Vanessa Andrade concorre a prêmio literário com livro infantil de temática afrocentrada
Vanessa Andrade (37), nasceu no Rio de Janeiro, na comunidade da Maré. Filha de Servilho e Vilma, Desde muito cedo encantou-se pela literatura e pela arte de ensinar. Na sua casa abrigava também uma pequena escola onde sua mãe, professora, ensinava e encantava seus alunos.
Vanessa é casada reside atualmente no bairro de Várzea das Moças em Niterói desde 2007, é mãe de dois meninos (Luis Servilho e Gustavo Miguel) e uma basset, é Professora, Pedagoga, especialista em Gestão Escolar e literatura infantil.
Atua como professora das infâncias na rede municipal de Maricá desde 2011 - atualmente no CEIM Valeria Ramos Passos em Itaipuaçu. É também coordenadora pedagógica na rede municipal de Itaboraí desde 2013.
Foi com ela, que batemos nosso papo de hoje, mostrando além do lindo e franco sorriso emoldurado pelo seu lindo rosto, uma mulher guerreira, cheia de vontade passar e repassar boas estórias e boas informações aos seus amigos, alunos e leitores.
Segundo Vanessa, ela pratica Pilates, é flamenguista, sua cor predileta é o azul (segundo ela para a sorte mudar) e adora um milk-shake (sua bebida preferida).
Sua comida preferida é um suculento filé mignon com arroz a piemontesa, mas afirma que come de tudo sem pecado; "Como de tudo! Meu paladar é bem infantil, se criança gosta certamente eu gosto também", afirmou.
CULT: Agradecendo sua presença e esse papo com nossos leitores, apesar de parecer redundância perguntar isso para uma escritora, o que você prefere: tv, cinema, livros ou internet?
VANESSA: Eu que agradeço a oportunidade de conversar com vocês e apresentar um pouco do meu trabalho. Bom, eu gosto muito de arte e comunicação e passo por fases. Neste momento tenho usado muito a internet pois estou fazendo pesquisa para o meu próximo livro. Amo livros e amo mais ainda quando eles se tornam séries ou filmes na tv.
Cinema já foi uma grande paixão, de ir toda semana, mas atualmente tenho utilizado os serviços de streaming. Porém vou optar pelos livros, pois foram eles que me auxiliaram a abrir portas que eu jamais sonhei que seriam possíveis.
CULT: Além dos seus obviamente, algum outro em especial?
VANESSA: Voltamos as fases. Atualmente algumas autoras tem me chamado muita atenção: Sônia Rosa e Kiussan de Oliveira com literatura infantil. Conceição Evaristo e Lia Vieira. Mas se for para falar apenas de um livro, mencionaria "Olhos d'água" de Conceição Evaristo.
Além de ser maravilhoso, comprei com a própria autora na feira do livro de Maricá há uns três anos. Nesta época ela já era muito grande e eu uma fã pedindo uma dedicatória.
Vanessa nos disse que Salvador é o seu lugar preferido para passear, mas para viver, para namorar diz que fica entre sua casa e Maricá: "Aqui é meu lugar. Lugar que escolhi pra trabalhar, construir minha casa, criar meus filhos... Eu trabalho a uma quadra da praia. ", explicou com um sorriso lindo no rosto.
CULT: Como gosta de dormir?
VANESSA: Nunca parei pra pensar nisso. Mas acho que gosto de dormir com barulho. Sempre coloco uma música no celular, meditação ou pelo menos o barulho do ventilador.
Adora andar de sapatilhas, gosto de se vestir com peças únicas, tipo, vestidos e macacões.
CULT: Você é um mulherão, dona de um sorriso lindo, creio que uma de suas marcas. Já participou de ensaios, desfiles, concurso de beleza?
VANESSA: Não. Sempre tive muita vergonha do meu corpo por ser acima do peso. Eu só fiz as fotos profissionais porque a editora me obrigou e porque era necessário para divulgar os livros, mas sempre tive muita vergonha. Mas fiquei muito feliz com o resultado e passei a me amar mais.
CULT: E sobre os prêmios que você está concorrendo, qual a sensação ao saber que estaria nesta premiação com chance reais de trazer para você, para Maricá, para suas escolas, para São Gonçalo estas grandes honrarias?
VANESSA: Estamos lutando para isso! O prêmio é uma forma de fomentar a literatura e divulgar novos autores. O Livro "IrmãoZinho IrmãoZão" é muito representativo e precisa ser conhecido por mais leitores que se identificam com a história.
CULT: E qual seria a receita para que mais pessoas conheçam este livro e um pouco mais do seu trabalho?
VANESSA: Como você me perguntou, acho que os caminhos para que o livro seja lido e conhecido por mais pessoas é continuar divulgando e contando com veículos como o seu que valorizam a cultura. O livro tem apenas três meses de lançamento e já participamos da feira do livro de Maricá (FLIM), "Ler Pra Valer",
Bienal do Rio, "e-flisgo", além de muitas visitas a espaços escolares, bibliotecas, quintais, sempre levando contação de histórias e ludicidade aos pequenos.
Creio que o livro é tão representativo por trazer em suas ilustrações uma família negra, e isso é muito potente e necessário. Mas também é sobre irmandade, empatia, afeto e família. Por isso tenho recebido devolutivas tão generosas de crianças de todas as idades, inclusive já atravessamos as fronteiras do país.
E para aqueles que ficaram curiosos e desejam conhecer esta linda história só seguir a página no Instagram @escritora_vanessa_andrade ou entrar em contato direto com a autora pelo whatsapp 21 99560-9433.
Gostaria de pedir a todos os leitores que votem no nosso livro como melhor livro infantil e autora revelação no @premioecosdaliteratura.
CULT: Seus sonhos!?!
VANESSA: Sonho com um mundo mais justo, igualitário, com seres humanos mais empáticos e menos agressivos. Com a natureza e os recursos naturais preservados. E com todas as crianças felizes, amadas, alimentadas, com direito a saúde e educação.
Pessoalmente sonho em ser um boa mãe, esposa, filha e amiga, continuar tendo saúde e força pra exercer a profissão que escolhi e fazer a minha parte para ajudar a construir esse mundo um pouco utópico que descrevi.
CULT: Deixe então um recado para seus leitores e em especial para as mulheres que querem seguir seus passos.
VANESSA: Então, o que eu diria para as mulheres que pretendem seguir o caminho que eu trilhei ou qualquer outro caminho, é que sim, é possível a gente realizar os nossos sonhos. Não é fácil, sabemos que a questão da meritocracia muitas vezes torna mais dura a nossa caminhada. Talvez você precise fazer o dobro, o triplo do esforço... A gente precisa de muito apoio das pessoas queridas.
Eu, graças a Deus, tive sempre pessoas dispostas a me ajudar nessa minha caminhada. E meu caminho sempre foi o da educação. Fui criada dentro de uma escola na Maré, comunidade pobre e violenta no Rio de Janeiro, onde me encantei pela arte de ensinar, pela literatura...
Quando cheguei ao ensino médio optei por fazer o curso normal, e acho que foi uma das melhores decisões da minha vida. Depois veio um pouquinho de rebeldia de não querer ser parecida com a minha mãe e fui fazer Direito. Foram oito períodos e estava completamente infeliz. Larguei tudo faltando um ano para terminar e fui fazer pedagogia. Me conectei comigo e com a minha missão de vida.
Hoje tenho 20 anos de magistério, desde 2011 em Maricá e 2013 em Itaboraí.
A literatura e contação de histórias vieram para mim como um bálsamo, trazendo mais leveza para minha vida e para o meu olhar que parecia tão cansado neste período que a gente atravessou e ainda atravessa.
Então, para as mulheres que querem ser alguma coisa, fazer alguma coisa, que desejam algo do fundo do coração, ESTUDEM, APRENDAM, DEDIQUEM-SE.
Somente a educação abre portas para aqueles que não nasceram com chaves. Não existe idade, nunca é tarde demais pra gente fazer aquilo que é o desejo do nosso coração.
CULT: Agradecemos sua presença, o papo delicioso, o sorriso e vamos votar nas categorias do prêmio ECOS de literatura e ajudá-la a conquistar essas honrarias.
VANESSA: Eu que agradeço a oportunidade e votem sim, por favor, o prêmio não será só para mim, será para nossa cidade, para nossas escolas, para nossa literatura. Um beijo à todos!
Professora da Rede Pública de Maricá, a autora lança a obra pela Editora Proverbo
Vanessa Andrade, a menina da maré que se tornou professora, contadora de histórias, cronista, contista e poetisa, lançou seu primeiro livro infantil "IrmãoZinho IrmãoZão", pela Editora Proverbo em setembro de 2011.
A obra, conta a história de dois irmãos a partir do ponto de vista dos personagens. Eles são muito diferentes, cada um tem seu modo de pensar e agir. A relação fraterna nem sempre é fácil. Será que esses irmãos vão superar suas diferenças? Além de ser um livro infantil leve e divertido para crianças de todas as idades, estes irmãos cheios de personalidade trazem uma temática afrocentrada que toca a memória afetiva do leitor.
Além de IrmãoZinho IrmãoZão, a autora também escreveu "O Presente Perfeito de Gimbya", livro que foi lançado na Bienal do Rio, também pela Editora Proverbo em dezembro de 2021.
Sobre o prêmio:
O Prêmio ECOS das Literatura foi idealizado com o intuito único de valorizar e estimular a literatura nacional. A ESCOLHA DOS TRÊS FINALISTAS E DO VENCEDOR É DADA POR MEIO DE VOTAÇÃO POPULAR de 15 de janeiro de 2022 à 05 de fevereiro de 2022 (sendo um voto por conta Google). Vanessa Andrade concorre nas categorias de:
- Melhor livro infantil
- Autora Revelação
Para votar entre no Link: https://premioecosliteratura.wixsite.com/premioecosliteratura
Outros livros com a participação da autora:
Proverbo - Porque todos têm o direito de dizer sua própria palavra (Ed. Proverbo)
Gritos da democracia - (Ed. Letras Virtuais)
O menino Itaboraí - (Ed. Borboletando)
whatsapp 21 99560-9433.