quinta-feira, 29 de abril de 2021

29 de abril, Dia Internacional da Dança

 

Thayrine Mesquita

O Dia Internacional da Dança é comemorado anualmente em 29 de abril. Também conhecido como Dia Mundial da Dança, esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança!

A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.



Projeto de dança inclusiva de SG ganha apoio da Secretaria de Cultura

Lucas Muniz quer acompanhar de perto a realização do circuito pioneiro, e convidou o grupo para dançar na inauguração do Teatro Municipal Palhaço Carequinha


O Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Lucas Muniz, recebeu a visita dos arte-educadores Daniel Rangel e Thayrine Mesquita, responsáveis pelo projeto Do Nosso Jeito Dançamos com as Diferenças, que promove na internet um circuito de dança inclusiva para pessoas com e sem deficiência, com um total de 16 horas divididas em diversas atividades artísticas aplicadas por profissionais da área artística e disponibilizadas em plataformas digitais com a participação de uma tradutora de libras e uma fisioterapeuta. 

"Quero acompanhar de perto a realização deste circuito pioneiro, e já convido o grupo para dançar na inauguração do Teatro Municipal Palhaço Carequinha", disse o secretário de Cultura, na frente do diretor administrativo do teatro, Ruan Corrêa, que também participou da reunião. 

Dançarino cadeirante e militante da inclusão social, Daniel foi um dos contemplados pela Lei Aldir Blanc e acaba de ser convidado para assumir a representação local do Colegiado Estadual de Dança do Rio de Janeiro. As atividades do projeto são gratuitas e totalmente on-line durante a pandemia, com o objetivo de promover arte, saúde, bem-estar e, claro, inclusão e autonomia dos portadores de deficiência. "A experiência que a arte nos proporciona afeta nossos sentidos e nossos sentimentos, revelando um novo entendimento do mundo e de nós mesmos. E o fato de nossas oficinas serem transmitidas pelas redes sociais já as torna democrática", justifica Daniel, bailarino profissional que iniciou carreira no grupo de dança sobre rodas Corpo em Movimento (composto por pares de dançarinos com e sem deficiência), da Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (Andef), e há três anos é professor de técnicas sobre rodas da Companhia de Dança Elizete Mascarenhas. Ele também dá palestras motivacionais.

Thayrine Mesquita e Daniel Rangel