santos Dias (colégio estadual). 

Com 18 anos torna-se cuidadora de sua avó paterna que sofrera um AVC que, infelizmente vem a morrer em 2010, apesar dos esforços e cuidados por ela prestados.

Aos 20 anos ingressa no comércio, trabalhando na Papelaria Toca do Coelho como operadora de caixa, indo aos 22 anos para Cheiro e Shampoo (perfumaria) e em seguida para Saúde & Cia onde ficou até seus 28 anos, quando ficou grávida de um namorado e teve sua primeira filha - Ana Carolina. 

Voltando as atividades profissionais, foi trabalhar na PKK Calçados (Di Santini) e aos 33 anos se demitiu quando então, já casada há um ano, teve sua segunda filha - Rafaela. Em ambos casos coube-me cuidar delas sozinha, tendo alguma ajuda do pai de Rafaela. 

Retornando ao mercado de trabalho, esteve nos supermercados Super Market, Grão de Ouro e Rede Economia ambos em Maricá, onde residiu por 2 anos.

Aos 42 anos (em 2017) se torna voluntária para os serviços sociais com algumas amigas, inicialmente em São Gonçalo e aos 44 expande mais ainda essa atividade junto as cidades de São Gonçalo e Maricá tendo ficado marcado em sua memória uma doação para uma mãe vinda Bahia que iria dar a luz a uma criança, só que ao conhecê-la, Ana Carla descobre que ela vivia com outras 5 crianças e precisa de muita mais ajuda.

Em dezembro de 2020 sua mãe apresenta um câncer e posteriormente vem a falecer. Este fato contribui significativamente para o início de um processo de depressão, precisando de ajuda de profissional e de terapias.

Em meio a esse tratamento, eis que surge justamente em abril de 2021 o pastor Bruno Monteiro e lhe dá uma mensagem que vem fazer toda a diferença em sua vida. Daí por diante ela decide criar o "Cantinho da Doação" colocando em Comunidades e Igrejas uma caixa com roupas para serem doadas. Daí então volta a se doar com novas arrecadações para novos projetos, deixando em agosto do mesmo ano, suas medicações e algumas terapias, pois passou a ter uma enorme sensação de um reencontro consigo própria e com Deus.

Atualmente assiste a duas instituições, sendo uma em São Gonçalo e outra em Queimados (Centro de Reabilitação), para as quais segue pedindo doações. Faz parte também do GRAM - Grupo de Apoio a Mulher que sofre violência doméstica. 

Com segundo grau completo, Ana é vascaína doente, sua cor predileta é o vermelho, adora água com gás e Coca Cola e com raízes no Ceará, adora comer caranguejo, embora afirme que come de tudo sem pecado.

Não pratica esportes, mas não dispensa uma boa caminhada, e dentre tv, cinema, internet e livros, prefere o companheiro de cabeceira e no momento desta entrevista, Ana estava lendo um livro de autoajuda e motivação: "Seja um líder de heróis" de Leandro More. Para ela, o melhor lugar para passear é a praia e para namorar, nada melhor do que uma bucólica pracinha. 

Morando atualmente em Itaipuaçu, está vivendo com o escritor Jurandi Siqueira e com suas filhas. No seu dia a dia adora usar sapatilhas, mas se sente muito bem em cima de um lindo e poderoso salto-alto. Gosta de roupas confortáveis e adequadas à ocasião e para dormir, nos confessou que usa uma camisola bem larguinha da sua avó.

Seu sonho é criar um espaço onde pessoas possam se tornar independente do através do empreendedorismo. Sobre seus projetos sociais, informou que além dos centros de recuperação, ela recebe pedidos de várias famílias carentes. e as doações podem ser entregues em São Gonçalo no Gradim ou em Itaipuacu (Maricá), ligando pelo celular ou através do whatsapp 21 99062-6294 para combinar a entrega.

E para terminar, pedimos para ela deixar um recado para as mulheres que querem seguir os seus passos; "As mulheres devem seguir seus passos através de seus sonhos que geralmente são frustrados por alguma dor do passado, sendo nas áreas sentimental ou familiar. 

Sonhos esses que devem ser adquiridos ao longo da vida. Não deixar morrer por motivos da idade ou por ouvidos de outras pessoas. A má influência causa dor ao não saber lidar com ela. Se amar é essencial em qualquer idade. Finalizando quero agradecer a você Pery, ao CulturarTEEN pela oportunidade de relatar fatos tão importante em minha vida. Um beijo no coração de vocês todos, e que Deus nos abençoe", concluiu Ana, dona de um sorriso impar.