sexta-feira, 19 de abril de 2024

MISS BRASIL SÊNIOR COMEMORA O DIA DOS POVOS INDÍGENAS

19 de abril, é dia de celebrar a história de nosso povo, a origem de uma cultura que destaca cada canto do Brasil e que realça a diversidade do nosso país.


O Dia dos Povos Indígenas é uma data comemorativa criada durante o Estado Novo, em 1943, com o nome de Dia do Índio. A alteração no nome aconteceu por meio de uma lei sancionada em 2022. A criação dessa data se deu por conta de uma orientação de um evento que aconteceu em defesa dos povos indígenas no México, em 1940.

Como fazemos todos os anos afim de comemorar a data, a modelo, Musa e Miss Brasil Sênior 2021/2022 - Fernanda Brasil (PR PRODUÇÕES), retorna exuberante após um período de grandes perdas, dores e superações em sua vida. Vamos relembrar um belíssimo ensaio fotográfico que você poderá ver na integra, acessando:



Antes da chegada dos primeiros europeus em terras americanas, todos os países que formam este continente eram amplamente povoados por grandes nações indígenas. Infelizmente, a ganância e a crueldade humana fizeram com que muitas tribos fossem totalmente dizimadas e grande parte da cultura indígena foi esquecida.

Na tentativa de preservar as tradições e identidade dos indígenas, o Dia do Índio surgiu para não deixar as novas gerações esquecerem das verdadeiras raízes que formam o povo brasileiro.


História do Dia do Índio, ou do Dia dos Povos Indígenas

O dia 19 de abril foi escolhido como data para se comemorar a cultura indígena em homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940.

O objetivo deste congresso era de reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos.

No Brasil, esta data foi oficializada através do decreto-lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, com assinatura do então presidente Getúlio Vargas.

A nível internacional, a Organização das Nações Unidas (ONU) também criou o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto) para conscientizar os governos e população mundial sobre a importância de preservar e reconhecer os direitos dos indígenas.

Atividades para o Dia dos Povos Indígenas

Durante o Dia dos Povos Indígenas, as escolas e demais instituições culturais e de ensino incentivam as crianças e os jovens a conhecerem as diferentes práticas culturais dos indígenas.

A FUNAI - Fundação Nacional do Índio - é uma das principais instituições brasileiras que se dedica a defender a cultura e os direitos dos povos indígenas do país.

Para isso, são organizadas algumas atividades, como trabalhos criativos e palestras informativas, por exemplo.


A situação atual dos índios do Brasil

De acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a atual população indígena do Brasil é de aproximadamente 800.000 indivíduos, representando 0,4% da população brasileira. Vivendo em aldeias somam cerca de 501.000 indígenas. Há, contudo, estimativas de que existam cerca de 300 mil vivendo fora das terras indígenas, inclusive em áreas urbanas.

A população indígena no País vem aumentando de forma contínua, a uma taxa de crescimento de 3,5% ao ano. Esse número tende a crescer devido à continuidade dos esforços de proteção dos índios brasileiros, queda dos índices de mortalidade, em razão da melhora na prestação de serviços de saúde, e de taxas de natalidade superiores à média nacional. Existem cerca de 53 grupos ainda não contatados, além daqueles que esperam reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista FUNAI.

Cerca de 60% dos índios do Brasil vive na região designada como Amazônia Legal, mas registra-se a presença de grupos indígenas em praticamente todas as Unidades da Federação. Somente nos estados do Rio Grande do Norte, Piauí e no Distrito Federal não registra-se a presença de grupos indígenas.

De acordo com a FUNAI os índios brasileiros estão divididos em três classes: os isolados, considerados aqueles que “vivem em grupos desconhecidos ou de que se possuem poucos e vagos informes através de contatos eventuais com elementos da comunhão nacional”; os em via de integração, aqueles que conservam parcialmente as condições de sua vida nativa, “mas aceitam algumas práticas e modos de existência comuns aos demais setores da comunhão nacional”; e os integrados, ou seja, os nativos incorporados à comunhão social e “reconhecidos no pleno exercício dos direitos civis, ainda que conservem usos, costumes e tradições características da sua cultura”. Segundo a legislação brasileira, o nativo adquire a plena capacidade civil quando estiver razoavelmente integrado à sociedade. Para que tal aconteça, é necessário que tenha boa compreensão dos usos e costumes da comunhão nacional, conheça a língua portuguesa e tenha a idade mínima de vinte e um anos.


QUEM É FERNANDA BRASIL?

Fernanda Brasil Pereira (43), nome artístico FERNANDA BRASIL, nascida em Macaé e criada em Barra de São João, mora há 6 anos em Itaipuaçu, Maricá (RJ). Solteira, tem 3 filhos (Rafaelly 21 anos, Fernando Gabriel 17 anos e Paulo Augusto 14 anos) além de já ser vovó. 

Concluiu o ensino superior em investigação forense e perícia criminal e também é técnica de enfermagem. Com uma genética que à ajuda muito e com um biotipo perfeito, é dona de medidas perfeitas (Quadril =100 cm, Cintura =78 cm, Busto =90 cm, Coxa = 58 cm, Panturrilha = 36 cm, Altura = 1,60m e Peso = 63kg). Ela malha sem ser escrava da academia, não pratica esportes, mas dança e dança muito. 

A cerca de 4 anos decidiu fazer aulas de dança do ventre e dança cigana. Em dezembro de 2020, ganhou um concurso on-line (Festival Holístico de Dança, organizado por Sarah Nagila). 

Católica, torcedora do Flamengo, diz que gosta de todas as comidas e come de tudo sem pecados, mas uma boa Feijoada enche seus olhos. Sua bebida predileta é a água. Sua cor predileta o preto. Diz ser eclética ao se vestir e gosta de roupas que lhe caiam bem. Adora usar salto alto (o que a deixa mais charmosa ainda). 

Na hora de dormir, prefere um pijaminha bem confortável, adora passear nas cidades serranas e para namorar, afirma que todos os lugares são perfeitos. A parte do corpo que mais gosta são seus lindos cabelos, mas garante que tem cuidados maiores com seu rosto. Gosta muito se assistir TV.

Desde 2021, começou a encarara uma nova vida e novos sonhos: ser Modelo fotográfica e participar de concursos. Entrou para a PR PRODUÇÕES e conquistou seu primeiro título em 23 de julho de 2021 - Musa da Região dos Lagos, Macaé e Campos 2021 e não parou mais e conquistar títulos.

Foi a Garota da Capa 2021, Bruxinha do Barão 2021, Musa do estado do Rio de Janeiro 2021, Mamãe Noel 2021, Gata do Barão 2021,  Musa Completa 2021, Coelhinha do Barão 2022, até chegar ao seu título de maior expressão em 29 de dezembro de 2021, o MISS BRASIL SÊNIOR NOVO MUNDO 2021/2022.

Em 2022 mesmo com duas grandes perdas em sua vida conquistou o títulos de Gata Noel 2022. Se esforçou para voltar ao mundo da moda, das modelos e dos concursos e conquistou o título de  A Mais Bela Caipira 2023, mas seu quadro de depressão fez com que saísse novamente de cena.

Se cuidou, fez e ainda faz várias terapias e começa a se esforçar para retornar em grande estilo, afinal seus inúmeros fãs de todos os gêneros, estão sentindo sua falta.

Para celebrar e torcer pela sua volta, nada melhor do que relembrar este belo ensaio, nesta mais do que especial para a nação e os povos brasileiros.

Bom, retorno Fernanda e VIVA OS POVOS INDÍGENAS

Modelo, Fotos e Make Fernanda Brasil
Realização: PR PRODUÇÕES

Confira matéria completa sobre a vida de Fernanda Brasil acessando: